Blog Passo a passo para criar o blog da sua empresa

Passo a passo para criar o blog da sua empresa

Mulher usando seu laptop em uma mesa de madeira

Como sabemos, produzir conteúdo é uma das principais formas de aumentar a visibilidade e a autoridade da sua marca. Mas por onde começar? Como ter um blog de sucesso? Veja a seguir o passo a passo para criar o blog da sua empresa.


Como criar o blog da sua empresa? Conheça os 8 passos essenciais

Criar um blog do zero pode parecer uma tarefa complexa. Mas a verdade é que ela pode ser mais fácil do que parece. Com planejamento e as ferramentas certas você pode criar o blog da sua empresa hoje mesmo. Confira.


1. Defina seus objetivos e sua persona

Antes de mais nada, para criar um blog da sua empresa é necessário definir os objetivos da estratégia. Por exemplo: você quer atrair mais clientes? Entreter seu público? Educar o mercado? Aumentar suas vendas?


Saber o que você pretende alcançar com o seu blog é essencial, pois é isso que vai guiar toda a sua estratégia de Marketing de Conteúdo. Da mesma forma, é fundamental ter uma persona bem definida, pois assim você vai saber como e o que falar com o seu público.


Lembre-se: você não precisa ter apenas um objetivo e uma persona. Mas é importante que todos sejam listados de forma clara!


2. Planeje a produção de conteúdo

Ainda antes de criar o blog em si é necessário planejar a produção de conteúdo. Isso é importante porque no começo você pode estar cheio de ideias, animado e consiga produzir vários artigos para o blog. Mas com o tempo você pode ficar sem inspiração ou pode ser que outros compromissos exijam mais do seu tempo.


Por outro lado, se você tiver um bom planejamento de conteúdo dificilmente isso vai acontecer. Então, programe-se para produzir conteúdo para o seu blog com constância, sempre levando em consideração seus objetivos e as necessidades da sua persona.


3. Escolha um nome para seu blog e compre um domínio

Agora que você já sabe exatamente o que deseja alcançar com o blog da sua empresa e como fazer isso, é o momento de começar a construí-lo.


Comece escolhendo o nome do seu blog. Ele pode ser o mesmo da sua empresa ou não. O mais importante é que ele esteja relacionado com o seu ramo de negócios. O objetivo é que as pessoas entendam sobre o que o blog fala só de olhar para o seu nome. Por isso, ele precisa ser claro e objetivo.


Depois disso, escolha qual será o domínio do seu blog, ou seja, a sequência de caracteres que identifica o seu site. O domínio pode ter o mesmo nome da empresa ou do seu blog. Porém, é importante que ele distinga o seu blog e não confunda o leitor. Veja algumas dicas para escolher um bom domínio:


  • Use uma combinação de palavras que faça sentido;
  • Escolha um nome relacionado ao nome do blog, caso não sejam iguais;
  • Evite palavras difíceis de escrever ou pronunciar, com consoantes seguidas ou confusas.


Depois de escolher o nome certifique-se de que ele não é usado por mais ninguém. Para isso, você pode usar o site Registro.br para fazer uma busca rápida. Se estiver tudo certo, você pode comprar esse domínio no próprio site. Caso a sua empresa já tenha um site, é possível apenas acrescentar a página do blog a ele. É bem simples!


4. Escolha um bom CMS

O CMS, ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, é o programa que vai permitir que você administre o seu blog. Com ele você pode criar páginas, adicionar imagens, vídeos e textos, gerar links, entre outros.


Atualmente, existem diversas plataformas de CMS no mercado. A mais famosa é o WordPress, que é usado por mais de 64% dos sites. Além dele também tem outras plataformas interessantes, como o WIX, o Blogger e o Hostinger, por exemplo.


A maioria dessas plataformas tem um plano gratuito um pouco limitado, mas que pode ajudar no começo. O melhor é que você contrate um plano para ter acesso a todas as ferramentas e ao suporte.


5. Contrate um serviço de hospedagem

Basicamente, ter um serviço de hospedagem é que garante que o seu blog vai ficar disponível na internet. Ele serve para armazenar o conteúdo que foi postado e manter o site online.


Você até pode criar um blog sem contratar um serviço de hospedagem, mas isso traz algumas desvantagens. Por exemplo, você não vai conseguir se cadastrar no Google Ads e veicular anúncios e o seu blog pode ser tirado do ar sem nenhum aviso.


6. Instale os plug-ins e as ferramentas de apoio

Os plug-ins são funções que você pode adicionar ao seu blog para otimizar as páginas e a produção de conteúdo. Veja alguns que estão disponíveis no WordPress:


  • Yoast SEO: analisa o SEO do conteúdo e sugere melhorias.
  • Autoptimize: elimina tudo que não é necessário do código do site, deixando ele mais rápido.
  • Floating Social Bar: permite o compartilhamento do conteúdo nas redes sociais.
  • Ewww Image Optimizer: deixa as imagens do blog mais leves, fazendo com que elas carreguem mais rápido.
  • Google Analyticator: analisa a performance do blog.
  • Disqus: é um sistema de comentários indexáveis que não exige login.
  • reCAPTCHA: protege o blog contra SPAM e outros ataques.


De fato, os plugins e as ferramentas de apoio são de grande ajuda. Mas lembre-se que quanto mais funções o blog da sua empresa tiver, mais tempo ele vai demorar para carregar — e isso prejudica o SEO e a experiência do usuário.


7. Customize seu blog

O tema do blog se refere a aparência das páginas, como as cores, a fonte das letras, organização do menu e imagens. As plataformas de CMS geralmente tem um repositório de temas bem completo e fácil de customizar. Mas, se preferir, você pode criar o seu.


De qualquer forma, o mais importante é que o tema do blog da sua empresa esteja alinhado com o assunto que você vai abordar, ser simples de navegar, responsivo e ter o carregamento rápido (no máximo 3 segundos).


8. Comece a produzir conteúdo de qualidade

Agora que o seu blog está pronto, é só começar a produzir conteúdo de qualidade regularmente. Os temas e quantidade de conteúdo vai depender dos seus objetivos e das necessidades da sua persona. Mas, em geral, manter a constância e a qualidade dos artigos é melhor do que apenas produzir muitos conteúdos.


Além disso, para ter bons resultados é importante aplicar as técnicas de Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing assim que criar o blog da sua empresa. Não sabe como fazer isso? Então, entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos planos de produção de conteúdo para empresas.

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