Saiba o que é Key Performance Indicator (KPI)
Key Performance Indicator, ou KPI, é uma maneira de compreender de maneira qualitativa os seus esforços nas mais diversas áreas. Gestão financeira, RH, mas acima de tudo, marketing.
Com o mercado cada vez mais competitivo, tudo o que é feito em um negócio precisa ser mensurado. É preciso compreender o retorno e como a estratégia está se comportando na prática, para então otimizá-la ou encerrá-la de vez.
Venha conferir um conteúdo exclusivo que irá explicar tudo o que você precisa saber sobre esse conceito e como aplicar no seu negócio. Boa leitura!
O que é Key Performance Indicator (KPI)?
Você já deve ter ouvido falar muito desse termo por aí, mas muitas pessoas ainda não sabem exatamente o que é e como funciona.
O KPI, em tradução direta, é Indicador-chave de Performance. Trata-se de uma métrica que é relevante para o que está sendo analisado. E compreenda que nem todas as métricas atendem esse pré-requisito.
Por exemplo, a taxa de conversão é um KPI, uma vez que ele indica que o seu cliente está ativamente se relacionando com o seu conteúdo. Já o número de seguidores, na maioria dos casos, é apenas uma métrica de vaidade, que na prática não significa muita coisa.
O número de seguidores representa um valor real e é capaz de entregar informações valiosas quando é analisado em conjunto com outros indicadores. O KPI é capaz de entregar uma informação clara que, por si só, já é completa.
Por outro lado, é sempre preferível utilizar os KPIs em conjunto, e não de maneira isolada. Fazendo dessa forma é possível compreender não apenas os processos, mas como eles se relacionam entre si.
Por que usar KPIs na estratégia de marketing?
Saiba que existe KPI para tudo o que você precisar dentro de um negócio. Porém, o marketing é a área com maior variedade, dada a complexidade que uma boa publicidade carrega.
Esses indicadores servem para compreender se os esforços estão gerando resultados relevantes. Para isso, invariavelmente, estão ligados a um objetivo. Só podemos chegar a algum lugar, se sabemos para onde queremos ir.
Os KPIs funcionam como placas nessa estrada. Se perseguimos os indicadores e compreendemos o seu significado, podemos elaborar estratégias para chegar mais rapidamente ao resultado desejado.
Além do mais, é uma maneira de compreender se os recursos estão sendo alocados da maneira correta. Dentro do marketing existem indicadores específicos para esse tema, e abordaremos para você compreender melhor.
Como escolher KPIs
Tenha em mente que não há uma regra, afinal, cada pessoa ou marca possui diferentes objetivos. Assim, sempre escolha os indicadores que são chave para a sua realidade, mesmo que não funcionem tão bem para outras empresas.
Você pode até mesmo montar o seu próprio indicador, basta respeitar algumas regras:
- Precisa ter uma finalidade específica;
- Deve contar com valor de referência;
- Poder ser calculado dentro de um período;
Perceba que o número de seguidores não respeita nenhum desses critérios!
Conheça aqui os principais:
CAC - Custo de Aquisição de Clientes
O custo de aquisição de clientes tem como finalidade compreender os custos com marketing e vendas para cada cliente que fecha negócio, seu valor de referência depende de cada empresa e do ticket médio, e pode ser calculado para cada estratégia implementada.
Trata-se de uma simples equação. Some todos os gastos com marketing e vendas, e divida pelo número de clientes novos, tudo dentro de um período.
Se o seu custo para adquirir clientes é maior do que o ticket médio, as estratégias estão jogando dinheiro fora. Se é menor, você está no caminho certo.
Taxa de Churn
O churn é o número de clientes que deixam a sua base de consumidores por inúmeras razões. É chave para compreender se os serviços estão atendendo as expectativas do público, ou se ele está se frustrando.
Calcula-se pelo número de clientes que saem da base de contato, dividindo pelo número de clientes ativos no início do período estudado. O resultado é uma porcentagem que dificilmente é 0, mas quanto mais próximo desse valor, melhor.
Taxa de conversão
Ao contrário do churn, é o KPI que indica quantas pessoas estão avançando no funil de vendas. Converter é quando um lead se torna cliente, ou quando um cliente se torna um promotor da sua marca.
Quando prestar atenção em um KPI?
Os indicadores-chave, dependendo do objetivo e período de análise, possuem diferentes intervalos de frequência. Para o marketing digital podem ser usados a cada campanha, mas comparar entre elas, ou até mesmo dentro de uma só campanha se ela contar com diferentes formatos.
Via de regras, KPIs foram feitos para serem acompanhados. Portanto, se você quer uma gestão pautada em dados, eles serão os seus melhores amigos e o acompanharão quase diariamente.
Paralelamente, você deve dar prioridade para aqueles que rompem as margens.
As margens de tolerância são as áreas que indicam o quanto é saudável que um indicador varie no seu negócio.
O CAC, por exemplo, é altamente subjetivo. Deve ser o mínimo possível para uma marca de canetas, mas tende a ser maior se falamos de uma imobiliária, afinal, os tickets médios são muito distantes.
Dessa forma, ao definir um limite de tolerância para cima e para baixo, é uma maneira de se manter em alerta quando algo está fora do normal.
Se o ticket médio do seu negócio é de R$ 100, evidentemente o seu CAC pode ser de no máximo esse valor, de preferência menos se considerarmos que precisamos ter um lucro.
Ao passar disso, você automaticamente compreende que precisa tomar medidas urgentes para contornar a situação. Essa é a magia dos KPIs. Eles não precisam ser diários, mas quando representam um risco, eles avisam.
KPIs: Inteligentes por natureza
Os KPIs são SMART por natureza, isso é, eles refletem objetivos específicos, que tem um prazo para acontecer, são atingíveis e relevantes para o negócio. A métrica desses objetivos, são KPIs.
Se o objetivo não é específico, não tem como saber o que mais importa. Se não pode ser medido, não tem sentido sem ser levado adiante. Se não são atingíveis, para que perder tempo?
Os KPIs são as métricas que verdadeiramente significam algo para o seu negócio. Eles dependem da realidade de cada marca, mas todas precisam utilizá-los para parar de jogar dinheiro fora e tomar decisões mais acertadas.
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