Saiba qual erro que está arruinando seu blog corporativo
Um blog pode contribuir para que uma empresa alcance seus objetivos com maior velocidade. Agregar valor à marca, ampliar o alcance do negócio, conquistar mais clientes e elevar o número de vendas são alguns dos propósitos que ele pode ajudar a alcançar.
No entanto, tudo isso só pode ser conquistado caso ele seja gerido adequadamente. Do contrário, a empresa poderá não alcançar os objetivos previamente definidos.
Para que acerte na gestão do seu blog e faça com que obtenha sucesso, preparamos este post para apresentar os principais erros cometidos pelas empresas. Conhecendo-os você pode tomar decisões no sentido de fazer com que seu negócio siga pelo caminho do êxito.
Confira!
Não contar com um planejamento para seu blog
Hoje, a maioria das empresas possui um blog. Isso se deve ao fato de que atualmente os gestores sabem da importância de investir em marketing de conteúdo como uma forma de garantir o crescimento do seu negócio. Afinal, é uma estratégia que oferece vários benefícios a uma organização, como:
- Consolidação da empresa no âmbito digital;
- Agrega valor aos produtos e serviços da organização, assim como à marca;
- Estreita o relacionamento entre empresa e clientes;
- Ajuda a organização a alcançar mais clientes e fazer mais vendas.
Todavia, um erro comum percebido em muitas organizações é que elas não planejam as ações em seu blog e, por conta disso, não alcançam os resultados almejados. Um blog é como uma pequena empresa, ou seja, necessita de atenção para que consiga conquistar seus objetivos.
Para gerir um blog, é preciso mais que apenas publicar conteúdos. É necessário definir estratégias, contratar recursos humanos qualificados, produzir conteúdos de valor e adotar um calendário editorial, além de acompanhar os resultados por meio de indicadores de desempenho.
Ter um blog desatualizado
Além de ser necessário investir em um planejamento, é fundamental também atualizar frequentemente o blog, para que sua empresa não passe a imagem de que não cuida desse espaço.
Ao ter um blog atualizado, certamente, é possível atrair e conquistar um público fiel, que visitará esse espaço sempre que uma nova publicação for feita. Sugere-se publicar conteúdos em um blog ao menos 3 vezes na semana ou, dependendo de sua audiência, mais de uma vez ao dia.
Existem blogs que, sem dúvida, requerem maior atenção, pois além de garantir a valorização dos produtos e serviços de uma empresa, contam com receita própria, vinda de suas ações no âmbito do marketing digital, como a formalização de parcerias com organizações que atuam no mesmo setor.
Contar com um blog não alinhado com sua empresa
Para que seu blog tenha sucesso, não caindo na ruína, é essencial também que ele esteja devidamente alinhado ao seu negócio. Como assim? Além de ser necessário contar com um visual alinhado à sua marca, é essencial que os temas abordados no blog também tenham relação com a natureza do seu empreendimento.
Por exemplo, não faz o menor sentido apresentar um conteúdo sobre pedras preciosas em seu blog se o seu negócio faz parte do ramo de saúde. Os conteúdos precisam estar diretamente ou indiretamente relacionados com o seu negócio, para que o blog seja capaz de produzir os resultados almejados.
Investir em conteúdos sem valor para seu público
Não basta apenas ter um blog para alcançar sucesso. É essencial investir na produção de conteúdos de valor, que sejam capazes de agregar algum benefício à vida de quem o lê, que pode ser seu cliente, mas também um visitante ou qualquer outra pessoa que tenha curiosidade sobre o assunto versado.
Como produzir conteúdo de valor? Não existe uma receita pronta para criar um post de valor informacional. Contudo, o que podemos dizer é que um conteúdo de valor possui algumas características que valem a pena conhecer:
- Citam dados baseados em pesquisas ou estudos científicos ou de mercado;
- Citam discursos de autoridades no assunto. Por exemplo, a Fundação Getúlio Vargas é uma instituição reconhecida pelas pesquisas de mercado que produz;
- O conteúdo é formulado levando-se em conta o perfil do público que se busca atingir. Ou seja, o conteúdo não é direcionado a qualquer pessoa, mas a um perfil específico, que pode ser, por exemplo, o gestor de marketing de uma empresa;
- O conteúdo é apresentado de forma organizada, isto é, as ideias são colocadas considerando sua ordem de importância para o assunto.
Não divulgar o blog
O blog é, normalmente, uma ou mais páginas integradas ao site de uma empresa. Geralmente é possível encontrar no site de uma organização o nome “blog” e, ao clicar sobre ele, o leitor é levado diretamente para uma página específica. Então, para garantir que este não seja o único caminho que leva o consumidor para o blog, por que não investir em outras formas de divulgação?
Muitas organizações não consideram isso e, devido a isso, não alcançam os resultados esperados. Por exemplo, é possível colocar o link do blog nas redes sociais, como no Instagram, Facebook, Twitter e em outras mídias sociais utilizadas pela organização.
Além disso, no final de um texto a empresa pode adotar comandos de ações sugerindo que o cliente acesse o blog para conferir mais conteúdos. É uma estratégia que pode elevar o tráfego orgânico desse espaço.
Não aplicar técnicas de SEO no conteúdo
Outro erro bem comum na gestão de um blog é não utilizar técnicas de SEO (Search Engine Optimization, em português, otimização de mecanismos de busca) nos conteúdos produzidos. Existem diversas técnicas que podem ser inseridas em um conteúdo a fim de que ele se torne mais relevante do ponto de vista do algoritmo do Google. Abaixo conheça as mais importantes:
Palavras-chave: usar palavras-chave pode ajudar o conteúdo a ser melhor ranqueado pelos motores de buscas do Google. Afinal, normalmente as pessoas usam palavras-chave para procurar assuntos ou produtos que as interessam.
Linkagem interna e externa: usar links em um conteúdo agrega valor ao assunto e expande a experiência do leitor, assim como também faz com que seja melhor ranqueado pelo Google.
CTA ou Comando de Ação: é uma técnica que consiste em determinar um comando que pode ser seguido pelo leitor. Por exemplo: “Acesse nosso site e saiba mais!”
Conhecer os principais erros cometidos pelas empresas na gestão do seu blog é uma estratégia que pode fazer com que sua organização adote ações mais eficazes, que a leve a alcançar seus objetivos com rapidez, como diferenciação no mercado.
Você sabia que a RedaWeb é uma agência de marketing de conteúdo especialista em produzir conteúdos de qualidade e que podem agregar valor ao seu negócio? Entre em contato conosco pelo 0800 750 5564 para saber mais ou, se preferir, assine agora mesmo um de nossos planos de produção!