Blog Publicidade e propaganda: saiba as principais diferenças

Publicidade e propaganda: saiba as principais diferenças

Publicidade e propaganda: saiba as principais diferenças

O universo do marketing é amplo e envolve uma enorme quantidade de termos, conceitos e estratégias diferentes. Alguns desses conceitos são bem próximos e, muitas vezes, tratados erroneamente como sendo sinônimos.

Dois termos que representam coisas diferentes e que muitas vezes são tratados como coisas iguais são Publicidade e Propaganda. Talvez a raiz dessa confusão seja o próprio nome do curso universitário, que geralmente leva os dois nomes no título e induz a ideia de que são a mesma coisa.

A Publicidade e a Propaganda são maneiras diferentes de trabalhar a comunicação, com objetivos distintos. Apesar disso, podem atuar de maneira complementar na vinculação de uma marca. Vamos entender melhor o que diferencia um conceito do outro.

A Publicidade e a Propaganda estão inseridas no Marketing

Quando pensamos estratégias para promover um determinado produto, serviço ou ideia estamos dentro da grande área do conhecimento que é o Marketing. Dentro dessa área do conhecimento existem diferentes ferramentas, sendo a Publicidade e a Propaganda duas delas.

Como partes separadas do processo do Marketing, a Publicidade se debruça sobre ideias, enquanto a Propaganda tem o foco principal um produto. Vamos entender melhor essa diferença.

Vender um produto ou difundir uma ideia?

A maior diferença entre os dois conceitos está no objetivo que cada um deles tem dentro do Marketing. Ou seja, apesar de ambos buscarem a promoção e divulgação, o que cada um vai divulgar é a principal diferença.

A Propaganda está voltada para o mundo das ideias e dos comportamentos. É através das suas ferramentas que são traçadas estratégias para moldar a forma de pensar da sociedade, sem a obrigação de um fim comercial.

Já a propaganda visa diretamente vender um determinado produto ou serviço através da promoção e vinculação dele na sociedade. O viés comercial é muito mais forte nessa área.

Quando pensamos em difusão de uma ideia política, social ou religiosa é sobre a Propaganda que estamos pensando. Justamente por ter esse poder de moldar pensamento que a Propaganda pode atuar de maneira conjunta à Publicidade.

Geralmente ONGs, campanhas de conscientização ambiental e políticos usam muitas estratégias de propagandas, justamente porque buscam mudar o pensamento das pessoas sobre uma causa ou sobre o voto.

Existem muitas técnicas envolvidas na Propaganda

Diversos são os recursos que a Propaganda utiliza para convencer e espalhar as suas ideias (na verdade, as ideias do contratante). Eles podem envolver vídeos, fotografias, músicas, performances e textos. Todos com o objetivo de persuadir e sensibilizar o público.

As propagandas podem ter inúmeros meios de divulgação. Existem campanhas de propaganda para TV, rádio, blogs de conteúdo especializado, materiais impressos, entre outros canais.

A publicidade quer vender

Se você está querendo vender um determinado produto ou serviço, é a Publicidade que vai instrumentalizar a divulgação e a comercialização deles. Um hotel, por exemplo, usa a Publicidade para vender suas opções de hospedagem, enquanto uma farmácia usa para vender medicamentos e cosméticos.

O principal objetivo aqui é fazer com que os produtos sejam vistos e, assim, possam ser comprados pelo público. Isso é feito usando estratégias diferentes da Propaganda, apesar de semelhantes.

Da mesma forma da Propaganda, a Publicidade utiliza textos, vídeos, sons e performances. Porém, aqui as estratégias são voltadas para criar a necessidade do público. Uma forma de fazer isso é expondo as qualidades dos produtos, por exemplo, ou mostrando como eles serão úteis para a vida dos clientes.

Vale lembrar que existe uma legislação que regula a Publicidade e Propaganda. O artigo 36 do Código de Defesa do Consumidor, por exemplo, determina que toda publicidade precisa ser veiculada de uma maneira que a explicite como tal.

A Publicidade geralmente é realizada por um profissional e precisa deixar claro qual é o patrocinador das ações. Já a Propaganda, apesar de também ser feita por profissionais, também pode acontecer de maneira espontânea e sem um patrocinador identificado.

A importância do texto publicitário

Um bom texto publicitário tem uma importância enorme para uma empresa. Ele pode aumentar as chances da marca ser vista e, muito mais que isso, ele pode mudar a forma como o público em geral enxerga o negócio.

A redação publicitária é muito importante por se tratar de uma ligação direta entre a marca e o público. Ou seja, é a maneira como uma empresa passa a sua mensagem. Para isso é necessário investir em diversas estratégias de redação.

Uma das mais importantes é a criação de uma persona para a qual os textos serão direcionados. Os público-alvo da empresa são organizados nessas personas e a linguagem é totalmente adaptada para atingir aquela parcela específica da população.

Não adianta pensar em diversas estratégias se nenhuma delas está voltada para o tipo de público que uma marca quer alcançar. O que convence um determinado tipo de pessoas não é a mesma coisa que vai atingir outros perfis.

Estratégias de um bom texto na Publicidade

Se o objetivo é atingir um determinado público, existem algumas dicas que são grandes aliadas na hora de produzir os textos publicitários. E são elas que criarão a proximidade entre o seu público e a sua marca. São elas:

Criar proximidade: um bom texto faz com que o cliente se sinta próximo à marca e se sinta propenso a comprar um determinado produto ou serviço oferecido por ela;
Criar atração: é preciso ser interessante e atrativo, prender o interesse do público;
Impulsionar ações: a Publicidade não será efetiva se ela não direcionar o público para a compra, atingindo seu objetivo.
Ter o público-alvo bem estabelecido: Determinado conteúdo só será interessante e efetivo se for pensado para o público do negócio, por isso a criação das personas é tão importante na hora de planejar ações de publicidade.

Um site, um blog ou redes sociais contendo conteúdos de qualidade é um diferencial que agrega valor a uma marca e faz com que o público sempre se lembre dela quando pensar em assuntos relacionados à área de atuação.

A Redaweb pode te ajudar a ser relevante e vender

Como já vimos, a Publicidade e a Propaganda possuem ferramentas eficientes para venda de produtos e para a mudança no pensamento do público. A Redaweb é a sua aliada para criar conteúdos que agregam estratégias das duas áreas.

Nosso marketing de conteúdo é para empresas que querem vender mais. Ajudamos a impulsionar a sua marca e torná-la referência no setor, sempre culminando na venda de seus serviços e produtos.

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