Saiba como aumentar o tráfego nas redes sociais
Ter um bom tráfego nas redes sociais é fundamental para a empresa que busca alcançar mais potenciais clientes e, dessa forma, aumentar suas vendas. Afinal, as redes sociais possuem bilhões de usuários, sendo assim ambientes com um grande potencial de garantir o alcance dos objetivos do seu negócio.
Tendo isso em vista, elaboramos este conteúdo com o objetivo de apresentar algumas dicas que podem ajudar você a aumentar o tráfego de suas redes sociais. Boa leitura!
Invista em um conteúdo de valor para seus clientes
Uma forma de aumentar o tráfego nas redes sociais da sua empresa é investir na produção de conteúdos de valor, que sejam capazes de conquistar mais clientes. Conteúdos superficiais e que não trazem inovação para o público sem dúvida pode fazer com que este não sinta vontade de acompanhar suas redes sociais.
Um conteúdo de valor é profundo e traz dados que podem ajudar o leitor a entender melhor o assunto abordado. Por exemplo, apresenta pesquisas feitas por órgãos de referência, como IBGE, IPEA, universidades, conselhos profissionais, agências especializadas, etc.
Por isso, na hora de montar um conteúdo, aborde suavemente o assunto e apresenta dados sólidos, que tragam informações de valor para os clientes e potenciais clientes. Ao fazer isso, as suas redes sociais se tornarão referência para qualquer empresa/cliente, o que aumenta seu tráfego.
Aplique hiperlinks em seus posts
É uma estratégia que também pode contribuir para o aumento do tráfego das suas redes sociais. Ao ler um post com links para outros conteúdos, o leitor tem a certeza que está diante de um conteúdo completo, capaz de garantir que seus conhecimentos sejam enriquecidos.
Por exemplo, se você deseja abordar a importância da energia solar para a redução de custos da empresa, por que não inserir links que possam fazer com que o leitor aprenda mais sobre as palavras-chave relacionadas à pauta? É uma forma de tornar o conteúdo completo e de garantir que ele seja atrativo para quem o lê.
No entanto, ao fazer uso de hiperlinks, é importante que sejam colocados estrategicamente nas palavras-chave relacionadas. Assim, o leitor poderá clicar nelas para aprofundar seus conhecimentos.
Participe de grupos de discussões
Os grupos de discussões em redes sociais como o Facebook são essenciais para quem deseja ter a oportunidade de levar seus conteúdos para pessoas que já demonstraram interesse de certa forma no assunto. Afinal, se elas estão em um grupo de discussão especializado é porque têm interesse em saber mais sobre ele.
Assim, você pode usar o grupo de discussão para divulgar os conteúdos postados nas redes sociais, ampliando dessa forma seu alcance. Também pode estimular as pessoas do grupo a ler os posts, a partir de mensagens criativas e interativas.
Mantenha a frequência das publicações em suas redes sociais
Manter a frequência das publicações é também uma forma de garantir o aumento do tráfego em suas redes sociais. Afinal, quando a empresa não cuida bem das suas redes sociais, não publicando conteúdos, elas podem ser vistas como abandonadas, não atraindo assim potenciais clientes.
É recomendado publicar nas redes sociais ao menos uma vez por dia. No entanto, a frequência ideal é duas vezes por dia. A empresa pode publicar posts fixos, como textos e vídeos, mas também utilizar a criatividade para promover conteúdos interativos, a exemplo dos stories.
Hoje, uma grande parte dos usuários das redes sociais faz uso dos stories, o que faz desse recurso uma estratégia fundamental para quem busca aumentar o tráfego.
Permita aos clientes curtir, comentar e compartilhar seus conteúdos
É importante também para sua empresa possibilitar que o cliente possa curtir, comentar e compartilhar os conteúdos publicados nas redes sociais. A interação promovida pelo post ou conteúdo faz com que ele ganhe maior importância nas redes sociais, alcançando mais clientes.
Afinal, ao curtir, por exemplo, uma imagem no Instagram, ela aparece no campo de pesquisa de outros usuários, o que amplia seu alcance. Assim, você consegue aumentar o tráfego orgânico de suas redes sociais e, dessa forma, alcançar mais clientes.
Monte uma boa estratégia de direcionamento para suas redes sociais
Essa é uma das dicas mais importantes, sendo de fundamental importância sua adoção. Então, busque montar uma boa estratégia de direcionamento para suas redes sociais.
Como isso pode ser feito? Hoje, é raro uma empresa que se preze não possuir blog e site. Normalmente, ela utiliza o blog para publicar conteúdos educativos e informacionais para seus clientes e potenciais clientes. Nas pautas, a equipe de marketing pode estimular os clientes a visitarem as redes sociais da empresa, o que aumenta seu tráfego.
Isso pode ser feito em qualquer estratégia de conteúdo adotado pela marca, desde a publicação em blog, até o envio de e-mail marketing ou divulgação de posts em veículos de comunicação off-line, como revista, por exemplo.
Escute o que seu cliente ou potencial cliente tem a falar
Infelizmente, nem sempre a empresa é esperta o suficiente para produzir conteúdos que sejam do interesse do seu cliente ou potencial cliente. É muito comum isso acontecer no mercado, o que você deve evitar.
O primeiro motivo pelo qual é importante evitar isso é o fato de que o cliente é, via de regra, aquele que torna possível o funcionamento do seu negócio. Por isso, escutá-lo é essencial para alinhar sua estratégia de marketing aos seus interesses.
Portanto, como dica ouça com atenção o que o cliente tem a dizer e só passe a produzir e publicar conteúdos que tenham relação com seus interesses. É somente a partir disso que sua empresa pode planejar seu calendário editorial, focado nos assuntos que sejam do interesse do seu cliente ou potencial cliente.
Normalmente, os clientes e potenciais clientes gostam de conteúdos com dicas sobre como eles podem alcançar seus objetivos, sejam pessoais ou profissionais.
Responda aos seus clientes e potenciais clientes nas redes sociais
Por fim, como última dica: não faça como muitas empresas por aí, que não dialogam com seus clientes e potenciais clientes, os deixando muitas vezes sem respostas.
Para garantir o aumento do tráfego das suas redes sociais, é importante não apenas publicar conteúdos de forma frequente e alinhados com os interesses do seu público, mas também respondê-lo.
Você pode utilizar uma tecnologia de monitoramento de rede social, que notifique sua empresa sempre que alguma menção for feita a ela, seja no Facebook, Instagram ou qualquer outra rede social. Assim, poderá interagir melhor com seus clientes e garantir que sua empresa seja vista positivamente no âmbito digital.
Dicas não faltam, agora para que você aumente o tráfego das redes sociais da sua empresa. Adotá-la é fundamental para que consiga alcançar seus objetivos com rapidez.
A RedaWeb é uma agência de marketing que pode ajudar sua empresa a produzir conteúdos de valor para seus clientes. Entre em contato conosco pelo número 0800 750 5564 e saiba mais.