Blog Saiba como funciona o Google Analytics

Saiba como funciona o Google Analytics

pessoa analisando dados no google analytics

Um dos principais benefícios que a tecnologia trouxe para o marketing foi a possibilidade de mensuração e acompanhamento de métricas em tempo real. Ou seja, acompanhar os resultados de suas estratégias, o desempenho de suas páginas na internet para aumentar o seu número de clientes, entre muitas outras informações.


E tudo isso é bastante facilitado por conta do uso de ferramentas como o Google Analytics, que reúne uma série de métricas de grande importância em uma mesma plataforma, para que o seu acompanhamento seja instantâneo e em tempo real. E, diferentemente do que muitas pessoas imaginam, não é preciso ser um gênio da informática e tecnologia para que se possa utilizar o Google Analytics.


A facilidade da plataforma permite que todas as pessoas, mesmo pequenos empresários e profissionais que estão no começo de seu trabalho na internet, possam acompanhar as suas métricas e otimizar seus resultados. Porém, é preciso que se tenha uma compreensão, ao menos básica, de como esta plataforma funciona, para que se consiga usufruir de todos os seus benefícios.


O funcionamento do Google Analytics


O primeiro ponto que se precisa saber a respeito do Google Analytics é que esta é uma ferramenta gratuita, oferecida pelo Google para que as pessoas possam acompanhar de maneira mais precisa as informações de seus sites. Assim, não é preciso que se tenha qualquer tipo de investimento para o uso desta plataforma, o que a torna ainda mais atraente a qualquer empresa ou profissional.


O único requisito para a utilização do Google Analytics é que você já tenha uma conta em qualquer plataforma do Google, como um endereço de e-mail do Gmail, por exemplo. Caso já tenha esta conta, poderá utilizar o mesmo endereço para a utilização desta plataforma, do contrário, precisará criar uma conta do Google para ter acesso a esta ferramenta.


Com esta conta criada e o acesso ao Google Analytics de maneira completa, o próximo passo é compreender que esta ferramenta funciona por meio de um código de acompanhamento. Ou seja, um código de sua conta do Google Analytics é disponibilizado para que você o insira em seu site para que a plataforma receba todas as suas informações.


Assim, para a utilização do Google Analytics de forma completa, é preciso acessar as configurações de seu site e encontrar a opção de backend HTML das páginas que deseja acompanhar. Nesta opção, basta colar o código disponibilizado pelo Google Analytics assim que você começou a utilizar esta plataforma.


A presença deste código nas configurações de seu site fará com que os cookies presentes nos computadores de seus visitantes sejam utilizados para o acompanhamento de seu comportamento no site. Vale ressaltar que isso acontece de forma completamente anônimo e nenhum dado pessoal dos visitantes é coletado pelo Google Analytics.


Por meio destes cookies, a plataforma consegue analisar se o visitante já havia acessado o seu site ou se é um novo visitante, quanto tempo passou em suas páginas, quais os conteúdos acessados e outros dados sobre as informações de seu comportamento enquanto esteve conectado em sua página.


Com estas informações, o Google Analytics consegue transformar os dados em métricas, as quais podem ser acompanhadas por você em sua conta a qualquer momento. Isso significa que a utilização do Google Analytics não requer nenhum grande trabalho após a inserção de seu código no site a ser acompanhado, o que torna ainda mais simples o seu uso por qualquer pessoa.


Os benefícios da utilização do Google Analytics


Agora que você sabe como funciona o Google Analytics, é importante conhecer, também, as suas vantagens, e os motivos que fazem com que esta seja uma das ferramentas mais importantes para os profissionais atualmente.


A seguir, confira quais são os principais benefícios do uso do Google Analytics e como esta plataforma pode lhe ajudar em seu dia a dia:


Acompanhamento de métricas em tempo real


Esta á a principal utilização do Google Analytics, e, também, a sua maior vantagem, pois é uma ferramenta que permite aos profissionais o acompanhamento de dados em tempo real. Ou seja, não é sequer preciso esperar algum tempo para conhecer os resultados de desempenho de suas páginas.


A qualquer momento do dia, basta acessar a sua conta do Google Analytics e todos os resultados de diversas métricas estarão disponíveis para você, de modo que possa estabelecer estratégias comerciais baseadas nestes dados.


Identificação de seus pontos fortes e fracos


Outro fator que faz com que o uso do Google Analytics seja muito positivo a qualquer empresa ou profissional é a identificação de pontos fortes e pontos fracos em seu site. Isso significa que, por meio dos dados oferecidos pela plataforma, você pode saber quais foram as suas ideias que se saíram bem, na prática, e quais deixaram a desejar.


A identificação dos pontos fracos de seu site, também, é um dos fatores que mais tornam essencial o uso do Google Analytics, pois permite uma ação rápida para a correção de erros que possam ter colocado em risco o resultado de suas estratégias de marketing. Desta forma, se logo no início de uma campanha você já nota um resultado abaixo do esperado, pode agir antes que isso comprometa todo o seu trabalho, com a correção de pontos específicos.


Em longo prazo, isso pode representar até mesmo uma economia para suas finanças, pois estratégias de marketing fracassadas não geram o dinheiro necessário para que se cubra o seu investimento, de modo que pode ocorrer o prejuízo com estas ações. Assim, o Google Analytics pode ser um aliado até mesmo na segurança de seu investimento, pois impede que este tipo de problema possa acometer os seus sites e ações de marketing.


Relatórios personalizados


Além da possibilidade de acompanhamento das métricas de seu site, o Google Analytics ainda permite que se tenha relatórios personalizados a respeito do desempenho de sua página. É possível estabelecer uma periodicidade para estes relatórios, e destacar os pontos mais importantes em sua estratégia.


Dessa forma, até mesmo a avaliação das métricas e de todos os números disponibilizados pela ferramenta são ainda mais fáceis de serem compreendidos, de maneira que o seu trabalho seja ainda mais otimizado.


Além de contar com uma ferramenta como o Google Analytics, é preciso que o seu site tenha bons conteúdos, para que possa oferecer informações relevantes aos visitantes, de modo que estes passem a visitar sua página de maneira mais regular.


Para contar sempre com o melhor conteúdo para seu site, entre em contato com a RedaWeb pelo site www.redaweb.com.br, ou pelo telefone 0800 750 5564, e conheça os nossos planos de produção de conteúdo disponíveis, para escolher aquele que melhor atenda às suas necessidades.

Artigos relacionados.

Ver mais artigos
entenda-como-aplicar-corretamente-o-marketing-juridico dicas-para-melhorar-os-resultados-do-marketing-na-sua-agencia entenda-o-que-e-marketing-de-emboscada-e-os-principais-exemplos
Whatsapp
Ligue grátis 0800 750 5564
Ligue grátis 0800 750 5564