Blog Otimize o trabalho de freelancer com esses 16 apps essenciais

Otimize o trabalho de freelancer com esses 16 apps essenciais

Otimize o trabalho de freelancer com esses 16 apps essenciais

O trabalho de freelancer exige disciplina, dedicação e organização, porém é possível otimizar o trabalho com a ajuda de apps. Caso bem aproveitadas, essas ferramentas podem fazer grande diferença no desempenho profissional.

Com tantas opções disponíveis na internet, pode ser difícil identificar quais ferramentas são mais eficazes. Por isso, fizemos este post para ajudá-lo na missão. Confira, a seguir, 16 apps essenciais para otimizar o trabalho de freelancer.

1. Canva

O Canva é uma ferramenta de design que serve tanto para profissionais quanto para leigos. O app conta com: 

  • Templates; 
  • Formatos predefinidos; 
  • Fotos; 
  • Fontes; 
  • Ilustrações; 
  • E muito mais. 

Esse aplicativo é muito simples de usar. É possível pagá-lo, mas a versão gratuita possui muitas funções liberadas, que você consegue explorar bastante.

O freelancer pode usar o Canva para criar toda a sua identidade visual, como logo, paleta de cores e fontes. Isso agiliza a criação de designs.

2. ILovePDF

Esse app funciona como leitor e editor de PDF. O usuário pode juntar ou separar arquivos em PDF, comprimir para reduzir o tamanho e efetuar conversões diversas de formato. 

Além disso, é possível: 

  • Adicionar marca d’água em um documento; 
  • Numerar as páginas; 
  • Entre outras funções. 

O ILovePDF tem uma interface simples e de fácil utilização.

3. LibreOffice

O LibreOffice é uma suíte de aplicativos para escritório totalmente gratuita, diferentemente do seu concorrente Microsoft Office. Ele é compatível com outras suítes de escritório disponíveis no mercado. A ferramenta oferece: 

  • Editor de texto; 
  • Planilhas; 
  • Programas para criar apresentações e editorações; 
  • Módulo para criação de gráficos; 
  • Entre outros.

4. Dicionário de Sinônimos

Na hora de revisar um texto, é comum o redator se deparar com palavras repetidas além da conta, o que prejudica a qualidade do trabalho. 

Caso estiver faltando inspiração para pensar em um sinônimo, basta abrir o Dicionário de Sinônimos. Ele apresenta várias opções de substituição para a palavra pesquisada. É só escolher a que melhor se encaixar no contexto.

5. Conjugação

Outro app interessante para evitar erros no texto é o dicionário de conjugação. Basta digitar o verbo que a ferramenta fornece todas as conjugações verbais, em todos os tempos e modos. 

6. Dropbox

O Dropbox é um sistema de armazenamento na nuvem já bem conhecido. Com ele, é possível salvar arquivos de formatos diversos. 

No Dropbox, é muito fácil fazer a sincronização entre todos os seus dispositivos. A versão gratuita oferece 2 GB de espaço.

7. Google Drive

O Google Drive é o serviço na nuvem do Google. Nele, é possível: 

  • Criar arquivos de texto; 
  • Planilhas; 
  • Apresentações de slide; 
  • Entre outros. 

O conteúdo também pode ser organizado em pastas. 

Uma vantagem do Google Drive é a possibilidade de compartilhar os arquivos facilmente com outras pessoas. Outro ponto é que o Google salva as versões antigas dos documentos. Caso o usuário tenha alterado um documento e sinta a necessidade de acessar uma versão anterior, é possível graças a esse recurso.

Além disso, por ser um produto do Google, é possível utilizar o mecanismo de busca deles para buscar documentos de maneira mais ágil.

8. Evernote

O Evernote é um aplicativo de bloco de notas. Um dos pioneiros no setor, está sempre se aprimorando. 

Nas notas do Evernote, é possível adicionar imagens, arquivos em PDF ou outro tipo de arquivos. As notas podem ser classificadas por tags e ainda existe a opção de separá-las em cadernos.

Caso a pessoa não queira se preocupar em organizar as notas, não tem problema, porque o Evernote tem um sistema de busca muito eficiente, capaz até de detectar textos dentro de imagens.

9. Trello

O Trello é um aplicativo utilizado para organizar e gerenciar projetos, com um sistema de visualização em quadros.

Dentro de cada quadro, é possível colocar uma imagem de fundo e separar os assuntos. A ferramenta ajuda a mostrar um panorama geral de determinado projeto, o que é um auxílio e tanto para o freelancer conseguir visualizar o todo e se organizar melhor.

10. Todoist

Esse é um aplicativo para tarefas, daqueles para listar coisas a fazer. O Todoist apresenta um design bem “clean”, permite definir prioridades e tem uma sistema de alerta que funciona até quando o app está fechado.

O Todoist possibilita o compartilhamento de tarefas e tem a opção de sincronizar os dados com outros aplicativos de calendário.

11. Google Calendar

O calendário do Google é uma ferramenta essencial para o trabalho do freelancer e é possível sincronizar o uso nos dispositivos móveis e computador. 

Esse modelo de calendário permite a criação da várias agendas, além da possibilidade de compartilhamento com outros usuários. É possível organizar a agenda por cores, colocando uma cor para cada cliente, por exemplo.

12. Instabridge

Internet de qualidade é uma ferramenta de trabalho indispensável para qualquer freelancer, mas tem dias em que a conexão 4G não ajuda. Nesses casos, o Instabridge é a solução. 

Ele funciona como um GPS, que procura as conexões Wi-Fi ao redor e se conecta automaticamente às melhores redes, sem necessidade de configuração.

Para aqueles dias em que o freela optar por sair do home office e trabalhar na rua, o Instabridge pode ser muito útil para ajudar a manter o cronograma dentro do prazo.

13. Cam Scanner

Este aplicativo permite que seu celular se transforme em um scanner. Após digitalizar um documento, o usuário pode editar o conteúdo no aplicativo e salvá-lo tanto no formato PDF quanto JPG.

Você consegue organizar os arquivos em pastas e, ainda, compartilhar por e-mail ou por redes sociais.

14. Skype

O Skype é uma ferramenta muito utilizada no meio profissional. É uma forma de comunicação instantânea para conectar clientes e outros membros de um projeto. 

Ele permite: 

  • Enviar arquivos; 
  • Fazer reuniões por vídeo; 
  • Manter um contato mais direto com os clientes.

15. Focus Booster

Todo freelancer precisa aprender a se organizar para dar conta de todas as tarefas dentro do tempo previsto. 

Para quem tem dificuldades de se concentrar por muito tempo, uma boa opção é utilizar a técnica Pomodoro, que consiste em dividir os períodos de trabalho em grupos de 30 minutos. 

De cada 30 minutos, 25 minutos são de trabalho efetivo, focado, e 5 minutos são de descanso.

Para aplicar a técnica Pomodoro, o freela pode usar o app Focus Booster, que oferece um cronômetro digital, configurado de acordo com a técnica Pomodoro.

16. MailChimp

Uma maneira eficiente de divulgar o trabalho como freelancer é por meio de newsletter e e-mail marketing. Assim, o freela mantém seus clientes atualizados sobre seu negócio e tem a chance de fazer um contato mais pessoal.

O MailChimp é um app que permite a criação de campanhas de marketing e oferece o gerenciamento de até 2.000 contatos no plano gratuito. Além disso, a interface é amigável e possui outros recursos.

Quer saber mais sobre produção de conteúdo? Saiba que a RedaWeb é uma agência que pode ajudar sua empresa a alcançar o sucesso. Acesse o site da RedaWeb ou ligue para 0800 750 5564 e assine um plano de produção de conteúdo.

Artigos relacionados.

Ver mais artigos
saiba-como-transformar-pacientes-em-clientes-com-o-marketing-medico conheca-os-profissionais-que-podem-se-tornar-bons-redatores se-voce-deseja-leitores-fieis-para-o-seu-blog-saiba-como-criar-uma-linha-editorial
Whatsapp
Ligue grátis 0800 750 5564
Ligue grátis 0800 750 5564