Blog O site ideal para empresas: conheça 4 dicas essenciais para montar o seu

O site ideal para empresas: conheça 4 dicas essenciais para montar o seu

O site ideal para empresas: conheça 4 dicas essenciais para montar o seu

Em um mundo totalmente conectado, no qual as informações são um dos principais ativos, é fundamental que toda empresa, independente do seu porte ou segmento de atuação, tenha as suas estratégias online e, assim, possa alcançar um público cada vez maior.

No entanto, não basta apenas estar presente online, também é fundamental atrair o seu público de interesse, de forma consistente e contínua, gerando engajamento e troca de informações entre todos os envolvidos. Para que isso seja possível, é importante ter um site que atraia a atenção do seu público-alvo para a sua empresa e desperte nele o interesse de saber mais a respeito do seu negócio e consumir o seu conteúdo.

Talvez, você esteja pensando que essa é uma tarefa difícil de ser cumprida, e é por isso que a RedaWeb traz até você este artigo, no qual daremos 4 dicas essenciais para montar o site ideal para a sua empresa e fazer dele um canal de comunicação efetivo com o seu público-alvo!

1 - Defina primeiro os objetivos

Começamos a nossa primeira dica parafraseando Lewis Carroll: “Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”. A frase ilustra com maestria a importância da principal atividade que deve ser desenvolvida para montar o site ideal, que é o planejamento, ou seja, é nessa etapa que você deve definir os objetivos que deseja alcançar.

É nessa fase que você vai definir o conteúdo que será veiculado no site, as ferramentas de comunicação e interação com o seu público e demais elementos que sejam de relevância para aproximar os seus cliente e potenciais leads com a sua empresa.

Vale ressaltar que há empresas que funcionam como UNs (Unidades de Negócios), ou seja, organizações subdivididas em áreas operacionais, em que cada uma é responsável por um determinado produto ou serviço, por isso, tem um público distinto. 

Nesse caso, não é indicado criar um único site para todas as UNs, afinal, o público-alvo pode variar bastante. Assim, crie um microsite para cada Unidade de Negócio e um site institucional com agregadores e links que levem o seu visitante para a página que lhe interessa.

Lembre-se: planejamento é o ponto de partida para toda e qualquer atividade, o que não seria diferente na hora de montar o seu site ideal!

2 - Planeje e estruture o conteúdo

Após definir os objetivos que você deseja alcançar com o site da sua empresa, chegou o momento de planejar e estruturar o conteúdo, afinal, é esse elemento que o seu público busca para estar informado sobre o que precisa.

Para conseguir colocar essa dica em prática, você deve olhar pela perspectiva de um profissional de marketing e, ao mesmo tempo, imaginar a trajetória de navegação e necessidades de consumo de informações que o seu público vai demandar. Essas são algumas das abordagens do marketing de conteúdo e você pode contar com todo o apoio dos profissionais da RedaWeb para desenvolver essa estratégia na sua empresa.

Vale ressaltar que é fundamental empregar as abordagens do marketing de conteúdo ao montar o site ideal da sua empresa, afinal, essa estratégia de alcançar, cativar e fidelizar clientes tem gerado resultados expressivos.

3 - Atenção ao design e UX

O ser humano é muito visual, por isso, é fundamental ter atenção ao design na hora de desenvolver o site da sua empresa, sempre com foco em atrair a atenção dos seus visitantes e diminuir as taxas de rejeição. 

Uma boa forma de aumentar o tempo de permanência em cada acesso é aplicar as técnicas do neuromarketing, gerando estímulos que despertem no seu público-alvo o desejo de consumir as informações, baseando-se em um design atrativo e que, ao mesmo tempo, represente a identidade da sua empresa.

Vale ressaltar que um design atrativo deve ser simples, ou seja, sem causar uma poluição visual com o uso de muitas cores ou tipologias em excesso. A simplicidade e objetividade são mais efetivas do que uma abordagem intensa e desordenada.

Outro ponto que demanda total atenção é a UX (User Experience ou Experiência do Usuário), de maneira a elaborar um layout que seja intuitivo, facilitando a navegação. Além disso, a UX deve se preocupar em colocar as ferramentas e objetos mais utilizados em locais acessíveis, evitando que o seu visitante perca tempo buscando o que precisa. A UX tem que ser pensada em fluidez na navegação, imaginando a trajetória que os usuários podem fazer no seu site.

Para montar um site ideal para a sua empresa, você deve aplicar o recurso de responsividade, ou seja, a exibição correta e fluida nos mais diferentes tamanhos de tela (smartphone, tablet ou computador). Para isso, você deve ter foco em um design leve, limpo e adaptativo, garantindo que o seu visitante tenha a melhor experiência de navegação, independente de qual dispositivo esteja usando.

4 - Aplique as técnicas de SEO

As estratégias online devem ter foco em proporcionar visibilidade ao seu site e traçar meios que o ajude a ser encontrado, afinal, para que a sua empresa conquiste uma parcela maior do mercado, é preciso que, antes de tudo, ganhe notoriedade.

Para atingir esse patamar de visibilidade ao ponto que gere números expressivos, é necessário que, ao montar o site ideal para a sua empresa, sejam aplicadas as principais técnicas de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Motores de Busca). Esse é um conjunto de boas práticas estabelecidas pelos principais buscadores que devem ser implementadas nos sites com o objetivo de facilitar a sua indexação. Além de tudo, você também precisa cumprir algumas regras que ajudem a alcançar um melhor ranqueamento nos resultados de buscas.

A adoção de boas práticas de SEO começa no desenvolvimento do site, no qual deve haver uma otimização da codificação e compressão adequada das imagens, proporcionando um carregamento mais rápido das páginas. Quanto menor for o tempo de carregamento, melhores são as condições de seu site ter prioridade nos resultados de busca.

Além dos fatores citados, as URL (Uniform Resource Locator ou Localizador Uniforme de Recursos) devem ser curtas e otimizadas, pois quanto maior for, menor será a sua prioridade em resultados de busca. Assim, nomeie suas páginas de forma objetiva, sem que tenham endereços longos, mas sem perder a qualidade de informações a que se refere cada página do seu site.

As palavras-chave também ocupam um lugar de destaque ao aplicar as técnicas de SEO, afinal, elas ajudam a identificar o conteúdo do seu site. Por isso, elas devem ser muito bem trabalhadas em cada página, texto, descrição de imagens e demais elementos, atuando em coesão e propósito que tornem a leitura fácil por pessoas e pelos robôs dos motores de busca que analisam cada conteúdo para classificá-los, de acordo com o nível de relevância. 

Ao escolher as palavras-chave corretas e fazer bom uso delas em seu site, certamente, será possível conquistar posições melhores nos resultados de buscas. 

Percebeu como é simples montar um site ideal para empresas? Ao aplicar as dicas deste artigo, você alcançará o êxito nessa tarefa e poderá usufruir de muitos benefícios dessa poderosa ferramenta de comunicação com o seu público.

Sua empresa precisa de uma Agência de Conteúdo? A RedaWeb tem as soluções ideais para todas as suas necessidades e será sua parceira fiel, que vai te ajudar a aumentar as vendas com o uso adequado das estratégias online de marketing de conteúdo. Acesse agora mesmo o nosso site ou fale com um dos nossos consultores pelo telefone 0800 750 5564.

Artigos relacionados.

Ver mais artigos
marketing-viral-entenda-essa-nova-estrategia marketing-de-precisao-estrategia-pode-melhorar-o-relacionamento-com-o-cliente a-importancia-do-publico-idoso-para-a-sua-empresa
Whatsapp
Ligue grátis 0800 750 5564
Ligue grátis 0800 750 5564