Vertical e horizontal: conheça os tipos de redes sociais
Com o acesso à internet cada vez mais facilitado e um número muito maior de pessoas conectadas em todas as horas do dia, o marketing digital se torna uma ferramenta ainda mais importante para que as empresas possam estar em constante comunicação com o seu público-alvo. Isso rende maiores possibilidades de gerar leads e transformá-los em clientes de sua marca, criando um impacto positivo muito grande em seus resultados, até mesmo aumentando o seu lucro.
No entanto, para que a internet possa ser uma ferramenta realmente positiva para a sua empresa, com estratégias de marketing que sejam efetivas, é preciso que sua atuação seja feita nas plataformas em que haja a maior concentração de público: as redes sociais.
As redes sociais concentram praticamente todas as pessoas na internet, pois hoje em dia é muito difícil encontrar pessoas que não tenham conta em ao menos uma das mais populares plataformas da internet, como o Facebook e o Instagram, por exemplo. Mas para ter resultados positivos com seu trabalho nas redes sociais, além de atuar nessas plataformas é preciso conhecer bem o seu funcionamento, o público presente em cada rede social, seus interesses, entre outros detalhes.
É nesse conhecimento mais profundo sobre as redes sociais que muitas empresas e profissionais encontram maiores problemas, pois existem detalhes importantes para o marketing digital que não são amplamente explanados. Um dos melhores exemplos disso está em conhecer a respeito de redes sociais verticais e horizontais, as quais possuem necessidades de ação diferentes e podem contribuir ou prejudicar totalmente uma estratégia de marketing digital.
As diferenças entre redes sociais horizontais e verticais
Confira, a seguir, quais são as principais características das redes sociais horizontais e verticais, suas diferenças e quais as melhores formas de utilizar o marketing digital em cada uma delas:
Redes sociais horizontais
As redes sociais horizontais são aquelas em que não há um objetivo bem definido para a criação desse espaço, que se volta apenas para a interação entre as pessoas em um mesmo espaço virtual. Ou seja, é um local em que as pessoas podem se comunicar com seus conhecidos e amigos, compartilhar e consumir conteúdo de forma simples.
Em geral, essas redes sociais não têm bloqueio de conteúdo, de modo que todas as pessoas que possuam uma conta na rede social possam ter acesso a todo o conteúdo que é compartilhado nessa plataforma, sem a necessidade de se fazer nenhum tipo de pagamento para liberar conteúdos extras. Isso é fundamental para a denominação dessas redes sociais como horizontais, pois todos os conteúdos compartilhados podem ser visualizados amplamente, com uma livre movimentação dos usuários.
Por não terem uma definição de assuntos ou objetivos determinados previamente, essas redes sociais também podem ser chamadas de genéricas e tendem a possuir um número muito grande de participantes, os quais podem adequar suas páginas para consumirem o conteúdo que mais lhes agrade. Esse número elevado de usuários das redes sociais horizontais está também relacionado à forma de gerar dinheiro para a plataforma, que ocorre por meio de anúncios e visualizações de páginas, o que significa que quanto mais usuários, mais lucro.
Em virtude desse grande número de participantes, o marketing digital nas redes sociais horizontais necessita de uma boa segmentação de público, e que haja uma estratégia para levar seu conteúdo até as pessoas que realmente tenham interesse nos produtos e serviços que sua empresa pode oferecer, de modo a gerar um bom número de leads a partir dessas plataformas.
Entre as redes sociais horizontais estão algumas das mais conhecidas, como o Facebook, Instagram, Google + e até mesmo o antigo Orkut.
Redes sociais verticais
Diferente das redes sociais horizontais, nas verticais há a presença de uma grande segmentação de público, pois são plataformas voltadas para um determinado público especificamente, de acordo com algum interesse em comum, como música, trabalho, hobbies, entre muitos outros.
Com essa segmentação e o foco da rede social voltado apenas para determinado assunto, é muito comum que as redes sociais verticais apresentem um número de usuários bem menor em relação às redes sociais horizontais. Para gerar lucros para a plataforma, é comum também que existam conteúdos pagos, bloqueio de conteúdos, entre outras ações que visem gerar pagamentos para a plataforma como forma de obter lucro, o que também contribui para que menos pessoas façam uso dessas redes.
De uma maneira geral, muitos profissionais veem as redes sociais verticais como uma evolução natural dos antigos fóruns, muito populares na internet de duas décadas atrás, os quais também funcionavam com uma segmentação de assuntos e bloqueio de usuários para que não acessassem todo o conteúdo compartilhado. A criação de grupos fechados e comunidades que não dão acesso a todos os usuários da plataforma são outra característica muito mais forte nas redes sociais verticais em relação às demais.
O exemplo mais conhecido de rede social vertical atualmente é o LinkedIn, plataforma voltada apenas para assuntos profissionais e que não atrai o interesse de todas as pessoas, mas apenas daquelas que desejam se manter bem informadas e encontrar oportunidades para alavancar sua carreira profissional.
A atuação do marketing digital nas redes sociais verticais também é diferenciada, pois já existe uma segmentação de público, o qual certamente estará interessado em seu conteúdo. Assim, é preciso ter uma estratégia muito mais voltada à atração do público por meio da relevância de seu conteúdo, para que se consiga elevar o seu alcance e melhorar os resultados de sua empresa com o marketing nas redes sociais.
Com o conhecimento necessário para saber diferenciar os tipos de redes sociais e o público presente em cada plataforma, é possível chegar a melhores resultados para a sua empresa com a geração de leads e a condução destes pelo funil de vendas até que se tornem clientes de sua empresa. No entanto, para que isso ocorra, é preciso fazer um trabalho bem elaborado, programação de postagens e conteúdos que sejam realmente atrativos e relevantes para seu público, para que não seja um trabalho desperdiçado por não ter a importância necessária para elevar a credibilidade de sua marca.
Para que seu marketing digital seja ainda mais efetivo, tanto nas redes sociais horizontais quanto verticais, ter um conteúdo que alinhe relevância e qualidade é fundamental. Para isso, entre em contato com a RedaWeb pelo site www.redaweb.com.br, ou pelo telefone 0800 750 5564, e assine um dos diversos planos de produção de conteúdo disponíveis. Não perca tempo escolha aquele que melhor atenda às suas necessidades e se ajuste às suas estratégias de marketing digital!