Blog Os erros de marketing que você provavelmente já cometeu

Os erros de marketing que você provavelmente já cometeu

Os erros de marketing que você provavelmente já cometeu

O marketing digital é uma ferramenta que, cada dia mais, ganha importância para todas as empresas, independente de seu tamanho ou de seu segmento, pois seu público-alvo e seus clientes estão cada vez mais conectados, o que torna este ambiente virtual essencial para ter um bom alcance de sua marca e obter melhores resultados, desde a geração de leads, até a concretização de vendas.

Porém, para muitas empresas o marketing digital surgiu como algo completamente novo, sobre o qual ainda não possuíam experiências e o número de profissionais era baixo para a demanda de serviço. Assim, não é incomum que, ainda hoje, existam erros que contribuem negativamente para os resultados do marketing digital de uma empresa.

Praticamente todas as empresas e profissionais cometem alguns erros até chegar ao melhor caminho para colocar em prática as suas estratégias e campanhas realmente positivas para sua marca.

Desta maneira, conhecer os erros é sempre muito importante, para que estes não sejam repetidos e o marketing digital possa se tornar uma ferramenta positiva para as empresas que buscam melhorar seu desempenho no ambiente virtual.


Conheça os principais erros de marketing que você mesmo já pode ter cometido

Confira, a seguir, quais são os principais erros cometidos em estratégias de marketing e saiba o que evitar em suas próximas campanhas, inclusive erros que você mesmo já pode ter cometido em algum momento anterior:


1 – Não pesquisar as melhores palavras-chave para seu conteúdo

As palavras-chave são fundamentais para uma estratégia de marketing digital, pois são elas que proporcionam uma maior indicação de sua página para os usuários pelos sites de busca, em especial o Google, utilizado pela imensa maioria dos internautas.

Assim, sem uma pesquisa pelas palavras-chave ideais para o seu conteúdo, o alcance de seu site fica muito diminuído, o que acarreta um número menores de visualizações e um impacto negativo na sua geração de leads e taxa de conversão, de modo que sua campanha não seja tão bem-sucedida quanto o imaginado.


2 – Não definir personas para as suas campanhas de marketing

A definição de personas é um passo muito importante para ter sucesso em uma campanha de marketing, isto porque é algo que deve ser feito antes mesmo de se criar qualquer conteúdo ou material publicitário, uma vez que é a definição de personas que permite compreender melhor quais as necessidades e a forma de pensar de seu público-alvo.

Sem definir a persona de sua campanha, existe uma chance muito grande de que seu conteúdo não seja tão atrativo ao público, pois não terá sido produzido com o conhecimento e a identificação dos interesses de seus clientes, o que compromete seriamente o sucesso de sua campanha de marketing.


3 – Compra de lista de e-mails

Dentre os erros que se pode cometer em uma estratégia de marketing, a compra de listas de e-mail é um dos piores possíveis, pois, além de não render bons resultados, ainda é considerada uma prática antiética, que não deve sequer ser cogitada pelas empresas que pretendem contar com uma boa imagem de sua marca.

Especialmente no início do marketing digital, comprar listas de e-mails era visto, erroneamente, como um meio de facilitar o trabalho de seu marketing, com um grande número de endereços para enviar suas mensagens de e-mail marketing. Porém, isto fez com que muitas empresas tivessem todas as suas mensagens marcadas como spam, o que diminui seu alcance e ainda afeta a sua reputação.

Desta maneira, em hipótese alguma compre listas de e-mail, busque sempre levar os seus clientes e seguidores a inscreverem-se em suas listas ou assinarem sua newsletter para receber seu conteúdo de forma autorizada.


4 – Não gerar leads em suas páginas e sites

Um erro cometido por muitas empresas e equipes de marketing é se esquecer de que a geração de leads deve ser um dos objetivos principais para qualquer campanha, pois de nada adianta receber um grande número de visitas, acumular seguidores em redes sociais ou curtidas em suas publicações, se estas pessoas que estão em contato com sua marca não forem transformadas em leads.

Os leads são os visitantes que possuem maiores chances de se tornar clientes de sua empresa, com a compra de produtos ou serviços, porém, antes de concretizar estas compras, é preciso que conheçam sua empresa, interajam e sejam conduzidos pelo funil de vendas até o objetivo principal.

Assim, não se contente com números superficiais, e busque sempre gerar leads por meio do conteúdo de suas páginas e de seu site, para que os resultados positivos possam ser, de fato, visualizados no lucro de sua empresa.


5 – Não produzir conteúdo

Em qualquer estratégia de marketing, contar com um bom conteúdo é essencial para que sua campanha seja efetiva, pois é por meio de conteúdos de qualidade que se pode gerar leads e conduzi-los até a compra dos produtos e serviços.

Ao não produzir conteúdo para sua campanha, seu marketing se tornará vazio e praticamente inexistente, pois não representará nada ao público, que enxerga sua marca como apenas mais uma no mercado.

Esta importância da produção de conteúdo é ainda maior com o avanço do Inbound Marketing, que é focado exatamente no conteúdo e na informação para o público para que se consiga melhores resultados. Por isso, jamais deixe os seus canais sem conteúdo para o seu público, de forma que os clientes e seguidores possam se manter informados a respeito de sua empresa e seu segmento.


6 – Não acompanhar as métricas

Todas as campanhas de marketing devem ter seus resultados acompanhados de maneira constante, pois é com este acompanhamento que se pode identificar os pontos fortes, que devem ser intensificados, e os pontos fracos a serem corrigidos antes que gerem prejuízo para sua campanha.

Este acompanhamento deve ser feito por meio das métricas, os dados que podem ser obtidos ao longo de uma campanha de marketing, como número de visitantes em seu site, taxa de cliques em e-mails, taxa de conversão, entre outros.

Agora que você conhece os principais erros de marketing, redobre a atenção em suas campanhas e estratégias e evite cometer estes erros, para que sua empresa possa contar com os benefícios de um marketing bem realizado.

Para garantir que o conteúdo oferecido ao público em sua campanha de marketing seja sempre relevante e de qualidade, entre em contato com a RedaWeb pelo site www.redaweb.com.br ou pelo telefone 0800 750 5564, e assine um dos diversos planos de produção de conteúdo disponíveis!

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