Blog Trabalhar com Inbound marketing gera crescimento nas vendas

Trabalhar com Inbound marketing gera crescimento nas vendas

Trabalhar com Inbound marketing gera crescimento nas vendas

O inbound marketing é a melhor estratégia quando se trata de chegar ao seu público-alvo no momento certo e utilizando o veículo apropriado. Se você ainda confia no tradicional modelo de divulgação utilizando listas telefônicas e panfletos impressos para fazer as suas vendas crescerem, corre o risco de perder muito tempo, dinheiro e espaço para a concorrência!

Com as pessoas passando grande parte do tempo online, os hábitos de compra se transformaram drasticamente. E a verdade é que o marketing tradicional está gradualmente perdendo relevância. 

Se você ainda não investe em inbound marketing — ou sequer sabe o que isso significa —, acompanhe o artigo a seguir e descubra como a construção de uma campanha consistente centrada no marketing de conteúdo pode criar enormes oportunidades para o crescimento das suas vendas.

Boa leitura!


O que é inbound marketing?

Antes de qualquer coisa, é preciso deixar claro o que é inbound marketing. Também conhecido como “marketing de atração” ou “marketing de entrada”, inbound marketing é uma estratégia inovadora que une várias ferramentas de divulgação para ganhar o interesse das pessoas que realmente estão interessadas nos assuntos, produtos e serviços que as empresas desejam vender.

Em outras palavras, a atração de clientes qualificados é feita com a utilização de várias formas de marketing, incluindo blogs, otimização para mecanismos de busca (SEO), mídias sociais, entre outros. 

O fundamento do inbound marketing, em todas essas plataformas, é a produção de conteúdo interessante, que capture a atenção do seu público-alvo, o transforme em um lead (um consumidor em potencial), o convença a fechar negócio e, por fim, conquiste a fidelidade deste cliente.


Como usar o inbound marketing no seu negócio

Pode ser que você seja um gestor tradicional e esteja ainda um pouco desconfiado sobre esse tal de inbound marketing. Esse pensamento é compreensível, afinal, se a sua antiga estratégia de divulgação deu certo no passado, poderá funcionar no futuro, certo? 

O problema com esse pensamento é que o mundo mudou e os hábitos de consumo de informações, aprendizado e construção de engajamento também estão mudando.

Se você estiver se sentindo um pouco intimidado sobre por onde começar no universo do inbound marketing, não se preocupe mais. 

Nós, da Redaweb, somos especialistas em criar conteúdo cativante e com alto potencial de atração de novos clientes. Por isso, separamos a seguir algumas estratégias que vão ajudar você a entender melhor sobre como o inbound marketing funciona — ao mesmo tempo em que podem guiar os seus esforços para alcançar os clientes certos para o seu negócio.


Determine uma meta

Se você está procurando maneiras de atrair mais clientes, conquistar mais reconhecimento e até superar os concorrentes, o ponto inicial deve ser a definição de metas.

Não importa o que você e a sua empresa desejam alcançar com o inbound marketing, é preciso pensar em objetivos específicos, mensuráveis e realistas. Ou seja, é essencial definir um número e um prazo. 

Quer aumentar suas vendas em 30% durante o período de 6 meses? Quer triplicar a sua base de leads em um ano? Quer se tornar referência no seu campo de atuação em 2 anos? Todas essas são metas desafiadoras, porém possíveis de serem conquistadas por meio do inbound marketing.


Estabeleça um funil de marketing

Mapeie a jornada de seu cliente, desde o momento em que ele é um estranho até o ponto em que se torna um lead e, finalmente, um cliente regular. 

O funil de vendas é uma analogia que ilustra cada estágio de comprometimento dos seus futuros clientes.

  • Topo do funil: se o seu foco é aumentar o tráfego para um site, táticas como mídias sociais, conteúdos relevantes em um blog e otimização de redes sociais serão úteis.
  • Meio do funil: enquanto os blogs aumentam o tráfego para o seu site, esses clientes em potencial podem não se converter em vendas imediatas, mas podem ceder informações de contato e se transformar em leads se você oferecer algo em troca — um cupom de desconto, um e-book ou até mesmo um conteúdo útil podem fazer isso acontecer.
  • Fundo do funil: idealmente, quando um lead chega ao fundo do funil, ele já decidiu comprar e talvez a única decisão a ser tomada seja de quem comprar. Esta é uma ótima oportunidade para um profissional de marketing fechar a venda através de marketing por e-mail ou contato telefônico, por exemplo.


Como gerar mais vendas: o funil do inbound marketing

Investir em marketing de conteúdo é uma necessidade urgente para a maioria das empresas, mesmo que elas ainda não tenham se dado conta. Com uma estratégia simples (e um custo muito menor que outras formas de marketing) é possível ter resultados expressivos em pouco tempo.

Para atrair novos clientes, aumentar as suas vendas e fidelizar o público que você quer, bastam quatro passos!


1 - Gerar tráfego

Em primeiro lugar, para criar um inbound marketing efetivo que se converta em vendas efetivas, deve haver tráfego suficiente para o seu site. Ter muito visitantes, no entanto, não significa necessariamente que você terá muitas vendas. É preciso que esse tráfego seja formado por pessoas realmente interessadas no que você tem para vender.

Em outras palavras, os seus visitantes devem ser pessoas que procuram os produtos e serviços que você oferece. A produção de conteúdo relevante e interessante para o seu público-alvo é o que vai permitir que os seus visitantes se transformem em leads e, posteriormente, em clientes.

O que queremos dizer com isso é que a maneira mais prática de direcionar visitantes para o seu site é garantir que você publique conteúdo de alta qualidade em seus blogs e redes sociais, tenha uma boa estratégia de SEO e um site atraente e otimizado.


2 - Converter

Depois de atrair as pessoas, o próximo passo é usar o processo de conversão para transformar esse público casual em leads. Isso geralmente é feito oferecendo conteúdo valioso e relevante, benefícios ou oportunidades em troca de informações de contato. 

Use ofertas como e-books, avaliações gratuitas, seminários e palestras gratuitas, chamadas para ação (CTA) geradoras de leads e landing pages (páginas projetadas para conversão) para transformar o tráfego que você recebe em leads.


3 - Fechar o negócio

Agora que você conquistou as informações de contato de clientes interessado no que tem para vender, é hora de usar esses endereços de e-mail para fechar os clientes. 

Você começará a enviar e-mails comuns como parte de uma estratégia de nutrição de leads, criando familiaridade e se aproximando mais do seu futuro cliente. Quando estiverem prontos, esses leads serão repassados para sua equipe de vendas, que poderá, então, fazer uma oferta e enviar esses leads para o fundo do funil, transformando assim leads em clientes por meio do inbound marketing.


4 - Fidelizar

O inbound marketing não termina quando você fechou a venda. Se você está se perguntando como fidelizar seus novos clientes após a conclusão da venda, a resposta é simples: reforçando o relacionamento com eles.

Você pode encantar os clientes continuando a interagir com eles e criando engajamento para reforçar o relacionamento que construiu com eles. A partir daí, você pode transformar esses clientes em embaixadores da sua marca ou empresa, pessoas que vão falar bem da sua empresa para os seus amigos e familiares.


A resposta é simples

O inbound marketing é a estratégia perfeita para atrair clientes e aumentar as suas vendas. 

O marketing de entrada está em sintonia com as mudanças nos hábitos de consumo e aprendizado do seu público-alvo, e pode produzir os resultados que você e a sua empresa precisam. 

Se você quiser aumentar as vendas, vai precisar usar o inbound marketing. Simples assim. E a RedaWeb pode ajudar você a aproveitar todo o poder do inbound marketing criando conteúdo interessante e eficiente.

Acesse o nosso site ou entre em contato agora mesmo pelo número 0800 750 5564 caso deseje assinar um plano de produção de conteúdo.

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