O marketing pode ser uma ferramenta para palestrantes
O marketing é uma ferramenta essencial para qualquer tipo de negócio. Para palestrantes não seria diferente. O profissional que trabalha realizando palestras em lugares diversos precisa encontrar meios eficientes para se promover e fortalecer a sua imagem.
Veja agora o que o marketing pode fazer para o palestrante ter mais sucesso no seu trabalho.
Marketing para palestrantes: por que investir
O trabalho do palestrante envolve o domínio de diversas habilidades. É preciso saber usar as palavras, fazer conexões, cativar o público, ser carismático, além de dominar aquele assunto sobre o qual ele se prontificou a falar.
O sucesso de um profissional que oferece os seus conhecimentos para uma plateia depende, então, da reunião de vários ingredientes que no final resultarão em um momento prazeroso e de grande aprendizado.
E onde é que o marketing entra nisso tudo? Ora, toda e qualquer empresa precisa saber se promover para garantir uma colocação no mercado, para se destacar da concorrência e fortalecer a sua marca, a sua imagem. Essa é a função do marketing.
Mesmo que um profissional tenha habilidades e características formidáveis para a execução de um excelente trabalho, sem visibilidade, sem ser conhecido pelo mercado consumidor, ele não saberá aproveitar as oportunidades e nem identificá-las quando surgirem.
Como o palestrante deve investir em marketing
Primeiro, vamos à definição de marketing. Marketing é um conjunto de diferentes estratégias que tem como objetivo fazer a promoção de um determinado produto, se adequando às necessidades do público consumidor.
O palestrante precisa aprender a vender o seu produto e, para isso, deve traçar o seu plano de marketing que nada mais é do que a definição de um objetivo e o que é preciso fazer para alcançá-lo.
Alguns desses objetivos podem ser:
- A venda de produtos, por exemplo: palestras e livros.
- Fortalecer a sua marca no mercado.
- Trabalhar na prospecção de mais clientes.
- Trabalhar o networking, conhecendo e estreitando relações com outros profissionais do ramo de palestras.
Depois de traçar o objetivo desejado, o próximo passo é listar as estratégias necessárias para alcançar o que deseja. Essas táticas podem variar e exigem posicionamentos diferentes do profissional. Escolha aquelas que melhor se encaixam no seu tipo de produto.
O passo seguinte consiste em colocar em prática as estratégias definidas. Para o sucesso real de todas elas, é preciso executá-las com precisão e cuidado para reduzir falhas e riscos. Também é fundamental fazer o controle de tudo que é executado.
Acompanhar de perto e de forma honesta as estratégias de marketing é primordial para identificar falhas, fazer ajustes e promover cada vez mais aquilo que está dando certo, o que está, de fato, cativando o público e trazendo o retorno que o profissional espera.
Assim, podemos definir de maneira rápida um passo a passo para o profissional que deseja investir em marketing:
- Definir o seu objetivo principal.
- Traçar as estratégias que podem fazê-lo chegar até aquele ponto.
- Escolher as melhores táticas para alcançar o objetivo desejado.
- Mensurar um prazo para obter resultados.
- Fazer o acompanhamento de todo o processo.
- Analisar tudo que foi realizado a fim de identificar os pontos fracos e os pontos fortes do caminho traçado.
Marketing digital para palestrantes
O marketing digital é uma ramificação do marketing tradicional e é uma excelente e eficiente maneira de fazer a sua divulgação, com baixo custo e grande retorno. O marketing digital usa a força e o poder da internet para promover um produto ou serviço.
É um investimento de baixo custo devido à natureza própria dos meios de divulgação e porque o direcionamento das estratégias tem como foco principal o público consumidor daquele produto e não o mercado em geral. Assim, há uso eficiente dos recursos.
O marketing digital tem alto retorno porque a internet é, atualmente, um ponto de encontro em massa de praticamente todas as pessoas, incluindo aquelas que compram o que você vende. Pessoas de todos os lugares do mundo têm a chance de saber quem você é, já que a divulgação online ultrapassa barreiras geográficas. Isso aumenta o seu mercado.
A internet ajuda as pessoas a conhecerem determinado produto, influencia o seu consumo, fortalece ou enfraquece a marca de uma empresa, estreita relações e ajuda na construção da autoridade da empresa sobre um determinado assunto.
Sem contar que a internet é uma espécie de vitrine em que você deve estar exposto para que seja reconhecido no mercado. A máxima da publicidade que diz que “quem não é visto não é lembrado” ainda é completamente atual e válida para o marketing digital.
Estratégias de marketing digital
A seguir, algumas estratégias básicas de marketing digital que, se bem executadas, já garantem um ótimo retorno.
Redes sociais
Criar e manter um perfil nas redes sociais é fundamental para qualquer profissional. É lá que os usuários buscam entretenimento, conteúdos interessantes, indicações para consumo etc.
As principais redes nas quais você deve investir são:
- Facebook: ainda é a rede social mais popular e com maior poder de compartilhamento de conteúdo. Perfeito para interagir e construir autoridade de marca.
- Instagram: ideal para textos mais curtos e divulgações, sempre com uma imagem agradável e que chame a atenção do público.
- LinkedIn: rede social de cunho profissional em que, além de montar um currículo online e conhecer oportunidades de trabalho, também é possível produzir conteúdo e fazer networking.
Produção de conteúdo
Conteúdo é essencial quando falamos em marketing digital. As pessoas usam a internet para aprender, para conhecer algo e gostam de ter todas as suas perguntas respondidas. É aí que o palestrante deve entrar com a criação de artigos que sejam do interesse do seu público e que tenham a ver com a sua profissão, claro.
Os conteúdos devem ser bem escritos, com informações completas e aprofundadas, com estrutura agradável à leitura e no tamanho certo, nem curto demais e nem muito longo. Esse conteúdo pode ser publicado nas redes sociais ou no blog.
Blog
O blog deverá abrigar os conteúdos criados pelo empreendedor e, para prender a leitura, deverá ter um bom layout, de fácil acessibilidade, além de ser otimizado para acesso via smartphone, tablet e outras ferramentas digitais. Crie um blog profissional e mantenha-o sempre atualizado com bons conteúdos.
Dicas para não errar
- Conheça bem o seu público-alvo. Saiba do que ele precisa e crie as estratégias de acordo com as necessidades dele.
- Use hastags nas redes sociais para facilitar a sua localização na internet.
- Apresente conteúdos dinâmicos com artigos interessantes, vídeos, lives, infográficos, dicas etc. E faça postagens frequentes. Crie um cronograma para agendar cada postagem para que o seu público não se sinta abandonado.
- Interaja com o seu público. Converse, tire dúvidas, agradeça o contato. Estreitar as relações é fundamental para criar vínculos.
- Solicite depoimentos de seus clientes, pessoas que já assistiram às suas palestras e divulgue nas redes sociais.
O marketing está consolidado como um meio forte e eficiente para estabelecer a ligação entre produto e consumidor. Não importa se você está começando agora ou se já tem experiência larga no mercado. Adotar estratégias de marketing é uma atitude correta e essencial para todos.
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