Blog Smarketing: o que é e como utilizá-lo?

Smarketing: o que é e como utilizá-lo?

Smarketing: o que é e como utilizá-lo?

O Smarketing se apresenta hoje como uma solução indispensável para a organização que busca maior integração entre seus departamentos, em especial dos setores de marketing e vendas. Mas não só isso, a estratégia também é poderosa para a marca que deseja obter melhores resultados em suas ações e aumento do lucro. 

Ficou interessado em saber mais? Continue a leitura deste conteúdo e conheça seus benefícios e algumas dicas sobre como aplicá-lo ao seu negócio! 


O que é?

Derivado da junção dos termos ingleses “sales" (vendas, em português) e “marketing”, o Smarketing é a solução que uma empresa necessita para acabar de vez com os desentendimentos e conflitos entre o setor de marketing e de vendas e, assim, gerar integração e, consequentemente, mais lucros. 

Ainda que ambos os setores trabalhem com o objetivo de alcançar a mesma coisa (lucro para a empresa), sabemos que eles atuam, muitas vezes, em desarmonia, prejudicando assim a organização. 

Tanto isso é verdade, que em uma recente pesquisa feita com membros da equipe do setor de vendas e de marketing de diversas organizações, ambos os departamentos descreveram um ao outro de forma negativa. O que parece bastante contraditório, visto que todos jogam no mesmo time. 

Enquanto o setor de marketing foca em atrair e prospectar clientes, por meio de estratégias inteligentes, como o marketing de conteúdo, por exemplo, a equipe de vendas aborda — já no final do processo — os leads conquistados pelo marketing, de modo a concluir a venda, oferecendo para isso produtos e serviços que sejam capazes de resolver os problemas dos clientes ou potenciais clientes. 

Assim, o Smarketing surge como a solução ideal para a empresa que deseja alinhar essas duas equipes e tirar disso muito proveito comercial. 

 

Quais são os seus principais benefícios?

Talvez tenha ficado até mais fácil visualizar os benefícios do Smarketing depois que apresentamos a sua definição. Mas caso tenha restado alguma dúvida em relação a isso, veja abaixo alguns pontos importantes:


Aumento de faturamento

Conforme um estudo realizado pela Aberdeen Group, consultoria americana que atua na área de marketing, as empresas que possuem equipes de marketing e de vendas alinhadas alcançaram 20% de crescimento no faturamento anual. 

Faz sentido, afinal quando as equipes atuam de forma integrada, com o mesmo pensamento, podem garantir melhores resultados e assim fazer a marca crescer ainda mais. 


Melhores resultados

Mas como o Smarketing ajuda uma empresa a obter melhores resultados? Quando dois setores se unem para traçar a sua estratégia de crescimento, fica mais fácil obter melhores resultados. 

No caso do marketing e de vendas, os resultados podem, como vimos, ser ainda melhores, porque existe uma química “natural” entre esses dois departamentos, que é gerada pelos objetivos que eles possuem. 

Fica bem mais fácil, por exemplo, obter um excelente resultado na aplicação do funil de vendas. Para quem ainda não sabe, o funil de vendas é uma ferramenta do marketing (e de vendas) que ilustra o percurso que um consumidor leva ou precisa seguir até efetuar a compra de um produto ou serviço. 

Em síntese, o funil de vendas é composto, geralmente, por três etapas: 


1. Descoberta  

Aqui, busca-se oferecer conteúdos úteis e de qualidade aos possíveis clientes (personas) de uma empresa, de modo assim a atrair a sua atenção. 

O conteúdo oferecido tem por missão resolver as dúvidas dos possíveis clientes com relação aos produtos ou serviços que desejam adquirir. 

Como sabemos, a primeira coisa que a maioria dos consumidores faz quando deseja comprar um produto ou serviço é pesquisar por mais informações, de modo que assim se sintam mais seguros. 

Essa etapa, no âmbito do marketing digital, é feita pela equipe de marketing.  


2. Solução

Ciente de que o consumidor mostrou interesse em resolver o seu problema, a marca passa a oferecer a solução, que pode ser a recomendação de um serviço ou produto. 

Nessa etapa, a união entre marketing e vendas é fundamental, pois é importante oferecer um produto diferenciado, com características muito bem apresentadas, que realmente seja capaz de eliminar o problema do cliente.  

O setor de vendas pode fornecer as características do produto que o marketing precisa para oferecer a solução para o consumidor. Elas devem ser apresentadas de forma clara, objetiva, funcional e criativa. 

 

3. Compra

Aqui, o setor de vendas entra em ação, garantindo que o potencial cliente conclua a compra. Esse é o momento ideal para oferecer ofertas e promoções que sejam capazes de influenciar a decisão de compra do consumidor. 

Em todos os momentos do funil de vendas, é fundamental que exista um intenso diálogo entre o setor de marketing e de vendas para que a estratégia seja um sucesso. 


Mesma língua

Quando os setores de marketing e de vendas atuam harmoniosamente, falam a mesma língua. Isso pode tornar a empresa mais clara, forte e objetiva na mente de seus públicos.

Afinal, é bem mais fácil visualizar a marca em sua mente quando sabemos que as suas estratégias são coerentes e integradas, em todos os sentidos. 


Como aplicar o Smarketing ao seu negócio?

Os especialistas nessa estratégia oferecem diversas dicas que podem ajudá-lo a aplicar o Smarketing em sua empresa, a saber: 


Objetivos

A primeira coisa a se fazer pelos departamentos de marketing e de vendas é traçar objetivos similares ou iguais e integrados, de modo que um precise do outro para alcançar a meta maior, que é o lucro e melhores resultados. 


Linguagem e transparência 

Além disso, é fundamental, como já foi ressaltado, que os dois setores adotem uma mesma língua em suas ações, de modo que assim a empresa seja vista pelo seu público a partir de uma percepção singular e clara. 

Outra coisa que precisa ser feita é garantir a transparência em relação aos processos tarefas e objetivos de ambos os setores, de modo que assim tudo fique às claras e possa ser controlado ou monitorado. 


Alinhamento de personas

É importante também que o marketing e a equipe de vendas aliem as suas personas, para que seja possível criar ações integradas e voltadas para o perfil ou perfis de consumidores que foram traçados. 

Quando as personas estão alinhadas, fica mais fácil pensar em ações potentes para conseguir uma real aproximação com elas. 


Reuniões e diálogo aberto

Outra coisa que a fazer é promover reuniões, com diálogo aberto e democrático entre os membros de ambas as equipes. Assim, fica mais fácil pensar em estratégias potentes, integradas e orientadas para a busca de melhores resultados. 


Gostou deste conteúdo? Esperamos que ele tenha lhe ajudado a entender melhor a essência do Smarketing e como essa estratégia pode ser fundamental para o crescimento de seu negócio e alinhamento de suas ações. 

Então, está precisando de conteúdo de qualidade, útil e relevante para alimentar a sua estratégia de Smarketing? Entre em contato conosco, ligando para 0800 750 5564 ou assinando um de nossos planos disponíveis em nosso site! Que tal?

Artigos relacionados.

Ver mais artigos
dicas-de-livros-para-otimizar-sua-carreira-no-marketing entenda-como-lidar-com-a-miopia-no-marketing descubra-como-inovar-os-seus-anuncios-com-o-marketing-invisivel
Whatsapp
Ligue grátis 0800 750 5564
Ligue grátis 0800 750 5564