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Marketing Digital - O que é e Como fazer um Plano de Marketing
Na era digital, com o avanço das tecnologias e a consolidação da internet e do mundo virtual, o marketing digital conquistou o seu espaço nas estratégias de todas as empresas. Além de ser mais barato e fácil de mensurar que o marketing tradicional, muitas são as ferramentas e possibilidades ao alcance das organizações. Mais do que nunca a máxima “se a sua empresa não está no mundo digital, ela não existe” é válida.Com tantas possibilidades, ferramentas e oportunidades é comum que as pessoas fiquem em dúvida sobre o que vale ou não a pena nesse universo, não é mesmo? Entender e aproveitar todos os benefícios do marketing digital vai além de apenas ter um site ou uma página no Facebook. A estratégia da sua empresa precisa ser muito bem desenhada para que os seus objetivos sejam atingidos no menor intervalo de tempo possível.
Vamos ajudá-lo nessa missão ao longo deste artigo. Começaremos explicando em detalhes esse conceito, traremos dados que reforçam a importância do marketing digital para companhias de todos os portes e segmentos, e fecharemos com um passo a passo de como desenhar uma estratégia campeã. Boa leitura!
Mas, afinal, o que é Marketing Digital?
Esse é um conceito bastante amplo, mas iremos explorá-lo em detalhes para facilitar a compreensão. O marketing digital pode ser definido como um conjunto de ações de promoção e comunicação que organizações e pessoas podem usar, através de meios digitais, como internet e dispositivos móveis, para divulgar o seu negócio, vender os seus produtos e/ou serviços, ganhar novos clientes e fortalecer a sua rede de relacionamentos.Um dos grandes diferenciais e uma das principais vantagens do marketing digital é a possibilidade de comunicação entre clientes e empresas de um jeito simples, dinâmico e em tempo integral. Esse relacionamento se torna muito mais democrático e direto, tornando o processo de conquista e fidelização de consumidores mais barato.
Entre as principais ferramentas do marketing digital estão os sites, blogs, e-mail marketing, SEO, mídias sociais, marketing de conteúdo e o famoso inbound marketing. Todos esses recursos, quando utilizados de forma assertiva e com foco em resultados, além de ampliar a geração de leads qualificados para a sua empresa e, consequentemente, as vendas, também ajuda (e muito!) na sua construção de marca.
E uma coisa é fato: independentemente do seu ramo de atuação, do porte da sua empresa e da sua área de atuação, uma marca forte e consistente, que permanece na mente dos seus consumidores e possíveis clientes, faz toda a diferença. A concorrência aumenta a cada dia e o mercado se torna cada vez mais competitivo, não é mesmo? Nesse universo, não basta apenas existir, é preciso conquistar a confiança das pessoas.
E é aqui que o marketing digital desempenha um dos seus papéis mais relevantes: branding e construção de marca. A imagem que você transmite na internet, o modo como interage e se relaciona, e o jeito que a sua marca se posiciona nesse mundo virtual são determinantes para ganhar autoridade e confiança do seu público-alvo. Pense nisso quando questionar a importância e a necessidade do marketing digital na estratégia do seu negócio.
Os números do marketing digital...
Você ainda tem dúvida se vale ou não a pena investir em marketing digital? Você sabia que 78% das pessoas utilizam a internet para buscar mais informações a respeito de produtos que estão pensando em comprar em lojas físicas, segundo a ComScore? Além disso, ainda de acordo com a ComScore, quase metade das pessoas conectadas enquanto veem televisão costumam pesquisar a respeito de produtos que são divulgados em anúncios e programas.Ainda não está convencido? Mais alguns dados importantes:
- Mais de 90% dos processos de compra iniciam com uma pesquisa na internet;
- 80% dos consumidores confiam mais em informações, a respeito de produtos e serviços, colhidas em artigos do que em material publicitário;
- Companhias que atualizam seus blogs mais de seis vezes todo mês geram duas vezes mais leads que empresas que postam menos de cinco vezes;
- 70% dos consumidores fazem algum tipo de pesquisa sobre a empresa nas redes sociais antes de comprar algum produto/serviço dessa empresa;
- As pessoas gastam 23% do seu tempo na internet em mídias sociais e blogs;
- Mais de 50% dos consumidores confiam mais em uma organização após ler conteúdo personalizado de sua autoria.
No marketing digital conteúdo é rei
Não é possível falar de marketing digital sem pensar em blog, mídias sociais, sites e, consequentemente, conteúdo de qualidade e personalizado. Uma coisa é fato: em qualquer plano de marketing digital, o conteúdo ocupa papel central para que os objetivos sejam atingidos. Seja uma postagem em alguma mídia social até um artigo para blog, passando pelos textos do seu site e de um e-mail marketing, a qualidade do conteúdo que você produz é determinante para conquistar a confiança da sua audiência.Quando falamos em conteúdo de qualidade, não estamos nos referindo apenas a um texto bem escrito gramaticalmente, sem erros de português, o que é muito importante, claro. Falamos também de trazer informações relevantes e bem apuradas, que realmente ajudarão no dia a dia do seu público-alvo.
As pessoas gostam de mensagens personalizadas, gostam de se sentir parte daquilo que estão lendo e se identificar. Elas gostam de sentir que aquele material, seja um vídeo, um blog post, um podcast, ou outro, foi pensado especialmente para ela. E nós, da Redaweb, estamos aqui para ajudá-lo a desenvolver os melhores conteúdos para a sua estratégia de marketing digital.
Contamos com um time de redatores e revisores preparado para entender o perfil da sua empresa e as suas necessidades. Conte com a gente nessa missão e vamos juntos construir os melhores conteúdos!
Marketing digital: audiência como ponto central
Você deve estar se perguntando: e como construir esses conteúdos de qualidade e personalizados? Aqui entra o protagonista de qualquer estratégia de marketing digital: o seu público-alvo. Para que seu plano seja um sucesso, você precisa conhecer a fundo para quem você está produzindo, seu estilo de vida, suas necessidades, seus desejos, que tipo de informação essa pessoa precisa e de que forma ela a consome.Com essas informações em mãos torna-se mais fácil definir quais assuntos você pode abordar no seu blog, que tipo de post será mais efetivo, qual mídia social é a mais indicada para a sua empresa, quais os melhores horários para postar ou enviar um e-mail marketing, etc. Todos esses dados são essenciais para o seu plano de ação e apenas um conhecimento profundo da sua audiência é capaz de ajudá-lo nesse momento.
Quem são os seus clientes? Qual a sua faixa etária? E a classe social? Onde eles moram? Qual sua ocupação? O que gostam de fazer? Que problemas possuem? Faça essas perguntas e explore as suas respostas antes de colocar em prática o marketing digital na sua empresa. Elas irão guiá-lo pelo melhor caminho.
Plano de marketing digital: passo a passo para o sucesso
Agora que você já sabe o que é marketing digital, a importância do conteúdo e a necessidade de conhecer a sua audiência, chegou a hora de desenhar o seu plano. Para isso, preparamos um passo a passo com os principais pontos para alcançar o sucesso com a sua estratégia.1. Defina claramente os seus objetivos
Antes de começar a elaborar as suas ações nesse universo do marketing digital, é fundamental ter em mente, com clareza, quais são os seus objetivos. Assim fica mais fácil entender aonde você quer chegar e definir quais são os meios e ferramentas mais adequados para atingir as suas metas. Você deseja construir uma marca forte? Ter um relacionamento de qualidade com seus clientes? Gerar mais leads e novas vendas? Lançar um novo produto e/ou serviço?
Claro que todos esses pontos estão interligados e um ajuda o outro, mas para que o seu plano de marketing digital seja um sucesso é preciso considerar os principais objetivos em cada ação realizada ou decisão tomada. Assim também se torna mais eficiente definir os KPIs e as métricas que serão utilizados para medir os resultados.
Outro ponto muito importante: na hora de decidir os seus objetivos, defina também prazos para executar cada uma das ações. Assim as coisas não saem do controle e você consegue cobrar o seu time com mais propriedade.
2. Capacite o seu time
Como em qualquer estratégia, grande parte do sucesso depende das pessoas certas e capacitadas para desempenharem as suas funções. O amadorismo não tem mais espaço nesse mundo do marketing digital. As ferramentas mudam a todo o momento e estar atualizado é fundamental.
Por isso, capacite e treine a equipe que trabalha com você. Se não tiver um time específico para isso, contrate uma agência para desenvolver o seu plano e colocar em prática as ações. É preciso ter em mente que uma coisa é saber usar a internet, outra muito diferente é executar ações de marketing digital com foco em resultado.
Hoje em dia há diversos cursos online que ajudam muito a mergulhar nesse universo. Incentive a sua equipe a se manter sempre atualizada e por dentro das mudanças. Cobre resultados, mas também dê a estrutura necessária para o time trabalhar.
3. Benchmarking: acompanhe o que os outros estão fazendo
Um passo essencial em qualquer estratégia de marketing, seja ele digital ou não, é analisar o que outras empresas estão fazendo. E aqui não estamos falando apenas dos seus concorrentes diretos, mas de outras companhias do mesmo porte ou de áreas parecidas. Além de servir de inspiração, você consegue tirar ideias e insights para o seu plano. Observe como eles se comunicam e se posicionam, como interagem com a sua audiência, que tipo de imagens usam, com que frequência postam, etc.
4. Desenhe um cronograma das suas ações
Para que todas as ações tenham sinergia, é muito importante ter um cronograma para que toda a equipe saiba o que está acontecendo e, dessa forma, possa trabalhar integrada em todos os canais. Por exemplo, se você lançará um e-book ou realizará um webinar sobre determinado assunto, é fundamental que eles sejam divulgados em mídias sociais, via e-mail marketing, nos sites e blog, etc.
Como já vimos, várias ações e ferramentas compõem o marketing digital nos dias de hoje. Se tudo for feito em sinergia, os resultados alcançados serão muito mais expressivos. Um ponto muito importante para explorar neste seu cronograma são as datas festivas, como Dia das Mães, Dia das Crianças, Natal, Páscoa, etc. Levante quais datas são significativas e impactam no seu negócio ainda no começo do ano. Assim, você consegue se organizar e pensar nas suas ações com calma para explorar da melhor forma cada período do ano.
5. Monitore sempre os seus resultados
Um dos maiores benefícios do marketing digital é a possibilidade de medir o resultado do seu trabalho rapidamente, fazendo assim com eficiência e em um curto intervalo de tempo os ajustes necessários. Portanto, é fundamental que você entenda quais métricas são realmente relevantes e precisam de fato ser analisadas.
No marketing digital, os detalhes fazem toda a diferença e uma simples mudança no texto ou na cor de uma peça, por exemplo, pode impactar significativamente nos seus resultados. Se um e-mail marketing não teve a taxa de abertura ou cliques que você esperava ou se uma peça em social media não atingiu a performance que você imaginava, que tal mudar a cor, a imagem ou o texto do call to action (aquele que chama para a ação)?
Ter esses insights e realizar as mudanças necessárias só será possível acompanhando de perto e diariamente os seus resultados. Defina indicadores fixos e monitore com frequência para saber o que está dando certo.
Quais ferramentas devo explorar?
Falamos tanto sobre as muitas possibilidades e ferramentas do marketing digital que você deve estar se perguntando: quais ferramentas tenho a meu dispor? Para fecharmos este artigo, vamos elencar aqui os recursos mais importantes para você levar em consideração na hora de desenhar as suas estratégias.1. Site e blog
Ter um site para a sua empresa é muito importante. Além de ser um excelente espaço para você contar o que a sua companhia faz, trazer depoimentos de clientes satisfeitos, expor a sua missão, visão e valores, mostrar fotos dos seus produtos e/ou serviços, o site transmite credibilidade para o seu negócio. As pessoas sentem confiança quando encontram um site completo e bonito nas suas pesquisas.
O blog é outra ferramenta que, com certeza, vale a pena explorar. Se você quer se tornar referência na sua área de atuação e ganhar credibilidade, a melhor maneira é fornecendo conteúdos de qualidade à sua audiência. E nesse caso o blog desempenha papel fundamental. Ali você pode reunir artigos e materiais sobre assuntos relacionados à sua companhia, atraindo a atenção das pessoas e permitindo que elas criem um relacionamento com a sua marca, que ficará por mais tempo na sua memória.
2. SEO
Porém, não podemos esquecer que de nada adianta ter um blog e/ou um site se ele não estiver bem posicionado nos buscadores, em especial o Google, que é o mais utilizado nos dias de hoje. Aqui a importância do SEO (Search Engine Optimization).
Através de algumas técnicas, ele permite que a sua página ocupe as primeiras posições nos buscadores organicamente, ou seja, sem você precisar pagar por um anúncio. Entenda a fundo essa ferramenta e a aplique corretamente no seu site e blog. Os resultados, com certeza, valerão muito a pena.
3. Mídias Sociais
Elas chegaram tímidas e conquistaram de vez seu espaço. Hoje, se a sua empresa quer ser conhecida, ela precisa estar em pelo menos uma mídia social. Aqui, o segredo é conhecer a finalidade e as particularidades de cada uma delas para entender qual é mais relevante para a sua companhia. Instagram? Facebook? Twitter? LinkedIn? Pinterest? Pesquise a fundo os recursos que cada uma oferece e tome a sua decisão.
Nas mídias sociais, o segredo é adequar a sua comunicação e as suas imagens ao perfil de cada uma. Nada de produzir um único estilo de post e replicar em todas elas, o resultado, com certeza, não será satisfatório. E não esqueça nunca da interação. Interagir, se comunicar, ouvir a sua audiência, conversar com ela... Esses são pontos essenciais de qualquer estratégia em mídias sociais.
4. E-mail marketing
Muitas pessoas afirmam que ele está morrendo, mas a verdade é que o e-mail marketing ainda é muito utilizado por companhias de todos os tamanhos. O segredo é ser assertivo e definir com clareza para que você irá utilizá-lo. Tenha um assunto chamativo, que motive as pessoas a querer abrir a sua mensagem. Monte um e-mail marketing claro, que desperte curiosidade e que faça as pessoas terem vontade de realizar a ação que você deseja.
E um ponto de atenção: nada de enviar e-mail marketing como se não houvesse amanhã. Você não quer irritar a sua audiência, não é mesmo?
5. SAC 2.0
No mundo digital, todos têm voz e todos querem ser ouvidos, certo? A sua audiência também, e você deve usar isso a seu favor. O atendimento ao cliente na internet precisa ser rápido e assertivo. As pessoas vão comentar a respeito da sua empresa, produto ou serviço e você precisa estar preparado para respondê-las com qualidade e eficiência. Só assim será possível garantir a sua satisfação e fidelização.
Monitore e acompanhe os seus canais diariamente e tenha um time preparado para possíveis reclamações. E, claro, use tudo isso a favor do seu negócio. Escute e aprenda com o seu público-alvo. Ele pode ter uma dica de como melhorar algum produto, otimizar algum processo, etc. O atendimento na era da tecnologia mudou muito, e companhias de todos os portes e segmentos precisam estar prontas para isso.
Marketing Digital na prática
Agora que você já sabe o que exatamente é o marketing digital, a sua importância para o crescimento de empresas de todos os portes e segmentos, e como desenhar um plano de ação efetivo, que tal separar um tempo para colocar as suas ideias e estratégias no papel? O marketing digital veio para ficar e deve conquistar cada vez mais espaço com os avanços tecnológicos e o passar dos anos. Você precisa estar preparado!Você já conhece a sua audiência? Sabe quem é o seu público-alvo? Depois de pesquisar a fundo as pessoas com as quais irá se comunicar, você está pronto para desenhar um plano de marketing digital para a sua empresa. Elenque as ferramentas que você possui a seu dispor e defina em quais apostará, de acordo com o seu ramo de atuação.
Qual mensagem você transmitirá? Como a sua marca será construída? Como a sua empresa quer ser percebida? Pense em todos esses detalhes na hora de produzir os seus conteúdos. Valorize sempre a qualidade dos materiais e, para isso, conte com a ajuda da Redaweb, para colocar no ar os melhores textos e conteúdos de acordo com a sua necessidade.
E, por fim, meça tudo o que estiver fazendo. Essa é uma das principais vantagens do marketing digital. Se algo não estiver saindo conforme o esperado, mude a ação, teste uma nova forma de comunicação e analise sempre o que dá certo com a sua audiência.
O universo do marketing digital é repleto de possibilidades e está em constante transformação. Utilize os seus benefícios a favor da sua empresa. Se você ainda não está fazendo isso, pode ter certeza que a sua concorrência está. E você não quer ficar para trás, não é mesmo?
Conte com a RedaWeb para criar e implementar uma estratégia de marketing digital para melhorar as vendas de sua empresa.
Bem-vindo ao mundo do marketing digital e muito sucesso nessa caminhada!
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