Blog Práticas de e-mail marketing: 9 dicas para melhorar o serviço

Práticas de e-mail marketing: 9 dicas para melhorar o serviço

Práticas de e-mail marketing: 9 dicas para melhorar o serviço

Talvez você faça parte do grupo que acredita que o e-mail morreu e que não há mais razões para utilizar esta forma de comunicação. No entanto, é um erro pensar assim e existem práticas de e-mail marketing que tornam o serviço mais eficiente e atrativo, garantindo que seus leads abram e leiam o conteúdo recebido.

Então, se você pretende continuar usando o e-mail marketing como forma de se comunicar com seu público-alvo, veja algumas dicas para melhorar este serviço.


1. Tenha sua própria lista de leads qualificados

Ao invés de atirar para todos os lados e enviar e-mails para qualquer pessoa, você precisa ter sua própria lista de leads qualificados. E como conquistá-la? Invista nas landing pages e espaços que solicitem um cadastro. Quem deixa o e-mail ali está interessado verdadeiramente no que você tem a oferecer.

Isso significa que, quando um lead qualificado recebe um e-mail marketing, as chances de abertura são mais altas.


2. Insira um CTA no e-mail

Mais do que informar, o objetivo de um e-mail marketing é levar o usuário a uma ação. A melhor forma de conseguir isso é através de um call to action (CTA), que irá direcionar o que você deseja que as pessoas façam.

Você pode trazer, por exemplo, pequenos trechos das últimas matérias publicadas em seu blog e, ao final de cada uma delas, convidar o leitor a ver o artigo completo. O botão pode ser apenas um clique aqui, mas já levará a pessoa do e-mail para o seu site.

Algumas pessoas apostam no famoso “clique aqui e saiba mais” ou “clique aqui para ver mais”. O truque é unir o CTA a um design chamativo do botão, para assim incentivar o clique.


3. Tenha objetivos bem definidos

Qual é o seu objetivo ao usar o e-mail marketing? Você está fazendo isso apenas por fazer, só porque os concorrentes também fazem? É preciso ter objetivos bem definidos, para que quem receba o conteúdo se interesse e não veja como spam ou “apenas mais um e-mail”.

É possível fazer vendas, criar uma relação mais próxima com clientes em potencial ou com quem não faz compras com você há algum tempo e até incentivar alguém a voltar ao seu site, mesmo que esta pessoa nunca tenha fechado negócio.

Se necessário, trabalhe várias listas de e-mails, com objetivos diferentes. Clientes antigos recebem um e-mail e os em potencial outro conteúdo.


4. Trabalhe com boas ferramentas de envio

A ferramenta escolhida para enviar o e-mail marketing também é importante. Você deve focar em um sistema organizado, que não mande e-mails sem controle e permita gerenciar os disparos.

Além disso, a ferramenta deve conter um espaço que possa monitorar e alterar as listas de e-mail junto ao acompanhamento de relatórios. Ali, você vai conseguir observar quem abre o conteúdo, quais e-mails nunca recebem e até quem clica nos CTAs.

A partir destes dados, você define quem continua na lista e quem sai. Afinal, não há porque manter um e-mail nos disparos se essa pessoa nunca abriu um dos seus conteúdos!


5. Invista em um design atrativo

Assim como seu site, o conteúdo enviado por e-mail precisa conversar com sua marca, e mais, precisa de um design atrativo.

Cuidados com cores, botões e quantidade de texto devem ser levados em conta, mas vale lembrar que não existe uma fórmula padrão. Algumas pessoas se sentem mais atraídas por e-mails com imagens e pouco texto, outras preferem um conteúdo exclusivo e mais longo, enviado diretamente à sua caixa de entrada.

Outra dica que não pode ser ignorada é que o design deve ser responsivo, mesmo em um e-mail. Algumas pessoas vão abrir o conteúdo diretamente no celular, por isso, é importante que possa ser visualizado mesmo quando fora do desktop.


6. Atenção ao assunto

O que vai fazer uma pessoa abrir o seu e-mail ou mandá-lo diretamente para a lixeira? Exatamente, o assunto! Você precisa ser criativo e convencer quem está do outro lado da tela a abrir aquele e-mail. Em poucas palavras e sem ser muito sensacionalista (o famoso click bait).

Evite assuntos genéricos como “Informativo nº 10” e traga uma frase ligada ao conteúdo interno do e-mail.

Listas, estatísticas, emojis e títulos que começam com “como” costumam despertar curiosidade e têm maior taxa de abertura.


7. Fuja da ideia de apenas vender

Oferecer produtos e trazer o famoso discurso de vendedor é até indicado para o e-mail marketing, porém, você não pode focar apenas nisso. Quem recebe o e-mail precisa ver você como uma autoridade em determinado tema e não apenas alguém que quer a todo custo empurrar um produto ou serviço.

Tem alguma promoção no seu site? Envie o e-mail marketing, mas misture o discurso de vendas com conteúdo. Uma gráfica online pode começar falando do desejo de escritores independentes de imprimirem seus livros e terminar contando sobre a promoção de frete grátis, por exemplo.

Lembre-se também de variar os e-mails. Vale, inclusive, enviar apenas conteúdo informativo, falando sobre algo que possa ser interessante para o seu público-alvo, mas sem a intenção de vender nada. No máximo, direcione o usuário para seu site ou blog ao final da leitura.


8. Cuidado com o excesso de imagens e links

Todo provedor de e-mail faz uma análise do que é recebido por seus usuários. Por isso, é preciso cuidado na hora de enviar um conteúdo com imagens ou links. A ideia é evitar o excesso, já que existe o risco de ser categorizado como spam.

Além disso, cuide para que tanto links quanto imagens redirecionem para um domínio seguro e não suspeito. Uma vez no spam, pode significar que você nunca será visto por alguém que poderia se tornar seu cliente.


9. Aposte numa linguagem mais pessoal

Quem recebe um e-mail quer sentir que está conversando com uma pessoa e não exatamente com uma empresa. Na hora de escrever o conteúdo, tente trabalhar uma linguagem mais próxima e pessoal, de forma a deixar o leitor mais à vontade.

Uma das práticas de e-mail marketing que pode ser mais interessante é cumprimentar a pessoa que recebe o e-mail, se houver a possibilidade de fazer isso. Dizer “Olá, Ana, você sabia que...” chama mais atenção do que “Olá! Você sabia...”.

Da mesma forma, tente assinar como uma pessoa e não como a empresa. Ao invés de finalizar como “Um abraço, Empresa X”, assine em nome do dono ou de uma pessoa que cuida diretamente da área de vendas. “Um abraço, Rodrigo Gomes” torna a mensagem mais amigável, não concorda?


Você percebeu que as práticas de e-mail marketing ainda podem ser muito úteis para o seu negócio. O que acha de criar um conteúdo verdadeiramente atrativo e interessante? Conte com a RedaWeb para cumprir esta missão. Ligue para nós no número 0800 750 5564 ou acesse nosso site, caso queira assinar um plano de produção de conteúdo.

Artigos relacionados.

Ver mais artigos
saiba-como-restaurar-os-rankings-perdidos-no-google tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-marketing-de-conteudo saiba-quais-sao-as-vantagens-do-marketing-em-videos
Whatsapp
Ligue grátis 0800 750 5564
Ligue grátis 0800 750 5564