Blog Teste A/B no Google Analytics: saiba como fazer

Teste A/B no Google Analytics: saiba como fazer

tela mostrando dados do google analytics

Uma empresa de marketing precisa está sempre em constante mudança e novidades para conseguir alcançar e prender o público-alvo. Nem sempre é fácil e rápido conseguir esse objetivo, mas as tentativas não podem parar. 


Se você não se esforça para que sua empresa esteja sempre em evidência, a tendência é que seus concorrentes adquiram mais vantagens sobre sua empresa, por isso é sempre necessário pensar em todas as possibilidades para não perder para a concorrência. 


Um recurso que passou a ser usada foi o teste A/B. Esse teste é uma ferramenta utilizada com o objetivo de adquirir dados sólidos, reais, sem ser baseados em achismos. 


O que é o teste A/B e por que é importante para uma empresa de Marketing Digital? 


O teste A/B no Google Analytics é uma ferramenta do Marketing Digital que aprova fazer uso para uma estratégia, através de diferentes configurações, e é desse modo que se obtém os resultados desejados. 


São testes que podem ser usados para diferentes ferramentas, suas apresentações são divididas em dois modelos: A e B, e o que define qual deles será utilizada em definitivo é a quantidade de resultados positivos que forem obtidos após os testes. 


Podem ser realizados em diversas atividades, como por exemplo: posicionamento de banners, botões de um CTA, títulos nas páginas, imagens, vídeos, entre outras inúmeras funções. A estratégia ( teste A ou B) que trouxer melhores resultados é a escolhida. 


Os testes A/B são rápidos e cada letra (A e B) representa uma estratégia diferente. Vale ressaltar que a que trouxer mais resultados é a será usada em definitivo, no entanto, podem dividir-se de dois modos:


Controle: a primeira página especificada;

Variação: é criada quando a versão “controle” não está sendo eficaz.


Esses elementos são necessários para decidir se ficará com a versão “controle” ou “variação”, quem obtiver melhor conversão, prevalece.


Google Analytics


Se tratando do Google Analytics, os resultados geram uma comparação útil, além de muito fácil. Após o teste de ambos os modelos (A e B), a ferramenta que melhor otimizar as atividades desejadas é a que vai permanecer. 


O Google Analytics é a principal ferramenta de análise para o Marketing Digital, os testes realizados através dele são os que oferecem melhores qualidades. Além disso, o Google Analytics mostra informações completas, insights que só podem ser fornecidos pelo Google e a relação entre os resultados e os insights. 


Para que essa proposta fosse ainda mais eficaz, o próprio Google desenvolveu a ferramenta Google Otimize. A mesma já é integrada ao próprio Google Analytics e traz ainda mais segurança a esses serviços fornecidos. 


O Google Otimize traz novas ações e funções para os usuários que não querem mais continuar com a padronização do Google Analytics. 


Onde realizar um teste A/B? 


Os meios pelos quais o teste pode ser realizado são inúmeros, vão de redes sociais aos blogs. Os testes podem estar presentes em algum tipo de anúncio, no LinkedIn, por exemplo, ou até mesmo em páginas de algum site. 


Não se pode negar o fato de essa ferramenta ser de imensa importância para quem deseja melhorar até mesmo visual do site da sua empresa, já que por diversas os modelos A e B podem ser apenas cores diferentes, e através do teste realizado, a empresa decide qual cor ficou melhor. 


Quando um teste A/B deve ser feito e quais cuidados devem ser tomados.


Um teste A/B deve ser realizado quando o desempenho da empresa está um pouco abaixo, então é favorável que o dono busque outra opção que venha a ser novidade para o público e que acima de tudo, traga-lhe mais vantagens. 


Quando ainda não se tem toda uma estrutura formada e/ou montada, os cuidados com o teste A/B não podem ser ignorados, pois, pelo fato de a empresa, de certo modo, ainda está em instabilidade, os testes podem não dar certo. 


O resultado alcançado pode não ser atingido, um iniciante de Marketing Digital precisa também saber que deve ser dado um passo de cada vez. Por ainda não ter toda a estrutura completa da sua empresa, a otimização pode não ser significante. Por isso, é necessário que o cuidado seja redobrado e o ideal que o teste seja feito quando a empresa já estiver montada ou o dono sentir a necessidade de aumentar o volume de acessos. 


Como fazer o teste A/B? 


Existem alguns fatores importantes aos quais são necessários se atentar ao realizar um teste A/B. Abaixo colocaremos alguns desses fatores para que todos possam entender melhor. 


Criação de indicadores: não basta apenas entender e realizar o teste, também é indispensável pensar no público que a empresa desejar atingir, para quem ela vai indicar o seu produto ou conteúdo. A criação de indicadores ajuda na nova versão e com isso, atinge o objetivo que tanto deseja, que pode ir de número de cliques ao público ideal;

Apenas uma alteração por vez: de nada adianta ir com muita sede ao pote. O profissional de Marketing Digital deve estar ciente que nem sempre testar várias ferramentas ao mesmo tempo consegue o resultado alcançado. Com isso, deve-se testar uma atividade de cada vez;


Seguindo esses passos, fica muito mais fácil obter o resultado desejado, além de que se torna mais prático realizar todo o processo de realização do teste. Então tome cuidado para não sobrecarregar na hora de realizar o teste. 


Por que o teste A/B é importante para uma empresa de Marketing Digital?


Como já foi mencionado aqui, o teste A/B serve para otimizar as ferramentas do site de uma empresa, por exemplo. O trabalho com Marketing Digital requer inovações, ou até mesmo que o volume de cliques no site esteja como o desejado, nunca é demais tentar melhorar. 


O teste A/B serve para trazer resultados consolidados para uma empresa, seja de um pequeno detalhe na página do site ou mudar a página por completa. 


É importante também porque além das inovações, os resultados fornecidos são de grande confiança. E com esses resultados, a empresa pode criar a melhor estratégia que venha a atingir as principais pessoas que a empresa engloba. 


Sem contar que até mesmo o próprio cliente pode ficar feliz e satisfeito com o resultado realizado através dos testes e através disso, se pensou em procurar a concorrência, opta por continuar onde está. 


Inovar é sempre importante e necessário e não apenas no meio do Marketing Digital ou somente quando percebe que o número de clientes ou acessos diminuíram. Otimizar suas funções, é fundamental. 


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