Saiba como avaliar o conteúdo do seu site
Com uma importância cada vez maior de estar presente na internet, as empresas passaram a investir de forma cada vez mais forte em sites próprios, páginas em redes sociais, blogs e outras plataformas que permitam tornar sua marca mais próxima do público e, consequentemente, mais conhecida. Dessa maneira, qualquer empresa que deseje atingir melhores resultados, deve possuir ao menos uma estratégia de marketing digital, para conseguir otimizar seus números por meio de sua presença digital.
Entre essas estratégias, uma das mais eficientes, e também uma das mais utilizadas pelas empresas, é o marketing de conteúdo, que proporciona uma divulgação de sua marca muito mais além da publicidade simples. Isso porque, por meio do marketing de conteúdo, é possível levar até seu público-alvo uma série de informações e conhecimento a respeito de seu segmento de mercado, o que ajuda a ampliar a credibilidade de sua marca e a obter destaque na área.
Porém, para que o marketing de conteúdo possa, de fato, apresentar bons resultados para a sua empresa, é preciso que o material compartilhado em suas páginas tenha uma boa qualidade, além de atratividade para o seu público-alvo e relevância. Somente com a união entre estes pontos é que sua estratégia poderá render bons números de alcance, receptividade e conversão para sua marca.
Para garantir esse bom resultado, é preciso realizar uma avaliação constante da qualidade de seu conteúdo, para ter certeza de que o material oferecido ao seu público possui uma boa qualidade e irá beneficiar a sua marca. No entanto, muitas empresas deixam de realizar essa avaliação por não saberem quais são os critérios que devem existir e os pontos levados em consideração para avaliar o conteúdo disponibilizado em seu site, blog ou páginas em redes sociais.
O que deve ser analisado para avaliar o conteúdo de seu site
Confira, a seguir, quais são os pontos que devem ser analisados para que você consiga realizar uma boa avaliação do conteúdo presente em seu site, de modo a manter um marketing de conteúdo de qualidade e que apresente bons resultados para a sua empresa:
1 - Poder de persuasão
Todos os conteúdos publicados em seu site devem possuir um objetivo, seja o de gerar leads, divulgar sua marca, educar seu público, ou gerar taxa de conversão por meio das vendas de seus serviços e produtos. Assim, é importante que o seu conteúdo possua condições de transformar esse objetivo em realidade, ou seja, que tenha poder de persuasão para chegar ao resultado desejado.
Isso faz com que o poder de persuasão seja um dos pontos mais importantes a serem avaliados em seu conteúdo, pois é o que poderá impulsionar ou reduzir seus resultados, de uma forma geral. Dentre os pontos que devem ser analisados na avaliação de seu poder de persuasão, estão:
- Título atraente e objetivo;
- Transmissão clara de objetivo para o público;
- Demonstrações visuais da oferta ou informação que está em seu conteúdo;
- Foco em uma única ação esperada de seu público;
- CTA claro e objetivo ao final ou ao longo de seu conteúdo.
Com esses pontos otimizados, seu conteúdo poderá apresentar resultados muito melhores, com uma qualidade que permite manter uma imagem muito mais positiva de sua marca perante o seu público-alvo.
2 - Uso de técnicas de SEO
Outro ponto muito importante para determinar a qualidade do conteúdo de seu site é o uso de técnicas de SEO que possibilitem obter um maior destaque em sites de busca, como o Google, por exemplo. Um bom uso das técnicas de SEO permite que sua página tenha um maior destaque nos resultados de pesquisa destes buscadores, o que eleva as chances de mais visualizações de seu conteúdo, com um consequente aumento de alcance e maior divulgação de sua marca.
Algumas técnicas de SEO são mais conhecidas, como o uso de palavras-chave de cauda longa, densidade destas palavras, títulos otimizados, entre outros. É importante que essas técnicas sejam bem trabalhadas, embora existam diversos fatores que interfiram na qualidade de SEO do seu conteúdo.
Assim, o uso de SEO é um trabalho constante e muito detalhado, e a avaliação serve para observar também como essas técnicas são trabalhadas dentro de seu conteúdo, o que permite identificar pontos a serem melhorados em busca de melhores resultados no marketing de conteúdo.
3 - Responsividade de seu conteúdo
Com a internet cada vez mais acessível, por meio de aparelhos móveis como tablets, celulares e smartphones, é preciso ter conteúdos que se adaptem a esses aparelhos, sem que isso atrapalhe o consumo de seu público. Ou seja, é necessário um conteúdo responsivo, que se adapte a essas diferentes plataformas para que o público possa acessar seu site a qualquer momento e no aparelho de sua preferência, o que aumenta de forma exponencial as suas chances de mais visualizações.
Dessa maneira, a responsividade de seus conteúdos deve ser um ponto de destaque a ser avaliado, para conhecer a qualidade de seu conteúdo e de seu site, de uma forma geral, pois é um diferencial que impacta diretamente nos resultados do marketing de conteúdo de sua empresa. No caso de seu conteúdo ser avaliado como não responsivo - que perde qualidade em diferentes aparelhos - é preciso modificar isso de forma imediata para não comprometer suas estratégias.
4 - Velocidade de carregamento de seu conteúdo
Uma das coisas que mais faz com que conteúdos deixem de ser consumidos na internet é a baixa velocidade de carregamento, ou seja, conteúdos muito pesados que não podem ser vistos rapidamente pelo público. Com uma internet cada vez mais dinâmica e rápida, é preciso que seu conteúdo acompanhe esse ritmo e permita que as pessoas o consumam de forma dinâmica, com uma rápida visualização.
Assim, se seu conteúdo apresenta um tempo muito grande de espera para ser carregado, é preciso realizar mudanças que o tornem mais leve e rápido. Essa demora pode ser causada pelo uso de imagens muito grandes, vídeos longos ou outros detalhes que podem ser alterados em sua produção, caso seja necessário.
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