Blog Time de conteúdo: como funciona e de que forma aplicar na sua empresa

Time de conteúdo: como funciona e de que forma aplicar na sua empresa

Time de conteúdo: como funciona e de que forma aplicar na sua empresa

Atualmente, o marketing digital é uma ferramenta fundamental para o posicionamento e para a visibilidade de empreendimentos nos seus mais variados segmentos de atuação. E o desenvolvimento de conteúdos relevantes é a forma mais eficiente de envolver o seu perfil de público conduzindo-os aos processos de compra.

Mas, como montar estratégias efetivas para a captação e fidelização de clientes aumentando a produtividade sem perder a qualidade dos conteúdos desenvolvidos? Confira, neste artigo, tudo sobre a equipe de conteúdo.


O time de conteúdo ideal para o marketing da sua empresa

Ter um planejamento estratégico é importante para o crescimento e para a rentabilidade do seu negócio. No entanto, não basta ter o planejamento perfeito sem os profissionais qualificados com os conhecimentos específicos para executar esses planos de ações de forma eficaz e com a capacidade de aumentar o potencial do seu negócio no mercado competitivo.

Para executar ações, não basta somente planejá-las, é preciso saber quais as melhores técnicas a serem utilizadas e quais perfis de profissionais são necessários para o alcance das metas e dos objetivos da empresa.

Com isso, o time de conteúdo ideal para o marketing da sua empresa deve trabalhar com comprometimento e responsabilidade, além de ser composto por funções específicas e responsáveis por cada etapa de produção.


Montando o time de conteúdo ideal 

O time de conteúdo ideal é aquele que trabalha de forma engajada e cooperativa. Isso significa atender às demandas do processo de produção com responsabilidade e cumprindo todos os prazos de entrega. Nessa perspectiva, a sua equipe de profissionais deve ser montada com:

  • Redatores: profissionais responsáveis pela produção de conteúdos que tenham relevância para o perfil de público atendido. As demandas de produtividade dependem desses profissionais e é essencial que produzam conteúdos com informações importantes e bem fundamentadas para que esses materiais não sejam vagos ou superficiais.
  • Editores: os editores são muito importantes para os processos de produtividade, pois contribuem de forma significativa com as produções desenvolvidas pelos redatores, conduzindo-os em suas pesquisas, disponibilizando referências para a escrita e materiais informativos que sejam capazes de auxiliar na estruturação do seu roteiro de redação.
  • Content Manager: esse perfil de profissional é responsável por aplicar as estratégias mais eficientes para os processos de produção, de forma a promover um fluxo de produtividade continuado, garantindo o cumprimento dos prazos e monitorando a qualidade dos conteúdos produzidos.
  • Designer: o Designer é aquele profissional que dá vida aos conteúdos elaborados. Ele agrega valor à produção através de formas, cores e imagens e faz dos conteúdos um material ainda mais atrativo e agradável aos olhos. Sua função é desenvolver projetos criativos e que sejam capazes de contribuir para o engajamento do público que acompanha esses conteúdos no mundo virtual.
  • Profissional em SEO: esse profissional atua de forma mais analítica e é o responsável por posicionar os conteúdos nos sites de busca de modo que sejam encontrados sem dificuldades por meio de palavras-chave utilizadas pelos usuários nas páginas da internet. 


Formação de Workflow

Workflow é o processo que desenvolve a organização do fluxo de trabalho, definindo os meios de execução de projetos e determinando cada etapa do processo produtivo para o perfil de profissional adequado. Deve ser montado com um resultado corresponde ao briefing do cliente.

Esse tipo de organização pode acontecer de forma manual e humanizada ou pelos meios digitais com o uso de softwares desenvolvidos para atender ao fluxo de tarefas da empresa. Ao organizar cada trabalho, os delega para os departamentos responsáveis por sua execução.

A utilização dos Workflows nos ambientes de grande produtividade promovem a otimização dos processos de produção, permitindo um maior desempenho da sua equipe de profissionais e promovendo uma maior eficiência nos processos de produtividade.


Como organizar o Workflow

O Workflow se desenvolve a partir de etapas que são necessárias para que a produtividade tenha maior qualidade e aconteça em conformidade com os objetivos e metas da empresa. Assim, podemos dizer que a sua organização acontece a partir das seguintes estratégias:

  • Brainstorming: é o planejamento realizado para a produção do conteúdo onde as ideias de toda a equipe de profissionais são estudadas e apresentadas para a elaboração de um conteúdo de relevância e que corresponda com os interesses do cliente.
  • Estrutura do conteúdo: é desenvolvida pelo redator que programa e estrutura o conteúdo com as informações a serem divulgadas. Ele desenvolve as primeiras ideias que serão trabalhadas de forma mais detalhada e com os reajustes necessários nas próximas etapas dos processos de criação.
  • Processos de Edição: é a organização e a análise da relevância do conteúdo, interligando as informações com referenciais confiáveis e garantindo de que o conteúdo produzido seja único para que não o identifiquem como plágio.
  • Acompanhamento pela agência: essa etapa monitora os prazos e as qualidades dos conteúdos produzidos e é uma das formas de gerenciar o fluxo do trabalho, permitindo que o cliente receba materiais interessantes, atrativos e com informações de qualidade para o seu consumidor final.
  • Submissão ao cliente: é o momento em que todo o projeto já elaborado e devidamente organizado é submetido para aprovação do cliente. A partir dessa análise, é possível definir se o material está em conformidade com o briefing enviado pelo cliente.
  • Trabalho com imagens: com a estrutura do projeto toda montada e com o fluxo de atividade devidamente organizado, os conteúdos que serão disponibilizados nos canais de comunicação deverão receber cores e imagens para aperfeiçoar os meios de captação da ideia do conteúdo. Essa etapa do processo é realizada pelo designer, que deve ter um olhar criativo sem perder o foco do conceito proposto no conteúdo. Ou seja, as formas, imagens e cores devem ser utilizadas de forma coerente com o conteúdo a ser divulgado.


Automatização dos processos para o Time de Conteúdo

As possibilidades tecnológicas permitem avanços significativos nos processos de produção de conteúdos, com agendas e calendários automatizados em um sistema dinâmico e que permite um monitoramento adequado dos prazos de produção, entrega e divulgação de conteúdos.

O controle do fluxo de trabalho é bem aplicado e as demandas de produção são atendidas com maior eficiência e sem perder a qualidade dos conteúdos. Com isso, o cliente recebe um material de qualidade em menos tempo e garante a sua visibilidade com conceito e competitividade no mercado em que atende. 

Para saber mais entre em contato com nossa equipe de profissionais ou acompanhe nossos artigos no site da RedaWeb. Para conferir nossos planos, acesse as nossas páginas e entre em contato através do número 0800 750 5564, nossos profissionais estão disponíveis para o seu atendimento.

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