Marketing de Conteúdo: tudo o que você precisa saber para alcançar o sucesso

Marketing de Conteúdo, se comparado com outras estratégias de marketing, é um conceito relativamente novo e vem se popularizando cada vez mais no Brasil. Nessa guia completo da RedaWeb você vai conferir o que é marketing de conteúdo, por que investir nele, números, ferramentas e como implementar na prática uma estratégia de marketing de conteúdo eficiente, para gerar mais leads e aumentar o seu faturamento.

marketing de conteúdo

Desenhar uma estratégia de marketing de conteúdo é um desafio para muitos empresários. Vivemos em um mundo cada vez mais digital, isso é fato e precisa ser sempre lembrado na hora de traçar o seu planejamento. Nesse universo, as pessoas acessam informações e conteúdos das mais variadas formas, no seu tempo e de acordo com as suas necessidades. Por outro lado, novas marcas e novos produtos surgem todos os dias, todos competindo para construir uma boa imagem e entrar na cabeça dos possíveis clientes.

Esse cenário pode assustar em um primeiro momento, a gente sabe disso, mas a realidade é simples: a sua empresa precisa estar preparada para competir pelo seu espaço nesse universo. E o marketing digital e o marketing de conteúdo surgem como duas ferramentas poderosas para garantir o seu espaço na mente e na preferência dos consumidores. Nos últimos anos, muito tem sido falado sobre o marketing de conteúdo, seus benefícios, modelos e o caminho para o sucesso. Porém, como em qualquer área, muitas também são as dúvidas, não é mesmo?

Para ajudá-lo a entender melhor esse conceito e, o mais importante, como aplicá-lo na sua empresa e assim gerar mais receita para o seu negócio, preparamos um post completo sobre o assunto. Explicamos detalhadamente o que é o Marketing de Conteúdo, quais são as razões para você investir nele na sua empresa, os benefícios para a sua marca, como ele pode impactar nas suas vendas e no seu faturamento, além de números que reforçam essa importância e uma solução para ajudá-lo nesse momento.

Está preparado? Continue com a gente e boa leitura!

Afinal, o que é Marketing de Conteúdo?

Vamos começar com um conceito bem simples:

Marketing de Conteúdo tem como objetivo aumentar a sua rede de consumidores e potenciais clientes por meio da criação e distribuição, das mais variadas formas, de conteúdo de qualidade, realmente valioso e relevante para o seu público-alvo.
Você deve estar pensando: mas para que tudo isso? E a resposta é muito simples! Porque dessa forma você atrai a atenção e o interesse dessas pessoas, fazendo com que elas se envolvam com a sua marca e vejam valor no seu negócio, construindo uma imagem positiva da sua empresa e, consequentemente, gerando mais vendas.

Ficou mais claro? Continuando, o Marketing de Conteúdo pode ser baseado em três vantagens:

  • 1. Autoridade e visibilidade: Todo mundo quer ser encontrado por seus clientes na internet, não é mesmo? Hoje, a web é a principal fonte de informação para muitas pessoas. Ao produzir conteúdos relevantes e que vêm ao encontro das necessidades e objetivos da sua audiência, você facilita esse processo, conquista autoridade naquele assunto, tornando-se uma importante fonte de referência, e ganha visibilidade no mercado. Tudo o que a sua empresa deseja e precisa, correto?
  • 2. Relacionamento: Através do Marketing de Conteúdo, você se aproxima dos seus clientes e potenciais clientes, permitindo a construção de uma relação pautada na confiança e na interação. Ao oferecer conteúdos relevantes e realmente úteis, você permite que eles tomem decisões mais assertivas, além de mostrar-se sempre ali à disposição para o que eles precisarem ao longo da jornada. Esse é um dos segredos das empresas de sucesso nos dias de hoje, pense nisso!
  • 3. Vantagem em relação aos concorrentes: Esse é o sonho de todo empresário, não é? Em um mercado cada vez mais concorrido, ao trazer um conteúdo de fato pensado para sanar as dúvidas e dores dos seus possíveis clientes, você conquista a sua confiança e uma grande vantagem competitiva. Afinal, quando precisar de um novo produto ou serviço, aquela pessoa, provavelmente, irá procurar primeiro a sua empresa, pois já tem uma imagem positiva construída na sua cabeça e sabe que você está ali para ajudá-la. Com uma marca forte e estabelecida na mente dos seus possíveis clientes, tudo fica mais fácil.

Vale a pena investir em Marketing de Conteúdo na minha empresa?

Público alvo Marketing de Conteúdo Chegou até aqui e ainda está em dúvida se vale a pena investir nessa ferramenta no seu negócio? Trouxemos oito motivos para você incluir agora mesmo o Marketing de Conteúdo na sua estratégia. Preparado? Vamos lá!

1. Melhorar o relacionamento com leads e clientes. Ao desenvolver conteúdos de qualidade e relevantes para a sua persona (calma, vamos explicar esse conceito daqui a pouco), a sua empresa consegue se relacionar com seus consumidores e possíveis clientes (leads) durante todo o seu ciclo de compra e em diversos momentos de contato com a marca.

Esse benefício, além de trazer vantagem competitiva e aproximá-lo das pessoas, transmite confiança e estabelece o seu negócio como referência no seu campo de atuação. Assim, as chances desse consumidor procurar o seu concorrente ou desistir da compra no meio do processo são muito menores. Ponto para você!

2. Ampliar o engajamento com a sua marca. Uma coisa é fato nos dias de hoje: as pessoas não querem criar laços com empresas que só falam dos seus produtos e procuram de todas as formas vender os seus serviços. E é nesse cenário que entra a força do Marketing de Conteúdo e de uma boa estratégia de atuação.

Com conteúdos relevantes, a sua empresa estabelece uma relação de confiança e se faz presente em diversas etapas da vida do seu consumidor. Você já se colocou no lugar do seu cliente? Ele pode contar com a sua empresa para resolver problemas do dia a dia e consumir informação realmente valiosa? Assim, torna-se mais fácil fazer com que ele engaje com a sua marca. E isso nos leva ao próximo ponto.

3. Ter defensores da marca. Você já ouviu esse termo: “defensores da marca”? Sabe do que se trata? Essas pessoas são embaixadores da sua empresa e se tornam fundamentais no chamado marketing boca a boca. Ou seja, são pessoas que, provavelmente, irão falar bem da sua marca para outras, disseminando assim o seu negócio.

E não adianta, o boca a boca ainda é muito forte e importante para empresas de todos os portes. Cada pessoa que indica o seu produto e/ou serviço para outras gera muitos leads que, provavelmente, irão procurar o seu negócio quando sentirem necessidade. E aqui o Marketing de Conteúdo é determinante, tanto para criar defensores da marca, quanto para estar preparado para nutrir e desenvolver a confiança das pessoas para as quais eles indicarem o seu negócio.

4. Ganhar visibilidade. O Marketing de Conteúdo também é uma ferramenta e tanto para aumentar a visibilidade da sua empresa nesse universo online. Isso inclui blogs, sites, redes sociais, buscador do Google, fóruns, etc. Com um bom posicionamento nesses ambientes, você será encontrado com mais facilidade e irá aparecer para seus clientes e leads. Lembre-se sempre: “quem não é visto, não é lembrado”. Essa é uma das chaves para o sucesso em um mercado tão competitivo!

5. Estar presente de diversas formas na vida do seu cliente. O bom do Marketing de Conteúdo é que ele traz diversas formas de interagir e entregar conteúdo de qualidade às pessoas: blogs, redes sociais, e-mail marketing, SEO, e-books, webinars, podcasts e por aí vai. Ou seja, você tem múltiplas possibilidades de impactar e estar presente no dia a dia do seu público-alvo.

6. Trazer conteúdo relevante para nutrir os leads. Conteúdo de qualidade é muito importante para nutrir o seu público-alvo e, para isso, uma estratégia forte e estruturada faz a diferença. Para desenhar essa nutrição de leads, aproveite todos os canais que estão à sua disposição: redes sociais, landing pages, e-mail marketing, SEO, entre muitos outros. E qual a melhor forma de alimentar esses canais? Com materiais desenvolvidos pensando no seu público-alvo, na persona, nas suas dificuldades, dúvidas e dores.

7. Aumentar as suas vendas. E esse é o objetivo de toda empresa, não é mesmo? Trazer mais vendas, o que aumenta também o faturamento e os lucros do seu negócio. E aqui o Marketing de Conteúdo também desempenha papel fundamental. No momento em que precisam de um novo produto e/ou serviço, as pessoas tendem a se lembrar das marcas que estiveram ao seu lado em todos os momentos.

Se você for aquela empresa que a ajudou em uma hora de dúvida ou indecisão, que trouxe a informação correta quando ela precisava, que esteve ali disposta a atendê-la, são grandes as chances de sua marca ser a escolhida em uma tomada de decisão de compra. E o Marketing de Conteúdo também ajuda a motivar uma venda. Quer exemplos? Que tal trabalhar cases e depoimentos de clientes? Explorar as vantagens dos seus produtos e/ou serviços em vídeos e imagens? Já pensou nisso?

8. Trabalhar com seus clientes no pós-venda. Você acha que o relacionamento com o seu cliente acaba com o fechamento da venda? Aí que você se engana. A fidelização de um cliente e a sua recorrência são fundamentais para o faturamento da empresa e impactam muito nos seus resultados. Um cliente satisfeito e feliz tem mais chances de retornar, além de recomendar a sua marca para outras pessoas.

Ou seja, o pós-venda é determinante e esse relacionamento construído precisa ser alimentado para a sua empresa não cair no esquecimento. É aqui que, mais uma vez, os materiais e as estratégias do Marketing de Conteúdo se fazem presentes. A confiança de um cliente precisa ser alimentada sempre!

Agora que você já sabe o que é o Marketing de Conteúdo e os motivos para investir nessa ferramenta, vamos mostrar como construir a sua estratégia para alcançar o sucesso e gerar mais vendas para sua empresa.

Vamos deixar os números falarem por si...

Alcance do Marketing de Conteúdo

Você ainda está em dúvida se vale a pena investir em Marketing de Conteúdo? Essa estratégia é válida para a sua empresa e para o fortalecimento da sua marca? Será que o Marketing de Conteúdo realmente irá impactar nas suas vendas? E nos seus resultados? Calma! Continue lendo o nosso material.

Separamos alguns dados que reforçam a importância do Marketing de Conteúdo na atualidade. Em primeiro lugar, vamos analisar o nosso comportamento: quanto tempo você passa diante da televisão? E na internet? A audiência da Rede Globo, por exemplo, caiu 38% entre 2001 e 2014. Isso mostra que a TV aberta vem perdendo espaço no dia a dia das pessoas.

E para onde essas pessoas estão indo? Você sabia que, no Brasil, a audiência média do YouTube é de 60 milhões de visitantes únicos todo mês? Já quando falamos de internet, segundo uma pesquisa de 2014, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, o brasileiro maior de 16 anos gasta cerca de 3h40 por dia navegando.

E o Facebook? Por ali os números também são surpreendentes. De acordo com a consultoria eMarketer, quase 90 milhões de brasileiros estão nessa rede social, atrás apenas da Índia e dos Estados Unidos. Outro dado super relevante da comScore: 74% das pessoas pesquisam na Internet a respeito de serviços e produtos antes de realizar uma compra.

E os números no marketing?

Falando um pouco mais de marketing, de acordo com uma pesquisa realizada pela iContact, clientes que foram impactados via e-mail marketing costumam gastar 83% a mais nas suas compras.

Uma pesquisa da Demand Metric apontou que o Marketing de Conteúdo custa 62% menos e gera 3x mais leads quando comparado ao Outbound Marketing. E de acordo com o Content Marketing Institute, mais de 70% das empresas aumentaram a quantidade de conteúdo produzido em 2014.

Ou seja, o Marketing de Conteúdo não é mais uma tendência, mas sim uma necessidade para empresas de todos os portes que desejam se estabelecer no mercado, vencer seus concorrentes, construir uma marca sólida e manter uma relação de confiança com seus clientes. Temos certeza que é isso que você deseja para a sua marca, é isso que a sua empresa precisa para ir mais longe.

Como colocar o Marketing de Conteúdo em ação?

Agora que você já entendeu o que é Marketing de Conteúdo e os benefícios para a sua empresa, que tal começar a desenhar as suas estratégias e colocar tudo isso em prática? Vamos ajudá-lo a dar os primeiros passos nessa jornada e desenvolver um plano focado em resultados, para que eles logo comecem a aparecer. Preparado?

Estratégias de Marketing de Conteúdo O conceito de persona: Em primeiro lugar, você precisa definir a sua persona. Você deve estar se perguntando: por quê? A resposta é muito simples, o Marketing de Conteúdo é centrado no cliente (ou possível cliente) da sua marca. Dessa forma, você deve conhecer essa pessoa a fundo, seus hábitos, comportamentos, necessidades, dúvidas e o que ela realmente procura de informação e conteúdo para ajudá-la no seu dia a dia. É aqui que entra a persona!

Mas o que seria isso? Persona é uma representação fictícia daquele que seria o cliente perfeito. Ela é desenhada partindo de dados reais que envolvem características demográficas e pessoais do seu cliente, como seu comportamento, seus desafios, preocupações, objetivos e desejos, onde ele vive, que idade tem, como é a sua rotina, a sua família, o seu emprego, seus gostos, hábitos de lazer, etc. Tudo vai depender do tipo de produto e/ou serviço que a sua empresa oferece e em que momento ele é relevante para essas pessoas.

E onde conseguir essas informações? A melhor forma é realizando de fato uma pesquisa com a sua base de clientes ou possíveis clientes para ser assertivo. Vamos exemplificar para deixar tudo mais claro. Imagine que você possui uma empresa que fornece sistemas de gestão financeira para pequenas empresas, qual seria a sua persona?

Maria tem 30 anos e acabou de abrir a sua primeira empresa: um salão de beleza. Ela precisa controlar o fluxo de caixa com segurança para evitar problemas no faturamento, lidar com o estoque para evitar excesso e falta de produtos, além de gerenciar a sua equipe de trabalho, contando sempre com pessoas motivadas e dispostas a atender o cliente da melhor forma possível. Maria é casada, tem dois filhos pequenos, costuma consumir informação na internet de forma rápida e dinâmica, pois não sobra muito tempo na sua rotina para isso. Gosta muito de acessar as redes sociais. Ela está em busca de uma solução que ajude a controlar a parte operacional e financeira da sua empresa, sobrando tempo para outras atividades.

A partir desse descritivo da sua persona, você consegue decidir o tipo de conteúdo que precisa produzir para atingir seus objetivos, os temas que serão abordados e onde eles devem ser disponibilizados para alcançar o seu público-alvo. Que tal começar agora mesmo a desenhar a sua persona? O conceito de persona vai muito além do Marketing de Conteúdo, ele pode ajudar a sua empresa a entender melhor o seu consumidor e isso contribui para o desenvolvimento de produtos e serviços que realmente impactem positivamente no seu dia a dia.

As ferramentas disponíveis

Para desenhar a sua estratégia de Marketing de Conteúdo, após conhecer a fundo a sua persona, chegou a hora de levantar quais os meios mais eficazes para conseguir se comunicar com ela e, assim, impactá-la. São muitos os recursos e ferramentas existentes a sua disposição, tudo vai depender do seu plano.

blog marketing Voltando às ferramentas, listamos abaixo algumas opções:

  • 1. Blogs – Uma excelente forma de trazer conteúdos relevantes para a sua persona sobre os mais diferentes assuntos. O ponto forte do blog é que todos os materiais ali veiculados podem ser replicados em outros locais, como nas redes sociais, o que facilita o seu poder de penetração. (E claro que você pode contar com a RedaWeb, que é especialista na produção de conteúdo para blogs)

  • 2. Landing Page – Página especial dedicada a apresentar melhor o seu produto/serviço. Muito usada para capturar algum tipo de contato (e-mail ou telefone do seu futuro lead)

  • 3. E-book – Quer aprofundar a abordagem sobre algum tema específico? Os e-books são ótimos aliados para tratar um assunto com mais profundidade. Servem também como ‘isca’ para capturar o e-mail do futuro lead e assim iniciar uma comunicação com ele. Para isso, você pode disponibilizar o seu e-book apenas para visitantes que preencherem um formulário contendo nome, e-mail e telefone, por exemplo.

  • 4. Webinar – Muito usado para fazer demonstração de produtos ou serviços, é uma forma de comunicação em que uma pessoa faz uma transmissão e várias outras assistem, uma webconferência. Quem assiste tem contato com quem está transmitindo via chat e pode fazer perguntas em tempo real.

  • 5. Podcast – Forma de transmitir arquivos pela internet. Você pode, por exemplo, gravar um áudio aprofundando sobre um tema específico que domina e disponibilizar toda semana em sua página. Os visitantes poderão baixar ou escutar online. É uma ótima ferramenta para deixar o relacionamento mais pessoal.

  • 6. Cases de clientes – Por que não mostrar histórias de sucesso e pessoas que chegaram lá graças à ajuda da sua empresa? Essa é uma ótima forma de chamar a atenção positivamente para a sua marca.

  • 7. Redes sociais – As redes sociais estão presentes no dia a dia da maioria das pessoas. A sua empresa e a sua marca precisam estar lá e, o mais importante, ativamente. Interagindo, iniciando conversas e trazendo conteúdos de qualidade para os seus seguidores. Lembre-se de desenhar uma estratégia para cada rede social.

  • 8. SEO: Otimização para buscadores - São técnicas e estratégias que visam melhorar o posicionamento do seu site/blog no Google e outros buscadores.

  • 9. Infográfico – Aprender sobre algo novo ou aprofundar os conhecimentos sobre um assunto que já domina de forma visual é muito melhor, não é mesmo? Infográficos são peças (desenhos ou imagens) que divulgam conteúdo com um forte apelo visual, para facilitar a compreensão do visitante.

  • 10. E-mail marketing – Essa é fácil e todo mundo conhece, certo? São e-mails enviados para os leads ou clientes (que permitiram receber) para divulgar algo. Pode ser um aviso, uma promoção ou um simples contato com a finalidade de conversão com o lead/cliente.

  • 11. Newsletter – E-mails enviados com uma frequência determinada (1 vez por semana, por exemplo) e que podem tratar de assuntos que o visitante informou previamente que deseja receber.

E em todas essas ferramentas, o que realmente importa? O CONTEÚDO! Quanto mais qualificado e aprofundado ele for, melhor. Você precisa, além de cativar o seu cliente ou lead, de fato ajudá-lo no seu dia a dia. Dessa forma, ele irá consumir mais seus materiais, visitar seu blog, participar dos seus webinars, baixar seus e-books, seguir as suas redes sociais... Iniciando assim a sua jornada com a sua marca e empresa, até sentir-se seguro para a compra.

Além do conteúdo a ser entregue, é muito importante analisar de que forma irá acontecer essa entrega, como a informação chegará até ele, e aqui a necessidade de desenhar a persona e seus hábitos de consumo se torna mais uma vez evidente.

Nessa área do marketing, a boa notícia é que é possível fazer testes e mudar a estratégia com relativa rapidez. Então, o segredo é sempre mensurar o que você está fazendo e quando os números não estiverem interessantes, talvez seja a hora de testar algo novo. Aquele post no Facebook não teve o engajamento esperado, que tal mudar a chamada ou a imagem? E aquele post no blog não foi tão acessado? De repente mudando o título ou revisando as palavras-chave escolhidas os indicadores melhorem. E, claro, não esqueça de sempre acompanhar o que os outros estão fazendo. O famoso Benchmarking. Falaremos melhor dele na sequência.

Benchmarking

Você sabe o que significa benchmarking? Já aplica essa ferramenta na sua empresa? O benchmarking é uma prática muito comum no universo empresarial, que consiste em uma série de processos para comparar e analisar as práticas e os processos adotados por outras empresas, sejam elas concorrentes ou não. A ideia aqui não é copiar o que os outros estão fazendo, mas sim aprender novas técnicas e melhorar o que for possível na sua empresa.

Quando falamos de Marketing de Conteúdo, o benchmarking se torna essencial. É sempre muito importante acompanhar o que outras empresas estão fazendo, como elas se comportam nas redes sociais, como fornecem o seu conteúdo, como o seu site está construído, quais palavras-chave estão bem posicionadas, que linguagem utilizam, que materiais estão fornecendo, etc. Todos esses são pontos fundamentais na hora de pensar na sua estratégia. (Você sabia que nos planos mensais da RedaWeb você recebe um levantamento das principais palavras-chave que levam mais tráfego para o site do seu concorrente? Vale a pena conferir!)

Que tal fazer um levantamento de empresas que se destacam no Marketing de Conteúdo para sempre acompanhar? Dali você pode tirar ótimos exemplos e ideias para o seu negócio.

Funil de Vendas

marketing de conteúdo - funil de vendas Esse conceito não é estranho para você, certo? O funil de vendas é uma representação dos estágios que o seu possível cliente passa até a conclusão da compra. Dividido em três partes: topo (aprendizado e descoberta), meio (reconhecimento do problema e considerando a solução) e fundo (decisão de compra); o funil de vendas tem papel determinante para definir as estratégias de marketing de uma empresa. E com o marketing de conteúdo não é diferente. Cada etapa do funil exige conteúdos diferentes com o objetivo de que o cliente passe de uma para a outra, até chegar ao fundo.

No topo do funil, a pessoa está na fase de descoberta de interesse. Ela ainda não sabe que necessita do seu produto e/ou serviço, e você precisa despertar essa necessidade através de conteúdos. Para isso, todo o material tem que ser de fácil acesso e consumo, como um post no blog, além de trazer informações de fato relevantes.

Na próxima etapa, o meio do funil, esse possível cliente já descobriu um problema e está atrás de possíveis soluções, ou seja, um passo a mais no processo de decisão de compra. Nesse momento, o conteúdo deve se manter informativo, mas trazendo soluções sem falar demais da sua empresa. Uma boa alternativa é capturar os dados dessa pessoa, como por meio de um formulário, oferecendo algo em troca, como um e-book ou um webinar. Ao levantar esses dados, você pode iniciar um trabalho de qualificação dessa pessoa e estreitar o relacionamento.

Por fim, no fundo do funil, a pessoa está em um estágio de avaliação para tomar uma decisão de compra. É nesse momento que você deve oferecer mais informações para ajudá-la a decidir pelo seu produto e/ou serviço. Cases de clientes e demonstrações do produto são fundamentais nessa fase. Esse é o momento de falar da sua empresa, de mostrar as suas vantagens, de compará-lo com a concorrência e destacar os seus pontos fortes.

Entender o funil de vendas é muito importante para ser mais assertivo na hora de desenhar as suas estratégias de marketing de conteúdo e colocá-las em prática. É fundamental compreender em qual etapa do funil cada pessoa se encontra. Só assim a sua empresa alcançará os melhores resultados, pensando no material ideal para cada momento da jornada de compra. Afinal, acima de tudo, o seu conteúdo precisa ser eficiente, não é mesmo?

A solução para o marketing de conteúdo!

Agora você já sabe que deixar de investir e apostar no marketing de conteúdo é tornar-se invisível diante do seu mercado-alvo. E quem irá tirar proveito dessa situação, com certeza, serão os seus concorrentes, que irão se destacar e conquistar o seu espaço. Portanto, conhecer a sua persona, desenhar uma estratégia bem estruturada e começar a colocar em prática, sempre medindo os resultados, são os primeiros passos para trilhar um caminho rumo ao sucesso.

O conteúdo que você produz é determinante para o sucesso nessa empreitada. Ele precisa ser assertivo, de qualidade e realmente ajudar os seus leads e clientes nas suas dores e necessidades. Além disso, todos os materiais produzidos no seu plano de marketing de conteúdo precisam ser de fácil consumo e leitura, dinâmicos e interessantes.

Agência RedaWeb em números

Agência Redaweb em números

Para isso, a melhor alternativa é contar com a ajuda profissional de uma agência de marketing de conteúdo, 100% preparada para entender a sua persona e produzir esses conteúdos para você. A RedaWeb está nesse mercado há anos e soma mais de 4 mil clientes atendidos, e mais de 50 mil textos produzidos. Com uma equipe que ultrapassa 100 jornalistas e redatores, nossa agência de conteúdo digital está pronta para ajudar a sua marca a alcançar os melhores resultados, com um trabalho e acompanhamento personalizado, de acordo com as suas necessidades.

Nós trabalhamos desde o planejamento e elaboração das estratégias de marketing de conteúdo, passando pela análise da concorrência e análise SEO de seu site/blog e finalmente na produção, publicação e mensuração dos resultados obtidos. Nossos textos são originais e exclusivos, sempre duplamente revisados por profissionais qualificados; além disso nós entregamos o seu conteúdo otimizado e pronto para ser publicado em seu site/blog.

Tudo isso em uma plataforma única e exclusiva, onde você consegue gerenciar os seus pedidos e textos, desenvolvidos para potencializar o engajamento da sua marca e melhorar as vendas. Conheça os nossos preços e encontre um plano sob medida para a sua empresa. Clique aqui e cadastre-se agora mesmo!

Marketing de Conteúdo gera mais leads e mais vendas

A verdade é que o Marketing de Conteúdo chegou para ficar. Se a sua empresa ainda não parou para refletir e desenhar as suas estratégias, você está perdendo tempo. Hoje, as pessoas querem mais do que consumir produtos, elas querem engajar com marcas que estão ali para ajudá-las quando necessário, querem falar e ser ouvidas, querem empresas responsáveis, verdadeiras e que transmitem confiança nas suas relações.

Ferramentas de Marketing

O marketing de conteúdo vem justamente agregar esses valores a sua marca. Quanto mais pessoas acessarem os seus conteúdos, maior o número de leads gerados e, se forem bem nutridos, maior o número de vendas e maior o seu faturamento. Conteúdo de qualidade é mais do que a apresentação da sua empresa, é ponto crucial para o sucesso de qualquer empreendimento.

É preciso estar preparado para esse novo perfil de cliente e o poder da internet e das redes sociais. São muitos sites, blogs, páginas no Facebook, e-books, vídeos, etc. à disposição das pessoas. Sabemos que conquistar o seu espaço se torna cada vez mais concorrido e difícil. A verdade é que apenas conteúdos realmente de qualidade irão se destacar e ser de fato lidos e ouvidos. O desafio é grande, é preciso estar por dentro do marketing de conteúdo e preparado para mergulhar nesse universo.

Se você estiver precisando de ajuda para desenhar as suas estratégias ou procurando uma agência de qualidade para desenvolver e elaborar os seus conteúdos, você está no lugar certo! Aqui na RedaWeb, nós estamos prontos para auxiliá-lo e entregar os melhores textos, de acordo com a sua persona e as suas necessidades. Vamos fazer a sua estratégia de marketing de conteúdo decolar e, juntos, alcançaremos os melhores resultados para a sua empresa.

Diversas empresas desde pequenas até multinacionais, já estão se adequando às estratégias oferecidas pelo marketing de conteúdo, e, nada melhor do que começar a planejar uma base de conteúdos relevantes, exclusivos e originais para a sua empresa também. Dessa maneira, você irá conquistar novos clientes de maneira muito mais barata que os meios tradicionais de marketing.

Para você entender melhor, vamos listar alguns exemplos de marketing de conteúdo. Acompanhe.

Trabalhar com marketing de conteúdo da maneira certa

Toda e qualquer profissão exige do profissional algumas habilidades, correto? E quando falamos de marketing digital – marketing de conteúdo, certamente não é diferente – para que suas campanhas tragam os resultados desejados, é preciso trabalhar com o marketing de conteúdo da maneira certa.

Como fazer isso? O profissional de marketing digital precisa de alguns pontos específicos que o tornem um profissional diferenciado. Conseguindo planejar estratégias que realmente tragam os resultados que os seus clientes desejam.

Um bom profissional necessita:

  • Conhecer o mundo digital perfeitamente;
  • Maior capacidade de se adaptar;
  • Pensamento criativo;
  • Pensamento analítico;
  • Domínio dos conceitos de marketing digital.

E quais são as ferramentas que irão te auxiliar a chegar nesse patamar? A resposta é: cursos específicos e livros de marketing.

Curso de marketing de conteúdo

Está pensando em aprender ou se aprofundar no universo do marketing de conteúdo e não sabe muito por onde começar? Para começar a ter noções mais aprofundadas sobre o marketing digital, em especial o marketing de conteúdo, é preciso estar por dentro das grandes novidades.

Listamos alguns cursos e plataformas online de marketing de conteúdo, onde você poderá ter certificados extremamente interessantes para o seu aperfeiçoamento, veja só.

Certificação em inbound marketing

Esse curso promovido pela Hubspot possui 20 aulas, com 4h30 cada uma, que são extremamente focadas nas quatro etapas que a metodologia do inbound marketing possui. Com um certificado gratuito, e bastante reconhecido dentro do mercado, é solicitado pela maioria das empresas que atuam dentro do universo do marketing de conteúdo.

Após a realização do curso, você efetua um teste e, caso consiga uma pontuação superior a 75%, você recebe o seu certificado totalmente gratuito, sendo válido por até 13 meses. O grande público-alvo deste curso são pessoas que já trabalham no universo do marketing e desejam se aperfeiçoar. É indicado também para quem não trabalha com marketing, porém, deseja aprender os fundamentos do inbound. E ainda para empreendedores que estão iniciando os seus negócios.

O que você irá aprender neste curso:
  • Os pilares do encantamento;
  • Transformando seu processo de vendas em inbound;
  • Envio de e-mail correto para pessoas certas;
  • Anatomia de uma landing page;
  • Estimulação de cliques com chamada de atenção;
  • Amplificando conteúdo através de mídias sociais;
  • Fundamentos do blogging;
  • Criação de conteúdo com finalidades específicas;
  • Otimização de sites para mecanismos de busca (SEO);
  • Fundamentos da estratégia de inbound.


Marketing de conteúdo em PDF

Sim, você encontra diversos cursos de marketing de conteúdo em pdf, os quais você pode baixar e estudar sobre o tema no conforto de sua casa. Existem também vários pdfs com estudos de casos e modelos de estratégias de marketing de conteúdo que podem ser moldadas especificamente para sua empresa.
Separamos três exemplos bem interessantes, dois do LinkedIn e um do Content Marketing Institute:

1. Content Marketing Tactical Plan
https://business.linkedin.com/content/dam/business/marketing-solutions/global/en_US/campaigns/pdfs/linkedIn-marketing-tactical-plan-2015-v2-en-us.pdf

Esse pdf de marketing de conteúdo mostra as oportunidades e meios de se chegar ao seu lead, utilizando as ferramentas disponíveis dentro do próprio LinkedIn.

Mostra também que tipo de conteúdo e de que forma você pode distribuí-lo. Após a distribuição, você deverá acompanhar as métricas e analisar os relatórios para verificar se aquele conteúdo específico atingiu o seu público-alvo e se foi realmente eficiente, em termos de tráfego para seu site e seu ele converteu bem, de acordo com seus KPIs.

2. The Sophisticated Marketer's Guide to Content Marketing
https://business.linkedin.com/content/dam/business/marketing-solutions/global/en_US/campaigns/pdfs/LNK_LMS_SophisticatedGuideToContentMarketing.pdf

Já esse e-book de marketing de conteúdo em pdf detalha os seguintes itens:

  1. Porque meu negócio precisa de uma estratégia de marketing de conteúdo;
  2. Ferramentas essenciais para produzir e gerenciar conteúdos;
  3. Aumentando a relevância e profundidade de seus conteúdos;
  4. Mapeando Conteúdos durante a jornada de compra;
  5. e muito mais...

3. 100 Content Marketing Examples
https://contentmarketinginstitute.com/wp-content/uploads/2013/05/Ultimate_eBook_mayrev.pdf
Nesse pdf, você confere 100 exemplos de estratégias de marketing de conteúdo que deram certo e foram um grande sucesso. Grandes cases que ficaram famosos no mundo todo estão descritos e comentados. Você pode até se inspirar nas histórias de marcas como: IBM, Nike, Lego, BMW, Ford, Cisco e dezenas de outras grandes empresas que fizeram campanhas incríveis. Vale a pena conferir.

Benefícios do Marketing de Conteúdo

Na maioria das vezes, os benefícios do marketing de conteúdo acabam não ficando tão claros. Um dos principais mitos é as empresas pensarem que o ranking em sites de pesquisas, é o ponto mais importante quando se trata de resultados e benefícios.

O marketing de conteúdo vem se tornando extremamente popular. Basta falarmos em números para perceber isso, pois cerca de 88% das empresas B2B já utilizam esse tipo de estratégia.

E não é segredo nenhum que o conteúdo é o verdadeiro combustível para as redes sociais. Pois é através dele que as empresas conseguem se tornar relevantes, compartilhando informações envolventes, não precisando oferecer somente os seus produtos o tempo todo. Porém, existe algo que muitos ainda não compreendem. Quando uma empresa define sua estratégia de marketing de conteúdo, normalmente surgem algumas perguntas: meu conteúdo realmente é bom? Quais são os conteúdos que estou postando?  Estou postando materiais voltados para novos clientes?  Vamos apresentar a vocês, os benefícios reais que o marketing de conteúdo irá trazer para a sua empresa.

Maior tempo de navegação em seu site

Como dissemos acima, quanto mais conteúdo a sua empresa publicar, e quanto mais relevante o conteúdo for para o seu leitor, maior será o tempo que ele navegará em seu site.
Isso é extremamente importante, pois quanto maior for o tempo que um visitante passar em seu site, maiores serão as chances do mesmo realizar a ação que você precisa. Por exemplo, a aquisição de um serviço ou produto.

Melhores Taxas de conversão de leads

Quando os seus leitores passam mais tempo em seu site, isso faz com que, automaticamente, a sua taxa de conversão aumente. Sem contar que, através de informações consistentes em seus conteúdos, os leitores passam a ter mais confiança em sua marca, possibilitando as conversões.

Mesmo que os resultados não sejam imediatos para a conversão, o marketing de conteúdo fará com que você perceba como vale a pena dedicar mais esforço e tempo para que sua empresa alcance os resultados desejados.

Exemplos de Marketing de Conteúdo

Doceria Foiled Cupcakes

Essa inovadora empresa americana se deparou com um problema em seus negócios: depois de passar alguns meses sem vender nenhuma única unidade sequer, a empresária resolveu ceder às redes sociais. A empresa começou a seguir perfis no Twitter, que eram o público-alvo de seu produto, e, assim, passou a enviar mensagens oferecendo o seu produto.

Iniciou também postagens em seu blog, diariamente, o que levou ao crescimento de mais de 2 mil leads, em menos de dois meses e com mais de 600% no crescimento de suas vendas. A Foiled Cupcakes saiu à frente da concorrência e com alguns simples gestos conquistou novos consumidores para seu produto.

Dollar Shave Club

Consegue imaginar uma empresa que, com somente 4.500 dólares ousou investir em aparelhos de barbear e concorrer com ninguém menos do que a Gillette? Pois essa foi a ideia dos fundadores desta empresa. Porém, eles optaram por fazer um atendimento personalizado aos seus clientes, um diferencial, que nenhuma das grandes empresas havia se atentado até então.

Eles entregavam as lâminas diretamente na casa de seus clientes, garantindo que os mesmos não ficassem sem o produto e ainda resolveram auxiliá-los em como usar o seu produto da maneira mais adequada. Já pensou em alguém lhe ensinando algo que você sempre pensou estar fazendo corretamente?

Isso tudo através de um vídeo bem amador, que resultou em nada menos do que 9 milhões de visualizações e mais de 10 mil clientes, em somente dois dias!

Hotéis Four Seasons

Atualmente os clientes pensam em usufruir o máximo que puderem de um serviço ou produto. Partindo da premissa que, como já gastaram dinheiro com isso, é preciso aproveitar tudo que puderem. Dentro do marketing de conteúdo sua utilidade não termina na venda – ela é contínua –,  fidelizando e trazendo o cliente para novas compras.

Foi o que a rede de hotéis Four Seasons descobriu. Quando um cliente entra em um hotel, ele deseja aproveitar diferentes coisas na própria cidade onde está. Para que ele não precisasse de guias extremamente caros, a empresa resolveu abrir uma conta no Pinterest. Criando um perfil para cada um de seus resorts, a rede de hotéis começou a fazer um guia repleto de dicas de gastronomia, lazer, turismo e muito mais.

Inbound Marketing versus Marketing de Conteúdo

Muita gente entende que inbound marketing é uma coisa e marketing de conteúdo é outra. Mas ainda existem pessoas que acreditam que ambos são a mesma coisa. A realidade, é que o marketing de conteúdo é uma estratégia que faz parte do inbound marketing. Quando falamos de inbound marketing, é preciso entender que se trata de um amplo planejamento, que utiliza as estratégias do marketing digital. E o conteúdo é um dos grandes pontos de uma boa campanha de inbound.
O Inbound Marketing é considerado qualquer tática de marketing que parte da premissa de ganhar o interesse das pessoas ao invés de comprá-lo por meio de alguma campanha. O foco do inbound é atrair e conquistar um público-alvo específico, gerando leads qualificados, resultando em conversão e vendas. Já o marketing de conteúdo é uma das táticas para levar leads para o inbound, com a produção de conteúdo envolvente e extremamente relevante.

Como fazer Marketing de Conteúdo na prática

Agora que você já entendeu que inbound marketing e marketing de conteúdo caminham juntos, é preciso aprender como fazer, na prática, o marketing de conteúdo.  E a relação cliente versus empresa está completamente diferente de alguns anos atrás. Antigamente, o foco não estava totalmente no digital, fazendo com que empresas e colaboradores estivessem presentes de maneira física. Ou seja, efetuando visitas e telefonemas de maneira mais ativa.

Através do avanço tecnológico, com o envio de mensagens e e-mails, não se fez mais necessária a presença física. E, para fazer com que o contato entre ambos não esfrie, é necessário um bom planejamento para que as expectativas sejam superadas. Como? Por meio de conteúdo criativo, informativo e inteligente, para redes sociais, blogs e sites. Até porque esses são os canais de comunicação que possuem maior relevância na atualidade.
Você pode iniciar com um blog por exemplo. Postando conteúdos de 500 a 1.000 palavras cada, focando em temas de interesse de seu público-alvo. Além disso, vale a pena criar uma fanpage no facebook e uma página da empresa no LinkedIn. Cada texto que você postar no blog, você também pode postar uma chamada nessas redes sociais. Essa chamada costuma ter em média 30 palavras cada, e ela precisa ter um tom de persuasão, fazendo com que o leitor se interesse em acessar o blog para saber mais informações a respeito daquele tema.

Objetivos do Marketing de Conteúdo

Até aqui você entendeu a definição de marketing de conteúdo. Agora é o momento de compreender quais são os reais objetivos desse tipo de marketing. Sua empresa sabe o que realmente poderá alcançar quando utilizar essa metodologia? Confira os motivos para você investir nessa estratégia:

  • Aumentar as vendas;
  • Fidelização de clientes;
  • Aumento da visibilidade de produtos e marcas;
  • Gerenciamento da marca;
  • Construir boas relações com parceiros e consumidores;
  • Engajamento de colaboradores;
  • Educar o mercado.

Por que aumentar visitas no blog não é considerado um objetivo para o marketing de conteúdo?

A RedaWeb acredita que não se deve pensar somente nas visitas de um blog, mas sim nos KPIs de cada uma das empresas.  Ou seja, cada empresa possui um objetivo diferente, e eles podem ser:

  • Melhorar posições nos buscadores;
  • Aumentar as vendas;
  • Aumentar o número de lead;
  • Aumentar a taxa de conversão de leads em clientes;
  • Aumentar a base de emails;
  • Diminuir o Churn.

Mas, independente de qual for o objetivo da sua empresa, é preciso entender que o marketing de conteúdo funciona para a sua marca poder entregar um conteúdo relevante e envolvente para o seu leitor. De nada adianta você ter um blog que efetue postagens diariamente, ter mais visitantes e que eles não cheguem nem mesmo ao final das postagens.

É aí que entra a necessidade de escolher uma empresa consolidada e que entenda o que o seu público-alvo está querendo ler, e quais tipos de conteúdos irão realmente atingi-los da melhor maneira. Através do estudo completo, em torno do resultado que a sua empresa deseja alcançar, criamos conteúdos exclusivos e focados no que a sua empresa precisa.

Etapas principais do planejamento de uma estratégia de marketing de conteúdo

Para um bom planejamento de uma estratégia de marketing, é preciso levantar alguns dados essenciais. Por meio de pesquisas voltadas para o setor, envolvendo estudos aprofundados sobre a concorrência – direta e indireta – com uma visão extremamente criteriosa do público e dos consumidores que o cliente deseja alcançar.

Antes de iniciarmos o planejamento de marketing de conteúdo, é extremamente importante que a empresa tenha em mente quais são os seus reais objetivos. E claro, que passe com clareza para a empresa contratada quais são eles.

Quais informações são essas?

  1. Dados que a empresa possui sobre o mercado. Se a empresa realizou qualquer tipo de pesquisa de mercado, anteriormente, será de extrema importância para melhor elaborar uma boa estratégia de marketing de conteúdo.
  2. As metas que a sua empresa deseja alcançar. Podem variar desde o reconhecimento de sua marca dentro do mercado que atua, ou gerar maiores lucros, através de um relacionamento com novos públicos.
  3. A identidade visual da empresa. Caso já exista, por exemplo, fontes padrões, padrão de cores, manual da marca e características que estejam relacionadas à aparência da mesma. Serão essas informações que servirão como ponto inicial, para efetuar um bom planejamento de marketing de conteúdo com relação aos materiais ricos (E-books, infográficos, etc).
  4. Público-alvo que deseja atingir. Sabendo o público-alvo podemos produzir conteúdos mais assertivos e de maior relevância.
  5. Ações de marketing já executadas ou em andamento. Para termos uma visual completa de como a empresa está posicionada no marketing digital, é necessário saber tudo o que já foi produzido e utilizado de ferramentas, para podermos alinhar as expectativas e entregar um planejamento de melhor qualidade.

A partir do planejamento, é iniciado o trabalho propriamente dito, de produção de conteúdo, análise dos resultados e otimização.

Mapeamento de conteúdo

Batemos sempre na mesma tecla de que é preciso intensificar a geração de conteúdos atraentes e materiais ricos para conquistar novos leads. Porém, de nada adianta a criação desses conteúdos, sem antes efetuar um estudo aprofundado sobre cada cliente. É por meio desse estudo, que a RedaWeb oferece o conteúdo certo, para o momento em que seus potenciais clientes estejam efetuando buscas relacionadas ao seu serviço ou produto na internet.
O estudo inclui:

  • tendências de mercado;
  • comportamento do consumidor;
  • pesquisas de palavras-chave;
  • dificuldade de ranqueamento em buscadores;
  • definição de formatos de conteúdo.

Execução de Mensuração do Marketing de Conteúdo

Por meio da mensuração é possível analisar o que pode ser otimizado, o que está funcionando e quais os próximos passos que podem ser utilizados dentro do marketing de conteúdo. Dentro das estratégias do marketing digital, é possível acompanhar em tempo real todas as métricas. E é exatamente por isso que é possível alterar de maneira rápida as estratégias que não estejam realmente funcionando. São inúmeros os KPIs para mensurar resultados, você deve escolher os principais e que façam sentido acompanhar na sua empresa.
Quando não é dada a devida atenção para a métrica, sua empresa pode estar perdendo dinheiro ou deixando oportunidades de lado. Seus indicadores precisam trazer informações úteis e necessárias, para que seja possível analisar as ações que vão acrescentar ao seu blog ou site.
Exemplos de KPIs:

  1. Visitantes do site;
  2. Downloads de materiais ricos;
  3. Tempo na página;
  4. Links para o site;
  5. Compartilhamentos;
  6. ROI;
  7. CPC
  8. CAC
  9. LTV
  10. Taxa de geração de Leads
  11. Taxa de conversão

ROI do marketing de conteúdo

Tendo o valor do ROI – Retorno sobre o Investimento – você terá em mãos um número concreto da eficiência do investimento realizado.  A fórmula basicamente é composta pelo custo que o investimento terá e o seu retorno através do mesmo. Veja como é feito o cálculo:

ROI = RETORNO OBTIDO – CUSTO DO INVESTIMENTO  /  CUSTO DO INVESTIMENTO
Por exemplo:
Se numa campanha você investiu R$ 5.000 e teve um retorno de R$ 20.000, então o cálculo se dá da seguinte forma:
ROI = 20.000 - 5.000 / 5.000
ROI = 15.000 /  5.000
ROI = 3

Como normalmente é mostrado o ROI em porcentagem, multiplicamos o valor por 100. No exemplo o ROI seria de 300%

E-mail marketing para sua estratégia de inbound


Um estudo realizado pela McKinsey&Company apontou que campanhas que utilizam o e-mail marketing conseguem ser 40 vezes mais efetivas do que ações realizadas no Facebook para conquistar novos clientes.  Mesmo parecendo ser uma ferramenta ultrapassada, não existe nenhuma outra que consegue bater de frente com o e-mail marketing, quando se trata se transformar leads em clientes – dentro das estratégias de inbound marketing.

Pesquisas apontam que, aproximadamente, 90% das pessoas checam seus e-mails todos os dias, tornando essa plataforma de relacionamento, como a mais popular de todo o universo online.

Otimização de conteúdo para buscadores


A otimização de sites – SEO – tem como base um conjunto de técnicas que irão tornar o seu site mais “visível” do Google e outros buscadores. Dessa maneira, sua marca terá mais visibilidade na internet, e esse é certamente um dos fatores principais para sua empresa ter maior destaque e claro, conseguir gerar mais negócios.

Existem determinados parâmetros utilizados para determinar a autoridade de um site. Mas, alguns conquistam um peso mais significativo dentro do SEO. O Google utiliza centenas de fatores na hora de escolher um site ou outro para ranquear melhor. Alguns fatores são conhecidos de todos os profissionais do ramo, mas vários deles somente o Google tem acesso.
Vale ressaltar que, todos os dias várias mudanças de algoritmo são realizadas no buscador para sempre entregar um resultado de pesquisa melhor para o usuário. Porém, uma dica é certa: pense sempre no usuário e no quê ele realmente está procurando. Produza um conteúdo realmente útil, que irá ser de extrema relevância para o usuário naquele momento.

Ferramentas de marketing de conteúdo


Existem inúmeras ferramentas de marketing de conteúdo, tanto gratuitas quanto pagas, à disposição para deixar tudo mais simples e trazer melhores resultados para a sua empresa. 

Vamos apontar algumas delas, para que a sua empresa possa aproveitá-las da melhor maneira possível:

BuzzSumo

Excelente ferramenta para encontrar os assuntos mais relevantes e quais são os influenciadores, de acordo com o seu mercado de atuação. Nessa ferramenta você analisa qual conteúdo performa melhor e pode analisar também as estratégias de seus concorrentes.

Evernote

Aqui você encontra uma maneira eficiente de organizar seu brainstorming de conteúdos futuros. Um local no qual você poderá colocar suas ideias e onde toda sua equipe poderá acessar seus rascunhos e colaborar de maneira coletiva.

Google Trends

No Google Trends você encontra os temas mais populares do momento e pode filtrar por: data, país, estado, categorias e muito mais. Além disso, pode comparar palavras-chave para ver quais são as mais buscadas do momento ou um comparativo do passado.

Gestão de marketing


Para fazer a diferença nos resultados de seu negócio, é preciso encontrar uma gestão de marketing que seja eficiente. Até porque estamos falando da grande responsabilidade de atrair e fidelizar clientes para a sua empresa. A função de um gestor de marketing, em seu dia a dia, é gerir as campanhas em andamento, elaborar as estratégias para novas campanhas e criar relatórios para mensurar o resultado dos esforços em cada canal de aquisição.

Para uma empresa ter o sucesso desejado na gestão de marketing, é preciso realizar boas estratégias e entender o que precisa ser alcançado em prazos curtos, médios e longos. E, através disso, dimensionar de maneira adequada os recursos que serão utilizados.
A gestão de marketing pode se utilizar de planilhas simples, no Google Docs mesmo ou utilizando ferramentas de gestão de conteúdo e calendário editorial (Dica: Nos planos da RedaWeb você possui calendário editorial integrado diretamente em nossa plataforma).

Maiores erros do marketing de conteúdo


Para que a sua empresa tenha o resultado esperado através do marketing de conteúdo, é preciso se atentar a quais erros precisam ser evitados. São eles:

  • Não conhecer profundamente suas personas;
  • Não possuir planejamento de conteúdo;
  • Não monitorar corretamente as palavras-chaves utilizadas;
  • Não possuir boa frequência de postagens;
  • Contar com conteúdos pouco relevantes e/ou superficiais;
  • Não investir em vários canais e diferentes formatos;
  • Esperar por resultados extremamente rápidos.

Principais vantagens do uso de vídeos em estratégia de marketing de conteúdo


Entenda: os vídeos não são o futuro do marketing de conteúdo, e sim o presente. E é exatamente esse o motivo pelo qual a maioria das empresas já está investindo em campanhas que contam com formadores de opiniões e personalidades, através de conteúdos dinâmicos e leves, alcançando melhor posicionamento para suas marcas.

É preciso inovar no tipo de comunicação que a sua marca irá manter com sua audiência. É preciso compreender quais são os hábitos de consumo de seus potenciais clientes, conseguindo, dessa maneira, criar uma relação mais estreita com seus consumidores. A utilização desse tipo de mídia é peça chave para estratégias de marketing de conteúdo da atualidade.

Com a grande expansão da utilização de smartphones, os vídeos se tornaram uma das principais maneiras de consumir e produzir conteúdo hoje em dia. Os vídeos são grandes tendências dentro dos ambientes corporativos, e a previsão é que o consumo nos próximos anos aumente e muito.

Criação de conteúdo para redes sociais


Criar conteúdo de sucesso para as redes sociais, seja por meio de vídeos, posts ou links que levem os consumidores até o seu site, é essencial para que as pessoas conheçam melhor a sua marca. Em muitos casos, você consegue alcançar um público que antes nem ao menos imaginava que pudesse se interessar pelo seu tipo de negócio. E, o melhor, com um post de sucesso nas redes sociais, os consumidores podem até mesmo virar fãs da sua marca.

Quando se tem um maior engajamento nas postagens, as chances que a sua marca possui de atrair novos seguidores são muito maiores. Mas para isso, é preciso utilizar as técnicas certas, como:

  • Saber com quem você está falando;
  • Conquistar o público pela emoção;
  • Produzir conteúdos que ajudem as pessoas, que sejam realmente relevantes;
  • Entregar conteúdo constantemente;
  • Inserir call to action (CTAs) em suas postagens;
  • Utilizar boas imagens.

Produção de Conteúdo em uma estratégia de Marketing


Nos dias de hoje, é de grande importância ter conteúdos relevantes, de qualidade, envolventes e que tenham a devida importância para um bom planejamento dentro de uma estratégia de marketing digital. Porém, o que a maioria das pessoas não se recorda, é que nem todos nasceram com o “dom” de escrever bons textos. O que é extremamente natural, e pode ser desenvolvido através da prática.

Certamente o marketing de conteúdo é a melhor estratégia para fidelizar seus leitores, conquistar maior autoridade e credibilidade, e, assim, melhor desenvolver os seus negócios no mundo online. Quando você cria um blog é preciso saber qual conteúdo criar para ele. E, para a sua empresa sair à frente, deverá encontrar meios de produzir um conteúdo, que dificilmente seja esquecido pelos usuários.

Quando sua empresa produz material de qualidade, está automaticamente atraindo compartilhamentos em redes sociais e conquistando melhores posições em sites de buscas. Assim, você se tornará referência no assunto que vai abordar.

Existem três motivos que mostram como a produção de conteúdo é uma excelente estratégia do marketing digital:

  1. O conteúdo pode ser utilizado em diversos canais (redes sociais, blog, e-mail marketing) e formatos (e-books, infográficos, posts em blog)
  2. Os conteúdos relevantes geram links externos – e pode melhorar o SEO do site;
  3. Quando uma empresa produz conteúdo próprio, ela se torna referência no mercado que atua.

Consultoria em Marketing de Conteúdo


Para melhor utilizar todos os benefícios que o marketing de conteúdo pode trazer para a sua empresa, nada melhor do que contratar uma consultoria especializada em marketing de conteúdo, como é a da RedaWeb.

A consultoria é um serviço de aconselhamento onde o consultor tem o papel de analisar e diagnosticar quais problemas podem afetar o desempenho do marketing de conteúdo do cliente. Após diagnóstico, cabe ao consultor sugerir estratégias com as melhores soluções para que o cliente alcance seu objetivo.

Com uma consultoria de marketing de conteúdo você vai ter a ajuda de um especialista para te guiar, que além de criar o planejamento de ações, vai te acompanhar a colocar as estratégias em prática.

Estratégias de Marketing de Conteúdo


O marketing de conteúdo não se limita somente à produção de artigos para blogs, ele abrange outros tipos de estratégias que a sua empresa poderá explorar:

  1. E-books;
  2. Postagens em redes sociais;
  3. Infográficos;
  4. Vídeos;
  5. Artigos para blogs/sites.

Outro ponto muito importante é manter uma frequencia na produção e publicação do material. Através da elaboração de um planejamento prévio, traçando agenda de temas, postagens, vídeos e tópicos que serão utilizados, para que nunca falte material de qualidade para sua audiência.

Não devemos deixar de ressaltar que a produção de conteúdo é uma estratégia com a qual se alcança resultados em longo prazo, portanto é importante começar o quanto antes.  Conte com a RedaWeb para uma consultoria de excelência em marketing de conteúdo. Nossa equipe possui profissionais especializados e conceituados no mercado, que trabalham com o foco em fazer a sua empresa alcançar os resultados que deseja.

Contrate um plano agora mesmo ou, caso tenha alguma dúvida a respeito de nosso trabalho, ligue para nós no 0800 750 5564, teremos o maior prazer em cuidar do marketing de conteúdo de sua empresa.  Consultoria de marketing de conteúdo atraente e de extrema qualidade, você encontra na RedaWeb.

Bem-vindo ao universo do Marketing de Conteúdo e desejamos muito sucesso nessa jornada!

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