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Tudo o que você precisa saber sobre métricas de SEO

tela de tablet mostrando dados

As métricas são de grande importância para medir os efeitos e avaliar os resultados de determinadas ações e estratégias. Em relação à produção de conteúdo digital, essas avaliações são feitas através de ferramentas específicas que podem facilitar o entendimento.


Uma forma de avaliar o posicionamento de um site e como ele é encontrado nos maiores buscadores é através do SEO. Dentro dessa prática existem várias métricas que devem ser consideradas para identificar o progresso do projeto e se este está obtendo os resultados desejados.


O SEO, através de dados obtidos pelas métricas usadas na ferramenta, consegue analisar, entender e criar hipóteses para resolução de problemas, em busca de novos e melhores resultados. Acompanhar o que é mostrado por essa ferramenta é essencial para obter bons retornos.


São diversas as métricas que podem ser usadas, mas algumas se destacam pela sua importância, seja ela por contarem com efeitos mais abrangentes ou específicos, a depender das necessidades do momento. 


Para entender mais a respeito das métricas abordados dentro do SEO, veja a seguir algumas das principais e o que elas podem melhorar no seu projeto!

O que são métricas e por que elas são necessárias?


Antes de entender os motivos pelos quais as métricas contidas na ferramenta SEO são necessárias, é preciso saber o que este termo abrange e quais serão os aspetos abordados por ele. 


Portanto, é possível afirmar que as métricas são dados que serão levantados pelas ferramentas de SEO para coletar informações específicas, como comportamentos de usuários e outros detalhes sobre os visitantes de uma determinada página.


As métricas são necessárias e importantes para que haja uma medição das visitas e dos efeitos que estão sendo provocados por elas, bem como dos resultados disso. Os dados que são coletados pelas ferramentas do SEO ajudam a mensurar em totalidade o que acontece em um site.


Desse modo, podem ser direcionadas ações de trabalho específicas para resolver problemas ou então para investir mais em algo que tem gerado bons resultados. Devido a isso, as métricas são essenciais para garantir o bom funcionamento das estratégias.


Diante disso, é válido ressaltar que métricas que vão definir os caminhos a serem percorridos e o que não está funcionando para o site e precisa ser abandonado para que novas estratégias sejam adotadas.


Existem várias ferramentas que podem ser usadas para realizar esse tipo de medição e coleta de dados. Uma das mais conhecidas e usadas atualmente é o Google Analytics, que permite que o usuário tenha uma visão ampla de tudo que está acontecendo no site.


Não somente a ferramenta serve para identificar e coletar os dados que guiarão as decisões importantes a respeito do site e do seu posicionamento como também podem facilitar para que sejam criados filtros específicos.


Portanto, as métricas devem ser escolhidas de acordo com a necessidade do negócio ou a sua finalidade. 


Métricas de SEO para escolha de palavra-chave


Como existe uma diversidade muito grande de métricas a depender dos objetivos da estratégia de SEO, é possível separa-las em tipos específicos. As métricas para palavra-chave são aquelas que serão usadas para determinar os termos de pesquisa desejados.


Nesse caso, serão avaliados alguns detalhes específicos, como volume de busca e tendência de busca. O primeiro avaliará a quantidade de buscas que são feitas em relação a uma palavra-chave em determinado período.


O segundo destacará a respeito de dados relativos e não absolutos. Na tendência de busca, o 100 será o máximo e 0 o mínimo para avaliar um mesmo termo. Sendo assim, essa régua será mantida independente da consulta realizada.


Ainda em relação a palavra-chave, outra métrica usada para entender os posicionamentos do site é a posição desta. A métrica avaliará respeito do posicionamento no qual a palavra-chave em questão se encontra e a ordem que ela aparece na página de resultados do buscador. 


Por fim, outra métrica usada para avaliar a palavra-chave é a Dificuldade da Palavra-Chave, que visa analisar o nível de competitividade através da busca orgânica. Portanto, as principais métricas a serem avaliadas nesse sentido serão:


  • Volume de busca; 
  • Tendência de busca; 
  • Posição de palavra-chave; 
  • Dificuldade de palavra-chave; 

Métricas de SEO para e-commerce


As estratégias do SEO são muito importantes também para negócios online que utilizam a produção de conteúdo com o objetivo de atrair clientes através dessas estratégias. 


E para avaliar se essas ações estão surtindo efeito e gerando resultados, existem também algumas métricas específicas que são destinadas para a avaliação. Assim, as métricas mostrarão os resultados reais das ações que foram aplicadas e o que está surtindo efeito ou precisa ser modificado.


Entre as principais métricas usadas para avaliar os resultados de um e-commerce estão:


  • Conversões finais; 
  • Tráfego orgânico; 
  • Taxa de rejeição; 
  • Usuários recorrentes; 
  • ROI; 
  • Velocidade da página; 
  • Fluxo de citação e confiança;

Cada uma dessas métricas contará com uma forma de avaliar o progresso ou o que precisa ser modificado. O SEO usado para essas finalidades tem como objetivo converter as visitas ao site em lucro proveniente das vendas que serão realizadas. 


Portanto, é importante que sejam avaliados aspectos nesse sentido, como é mostrado através das conversões finais. Como o objetivo de uma loja online é conquistar vendas, essa métrica visa demonstrar se esse ponto está sendo atingido.


São usadas várias ferramentas para avaliação e elas têm como objetivo entender se há uma taxada de conversão considerável e se as estratégias estão surtindo os efeitos esperados.


As outras métricas que devem ser abordadas avaliam a questão de tráfego orgânico, se o número de visitantes ao e-commerce tem chegado através dos mecanismos de busca e pelo posicionamento deste devido a outras práticas do SEO.


Também servirão para avaliar os usuários que visitaram a página, mas cujas ações não foram convertidas em vendas. Assim como servem para destacar os usuários que não somente visitaram e foram convertidos como permanecem visitando de forma recorrente.


Inclusive, estas visitas estão também intimamente ligadas às estratégias e formas de aplicar as ações do negócio, pois algumas das métricas servem para avaliar a experiência do usuário no site, se esta foi satisfatória em diversos detalhes.


Como a forma de navegar, se esta se mostrou fácil e intuitiva e também pela velocidade da página. Esses são motivos pelos quais muitos usuários podem abandonar uma página de vendas, visto eles não gostam de encontrar dificuldades para fazer o que desejam.


Dessa forma, as métricas de SEO servirão para guiar de acordo com os objetivos pelos quais as métricas estão sendo utilizadas. Por isso, é importante que estas sejam definidas levando em consideração os objetivos finais do negócio. 


É importante ter conhecimento a respeito dessas métricas e também contar com uma visão clara do que elas podem proporcionar e os bons resultados que podem trazer para quem as usa de forma correta.


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