Saiba como criar conteúdos incríveis no YouTube
O YouTube é, hoje, uma das principais plataformas que permite a interação entre profissionais e seu público, pois os vídeos são uma forma de conteúdo bastante completa, e que permite uma grande diversidade de material publicado na plataforma. Porém, embora seja uma plataforma que permite que se utilize toda a sua criatividade, muitas pessoas podem encontrar dificuldade na hora de usá-la.
Esta dificuldade está, em especial, na criação de conteúdos de boa qualidade nesta plataforma de vídeos. Ou seja, diante da possibilidade de criar conteúdos audiovisuais de qualquer tema, com diferentes aspectos, muitas pessoas, inclusive profissionais, podem se perder neste processo de criação.
O resultado é que estas pessoas podem até mesmo chegar a criar alguns materiais, mas não conseguirão chegar a uma excelência de conteúdo, o que impede o seu crescimento dentro desta plataforma. Porém, diferente do que algumas pessoas podem imaginar, superar esta dificuldade na criação de conteúdos no YouTube pode ser algo muito mais simples do que se imagina.
Dicas para conseguir criar conteúdos de grande qualidade para seu canal no YouTube
Para te ajudar a conseguir melhorar os conteúdos em sua página no YouTube, confira a seguir algumas dicas simples, mas muito eficazes, que podem fazer com que você tenha vídeos muito melhores e consiga crescer dentro desta plataforma:
1. Busque conhecer melhor o seu público-alvo
O primeiro passo para que você consiga criar conteúdos incríveis para o seu canal do YouTube é conhecer o mais profundamente possível o seu público-alvo. Isso porque é por meio deste conhecimento que você deverá basear os conteúdos que serão criados para esta plataforma.
Assim, faça algumas pesquisas sobre o tema que você deseja publicar em seu canal, bem como as pessoas que possuem maiores chances de se interessar por este tipo de conteúdo. Isso permitirá que você consiga estabelecer um tipo de linguagem a ser utilizado, saber qual o tipo de conteúdo preferido por estas pessoas, o estilo de vídeo que mais agrada a este público, entre outros detalhes.
Além disso, ao saber quem é o seu público-alvo e conhecer os seus hábitos, você ainda poderá traçar estratégias muito melhores para a divulgação de seus vídeos, assim que forem publicados no YouTube. Desta forma, todo o sucesso de um canal nesta plataforma passa pelo conhecimento de seu público-alvo.
2. Siga uma agenda de conteúdo e de publicações
Após conhecer o seu público-alvo, que são as pessoas que consumirão o conteúdo publicado em seu canal do YouTube, o passo seguinte para conseguir criar conteúdos de excelente qualidade é estabelecer uma agenda a ser seguida. Esta agenda deve compreender dois tópicos importantes, que são o conteúdo que será publicado e a periodicidade em que suas postagens serão feitas nesta plataforma.
A agenda de conteúdo permitirá que você tenha um controle melhor sobre os assuntos a serem abordados em seu canal do YouTube, de forma que possa ter um prazo maior de pesquisa e produção de seus vídeos.
Já a periodicidade é algo que ajuda a fazer com que mais pessoas comecem a seguir seu canal, com o conhecimento sobre o dia em que novos vídeos serão publicados.
Neste ponto, não há uma regra a ser seguida, embora o ideal seja que se tenha uma agenda de conteúdo bastante antecipada, para que consiga realizar conteúdos com uma qualidade maior. Com relação à periodicidade, a definição é um pouco mais pessoal, embora a tendência é que as publicações sejam feitas uma ou duas vezes por semana.
3. Diversifique o formato de seus vídeos
Um erro bastante comum de algumas pessoas no YouTube é apostar em apenas um mesmo formato de vídeo, o que pode fazer com que as pessoas se sintam desmotivadas a acompanhar seus conteúdos por imaginar uma falta de novidades. Obviamente, é possível manter um estilo padrão de vídeos, mais utilizado em seu canal, mas intercalado com algum outro formato.
A definição do formato de seus vídeos depende bastante, também, da análise de seu público-alvo, pois alguns formatos tendem a ser mais bem aceitos por um público específico, enquanto outro tipo de público pode preferir formatos completamente diferentes.
O mais tradicional é que se tenha em seu canal, vídeos com formatos de conteúdo como vlogs, tutoriais, helps, time-lapse e unboxing, que são alguns dos mais conhecidos e mais consumidos dentro da plataforma. Dentro de seu segmento, é possível definir dois, ou até três estilos mais adequados, e que podem ser intercalados para que seus seguidores tenham sempre novidades em seu canal, e se sintam mais motivados a consumir seu conteúdo.
4. Utilize técnicas de SEO
É comum que algumas pessoas imaginem que os conteúdos no YouTube não tenham o uso de técnicas de SEO, por se tratar de um material audiovisual. Porém, o seu conteúdo nesta plataforma vai muito mais além do que o próprio vídeo, pois existem os detalhes como a descrição do vídeo, título, uso de hashtags, entre outros que precisam ser preenchidos para um conteúdo mais completo.
E é neste ponto que entram as técnicas de SEO em seu conteúdo no YouTube, pois o uso destas técnicas nos pontos escritos de seu canal pode fazer com que o seu conteúdo tenha um destaque muito maior e que seja visto por mais pessoas.
Um exemplo disso é no caso em que a descrição de seu vídeo leve este conteúdo a uma posição de destaque em sites de pesquisa como o Google. Desta forma, assim que alguém procurar por um tema relacionado a seu vídeo, este conteúdo será indicado como relevante para este usuário da internet.
Além destes pontos que podem ser trabalhados para que o seu conteúdo no YouTube seja muito mais bem qualificado, e possa atrair a um maior número de seguidores, é importante, também, trabalhar uma boa divulgação de seu vídeo. Isso pode ser feito com a sua conta em outras redes sociais, como Facebook e Instagram, por exemplo, para que o seu alcance seja ainda maior.
Agora que você sabe como criar conteúdos incríveis para o seu canal no YouTube, utilize estas dicas e conhecimentos para otimizar o material produzido para esta plataforma, de modo que possa crescer em seu segmento e se tornar ainda mais relevante a seu público-alvo.
Para garantir o sucesso de seu conteúdo no YouTube e em qualquer outra plataforma, é preciso que o seu conteúdo também tenha relevância e qualidade, de forma que atraia e prenda a atenção de seus seguidores.
A melhor forma de garantir esta qualidade em seus conteúdos é entrar em contato com a RedaWeb pelo site www.redaweb.com.br, ou pelo telefone 0800 750 5564, e conhecer os planos de produção de conteúdo disponíveis, de modo que você possa escolher o melhor para você, de acordo com suas estratégias!