Qual é o melhor canal para divulgar o infográfico da minha empresa?
Um infográfico é uma ferramenta de conteúdo capaz de transmitir informações através de desenhos, fotos, vídeos e os mais diversos elementos gráficos. Ele pode ser publicado sozinho, mas em geral, serve como complemento de um texto, ajudando a enriquecer as informações e provocar mais impacto ao leitor.
Saber onde ele deve ser publicado para ser mais atraente ao visitante é a chave das estratégias de marketing de conteúdo e digital. Essa preocupação é um ótimo sinal, que demonstra o cuidado em oferecer os melhores tipos de conteúdo para cada etapa do funil de vendas e qual é o mais adequado canal de distribuição para obter os resultados esperados.
Como usar um canal de comunicação
Existem várias formas de se comunicar e a internet oferece diversos meios para transmitir mensagens, com características diferentes como tipo de público, ferramentas disponíveis, espaço, audiência, entre outros. Chamados de canais de comunicação, eles são utilizados pelo marketing digital como base de suas estratégias de captação de leads qualificados.
O desejo da marca é que as escolhas certas ajudem a estabelecer uma relação mais ampla e direta com o seu público. É um espaço onde é possível captar visitantes, transformá-los em leads até que cheguem a clientes satisfeitos do produto. Cada canal oferece experiências diferentes, que podem servir para apresentar novos produtos ou serviços, oferecer informações qualificadas sobre sua temática, manter contato com quem já é cliente para tirar suas dúvidas e ouvir críticas, compartilhar materiais inovadores e muito mais.
O fundamental é que ele seja utilizado para levar até o usuário uma experiência ampla e agregadora de valor. Que seja capaz de oferecer a ele soluções, aproximando-o do que pode levá-lo ao esclarecimento e novas ideias. Esses canais também são excelentes espaços para conhecer melhor o seu público-alvo, através daquilo que ele curte, compartilha, segue e se inspira.
É função do canal de comunicação ajudar na construção da marca junto ao seu consumidor e também no mercado. É fundamental conhecer os canais de comunicação disponíveis, para identificar as personas que compõem sua base, a linguagem e dinâmica, as possibilidades de divulgação orgânica e paga, e muito mais.
Há canais de comunicação que são específicos para profissionais, como é o caso do Linkedln, de linguagem mais formal e o foco mais voltado ao network para possibilidades de novos cargos, assim como empresas que buscam um público mais segmentado e com nível de escolaridade mais elevado. Enquanto redes sociais como o Facebook abrangem um público muito maior, com grande quantidade de personas e uma linguagem mais informal.
Essa gama de possibilidades indica que não existe um canal ideal para a publicação de conteúdos, mas o mais indicado para a marca é onde está a sua persona em seu estágio de vendas. Também deve ser avaliado se o canal comporta o tipo de conteúdo a ser publicado, afinal, em uma rede social os textos devem ser mais curtos e objetivos, enquanto blogs aceitam bem artigos e qualquer outra mídia.
Melhores canais de comunicação para uso do infográfico
O infográfico é um conteúdo rico, que pode ser criado com vários tipos de mídias para transmitir a informação de forma mais direta, completa e atraente. Eles podem ser utilizados por conteúdos educativos, técnicos, noticiários ou apenas para ilustrar um artigo, mas são capazes de direcionar a atenção do usuário e dar a ele mais detalhes sobre o assunto abordado.
Sua atuação é baseada em princípios psicológicos, já que a união entre texto e imagem atingem zonas distintas do cérebro. Enquanto o lado direito interpreta figuras e afeta o plano das emoções, o lado esquerdo é mais racional e usa o raciocínio lógico para entender os textos e dados publicados. A atuação em conjunto das duas áreas do cérebro permite atrair o usuário de forma mais ampla e completa, ativando reações mais surpreendentes.
Os infográficos podem e devem ser usados em redes sociais, mas a escolha dos melhores canais para sua publicação obedece a critérios do objetivo do negócio. É ele que leva ao conhecimento da marca, reflexão e fechamento do negócio, enquanto também avalia as metas de prospects como o entendimento do trabalho, noções de soluções, interesse em encontrá-las, identificação de valores, avaliação dos produtos, o estreitamento de relações, valor social, negociação e, finalmente, a compra em si.
Redes sociais como o Facebook, Twitter Linkedln, Google + e Instagram se encaixam na etapa de conhecimento da marca. Quando o usuário toma conhecimento do conteúdo, inicia o seu processo de entendimento das soluções e se torna um lead iniciando um real interesse pela marca.
Nas fases seguintes, o uso de infográficos é bastante apropriado em redes sociais mais rápidas e com respostas imediatas como o Twitter e Instagram, assim como permite a utilização plena do blog corporativo, do e-mail marketing, webinários e e-commerce.
As redes sociais estão presentes na vida da maior parte dos usuários da internet. Manter presença ativa é muito importante para estar conectado com seu público-alvo, mas nem sempre o mais indicado são as com maior número de usuários e sim a que possui o maior número de clientes que a marca deseja atingir.
O e-mail marketing é uma versão mais direcionada e ampliada da antiga mala direta. São enviados e-mails personalizados para os leads, com informações específicas para a sua posição no funil de vendas e que podem ser de grande utilidade para ele. Os infográficos são muito bem-vindos nesse tipo de canal, por causarem impacto visual, serem mais objetivos, dinâmicos e divertidos.
Os webinários são ótimas ferramentas para marcar a autoridade sobre o assunto escolhido e criar um engajamento maior da persona. Tudo, porque o mecanismo do webinário permite promover cursos, palestras e streams ao vivo e criar debates que ampliam o conhecimento sobre o tema. É também uma ótima forma de apresentar o produto para leads com uma posição mais elevada no funil de vendas e que sejam capaz de compreender que nele pode estar a solução para suas questões.
O infográfico no e-commerce ajuda a apresentar os produtos disponíveis, sua utilização, imagens sobre ele e muito mais. Serve para ampliar a dinâmica da conquista, fazendo com que o usuário possa visualizar o produto e até como ele pode ser ao vivo.
O marketing digital possui uma grande variedade de canais de comunicação, que absorvem públicos diferentes e possuem linguagens que correspondem ao interesse deles. O infográfico é um tipo de conteúdo mais dinâmico, atraente, interessante e que tem como objetivo informar de forma mais objetiva e ampla. Em geral, serve de complemento de um texto e pode ser feito com vários tipos de mídias como gráficos, imagens e vídeos.
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