Blog Planejamento de postagens: saiba o melhor horário para usar as redes sociais

Planejamento de postagens: saiba o melhor horário para usar as redes sociais

Planejamento de postagens: saiba o melhor horário para usar as redes sociais

A todo momento as empresas buscam um melhor posicionamento nas redes sociais. Destacar-se em meio a tanto conteúdo e algoritmos que priorizam certos tipos de postagem faz com que seja possível ser estratégico na hora de publicar. O aumento do engajamento é um resultado de pesquisas mas também de saber o melhor horário para postar.

A qualidade das publicações pode ser elogiada, mas se for postada no momento errado do dia, de nada adianta. Saber o melhor horário de entrada do post é essencial para conseguir se comunicar com mais pessoas, gerando likes, comentários e conversão de clientes. Monitorar e programar as postagens são ferramentas prioritárias para o sucesso. 

Tudo começa por conhecer o produto que será vendido e o público-alvo ao qual ele se destina. Os benefícios e as potencialidades do produto devem ser destacados e diretamente comunicados ao público. Este, por sua vez, precisa ser o alvo de estudos, monitoramento e entendimento das preferências. 

E então surge algo muito importante: o comportamento do público é diferente em cada rede social. A afirmação nos leva a concluir que deve haver um engajamento e direcionamento diferente para cada uma delas. Nada de um texto único aplicado a todas as plataformas, pois isso não dá certo. Nem mesmo publicar no mesmo horário em todas elas. 

Antes de conhecer o comportamento e o melhor horário de publicação das principais redes sociais, é preciso lembrar que todas elas utilizam algoritmos. A aplicação desses códigos define o que os usuários veem com preferência em seus feeds, definindo a organização deles. Usualmente, as postagens em destaque são sempre de amigos ou familiares, sendo necessário quebrar essa barreira.  


Facebook

Mesmo perdendo um pouco de seu fôlego, o Facebook permanece sendo a principal rede social do mundo. O que leva a concluir que a sua empresa precisa ter uma conta nela, uma vez que o cliente está lá. Todavia, é preciso estar atento aos melhores momentos de movimentação nela, assim é possível direcionar os principais posts para os horários de pico. 

A janela de horários para postar no Facebook está compreendida entre 9h e 17h. Neste período mais pessoas estão logadas nele. A tarde é ainda mais interessante, encontrando o seu pico de movimentação às 15 horas. Quanto aos dias, os melhores são terça-feira e quinta-feira, principalmente esta última. 

Fuja de postagens importantes depois das 17 horas, pois essa é uma janela de tempo em que as pessoas se desinteressam do que está acontecendo por lá. E o menor engajamento compreende a madrugada, até às 08h. Além disso, o sábado é o pior dia para as empresas, pois há um decréscimo de curtidas e visualizações. 

Tudo isso pode ser acompanhado através do próprio Facebook, que disponibiliza uma ferramenta de monitoramento dos seus clientes quando estão logados na rede. Basta acessar o painel na aba de Publicações. O único período noturno vantajoso para postagem de empresas é o domingo à noite, uma vez que as pessoas tendem a se preparar para a semana que se inicia. 


Instagram

O crescimento do Instagram nos últimos anos reforça o fato de que, hoje, essa é a rede social preferida de milhões de pessoas. Não dá mais para subestimá-lo. A ideia de postagens de vídeos curtos e fotos deu muito certo e pode ser um excelente caminho para as empresas se comunicarem com os seus clientes. 

Assim como o Facebook, o Instagram também utiliza um algoritmo em que se dá preferência a visualizações de postagens de família e amigos, não favorecendo o alcance orgânico. Portanto, é preciso usar de estratégias para furar o bloqueio, fazendo os posts em horários certos.  

O horário da tarde é o melhor para mobilizar e engajar no Instagram. Logo, direcione as principais postagens, sobretudo entre 15h e 18h. O único horário pela manhã que é interessante é às 11h, bem próximo ao horário do almoço, uma janela que as pessoas costumam usar para se informar. 

Quarta, quinta e sexta-feira são os melhores dias para o Instagram, que mais geram movimentações. Cabe destacar uma particularidade desta rede social: ela consegue manter o engajamento durante o fim de semana. Não no mesmo volume que um dia de semana, mas ainda assim apresenta resultados muito bons. E sempre no período da tarde.

Fuja de postagens noturnas, uma vez que o tráfego é bem mais reduzido nessa faixa de horários. Procure utilizar ferramentas de monitoramento das redes para conhecer e estudar a movimentação de cada postagem. O seu público-alvo reage a aquilo que gosta, no momento adequado, portanto, é preciso ficar de olho. 


Twitter

O Twitter é uma rede social bastante diferente quando comparada com o Instagram e Facebook. Há limitação de caracteres, o engajamento é medido por quantidade de menções por segundos e tudo parece acontecer de maneira rápida. A vida é curta por lá e o tempo passa rápido, mas dá para aproveitar muito bem as suas características.  

Quer causar nas redes sociais? Então o Twitter é a chance de fazer a diferença e ganhar a notoriedade que a empresa está procurando. Ele é tão diferente que os melhores horários de engajamento estão no período noturno, principalmente entre 19h e 22h durante a semana. Todos querem comentar sobre os assuntos do momento. 

Dê preferência para postagens especiais na sexta, que é o melhor dia. Além disso, fuja do domingo, sobretudo pela manhã. Hoje é possível escrever postagens de até 280 caracteres, no entanto, aquelas inferiores a 100 caracteres encontram maior engajamento por lá. Saber ser conciso e direto nas mensagens é um trunfo para as empresas.  

Empresas que praticam o Business to Business (B2B) devem explorar o período diurno para as suas postagens, enquanto aquelas que trabalham o Business to Commerce (B2C) encontram retornos positivos durante a noite também. Tudo é uma questão de entender o cliente e o que espera encontrar para, então, se comunicar diretamente com ele. 


As demais redes sociais

O LinkedIn é uma rede social voltada para o trabalho e emprego, tendo uma característica mais formal. O que leva a concluir que o melhor período para postagem nela está imediatamente antes e depois do horário do expediente. É neste momento que os recrutadores e executivos a acessam para conhecer novos perfis. 

O Tumblr trabalha em pequenos blogs customizáveis que se reúnem em torno de preferências. É uma rede social ainda em busca de maior espaço no Brasil, mas que atrai bastante a juventude. O seu melhor período de engajamento é o noturno ou períodos de descanso, como os fins de semana. Muito bom para investir enquanto as outras redes sociais estão com baixa movimentação. 

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