Blog Melhore sua campanha de captação automatizando processos de marketing

Melhore sua campanha de captação automatizando processos de marketing

Melhore sua campanha de captação automatizando processos de marketing

Quem trabalha ou estuda o marketing digital, certamente, já ouviu falar sobre a automatização do marketing. Porém, muitas pessoas confundem o real motivo dessa atividade. Ela não serve apenas para substituir pessoas durante o processo mecanizado para leads, mas também é uma estratégia que busca o foco da equipe de vendas em geral para fazer a parte do relacionamento, que é algo que uma máquina não consegue.

Com essa atividade, as empresas podem melhorar diversos setores, como o seu gerenciamento. Além disso, as empresas obtêm relatórios que são fundamentais para realizar avaliações e com tudo isso se busca atingir o seu objetivo, seja de vendas ou acessos.


Então, o que é a automatização de marketing?

Em resumo, na automação de marketing temos que unir a tecnologia com o ser humano, tornando essas peças aliadas para uma ótima comunicação pessoal.

A automatização aumenta as possibilidades de vendas de uma empresa sem necessitar de mais vendedores, aumentando toda a produtividade da empresa com a união dos processos da tecnologia para a venda e marketing.

Para que se tenha uma captação automatizando processos de marketing com sucesso, é necessário ter uma atenção a três pontos determinantes:


Rastreio de clientes

É necessário sempre garimpar tudo que envolva os contatos entre o cliente e a empresa, buscando informações desde trocas de e-mails, ligações, até os próprios posts no Facebook, pois tudo é a imagem da nossa empresa. 

Isso é muito importante, mas melhor ainda é se conseguirmos saber realmente quais e-mails foram lidos pelos nossos clientes, quais páginas eles acessaram em nosso portal e por quanto tempo ficaram lá, identificando o conteúdo visualizado, para saber o que realmente foi útil e quais estratégias deram certo de fato. 

Essas informações são valiosas, então o rastreio deve ser feito corretamente para melhorar o convívio com o cliente e também buscar os clientes em potencial.


Automatização

O processo de automatizar tarefas no marketing é bem útil, e pode ser utilizado para o envio de e-mails, para divulgação nas mídias e até no desenvolvimento de conteúdo, utilizando de anúncios como Facebook Ads e o Adwords. Com a automatização, as tarefas podem ser reduzidas e a empresa fica menos dependente, até mesmo reduzindo os seus custos operacionais.


Relatórios

Com a geração de relatórios das ações multicanais, que envolvem o site, e-mails, anúncios e as mídias sociais da empresa, é possível saber o real impacto das suas ações, obtendo números fundamentais para buscar um anunciante, por exemplo. Com os relatórios, é possível saber quantas pessoas acessaram o conteúdo, quem realmente abriu aquele conteúdo, saber sobre os compartilhamentos e muito mais. 

Diferente dos meios tradicionais, como rádio, TV e jornal, no marketing digital é possível obter esses dados de forma precisa. Existem diversas ferramentas para gerar os relatórios, tudo com muita clareza e rapidez, transformando tais relatórios em armas fundamentais para todos.


Quais os benefícios da automatização de Marketing?

Sejam empresas grandes ou pequenas, a automatização do marketing pode trazer muitos benefícios, facilitando o dia a dia de toda a equipe e trazendo melhorias para o gerenciamento em geral, como os seguintes:

  • Com a operação, é possível deixar os clientes bem mapeados, criando assim um padrão que ajude a atrair mais leads, obtendo até mesmo mais contatos.
  • Com esse processo, também é natural o aumento da venda dos seus produtos, normalmente, em médio prazo, coisa de 2 a 3 meses. Mas, para isso, é necessário sempre manter um bom relacionamento com os clientes, linguagem adequada e educada e um ótimo conteúdo.
  • Também é possível com a automatização do marketing o acompanhamento personalizado, fator que gera um aumento de oportunidades de negócio.
  • Com a melhoria da sua campanha de captação automatizando processos de marketing, também é possível estabilizar as suas vendas em um processo consultivo, com os clientes gastando menos tempo. Isso torna todo o processo de compra mais rápido, eficaz e um trunfo para a empresa.
  • Os custos operacionais também são reduzidos. Unindo o humano à tecnologia, a empresa pode reduzir os seus custos em longo prazo, pois requer um investimento inicial e depois apenas manutenções.
  • O alcance da sua empresa é outro fato determinante. Com todas as estratégias, será possível saber o que deu certo ou não, e assim, investir apenas na parte correta, atraindo mais clientes, usuários, e reduzindo as chances de erro nas próximas atividades, alcançando sempre o público ideal e que irá trazer retornos.


O uso de ferramentas para automatização dos processos de marketing

Existem muitas ferramentas para a automatização dos processos e marketing. Com elas, é possível um melhor monitoramento, sabendo o número de curtidas, comentários e compartilhamentos nas redes sociais, identificando o perfil do seu público e acompanhando toda a interação do seu conteúdo em múltiplas plataformas.

A ferramenta também ajuda com os e-mails de marketing, configurando para realizar diversos disparados com o newsletter, contendo materiais como promoções e anúncios, atraindo o público. É possível, inclusive, mesmo que em massa, personalizar esses e-mails, com mensagens contendo o nome do contato ou empresa, por exemplo, o que deixa tudo com uma aparência mais amigável.

Outra estratégia de marketing são os CTAs, em inglês, Calls-to-action, uma ação que busca atrair o leitor para o seu site ou um determinado conteúdo, convidando ele para visitar uma página, baixar um arquivo, assinar a newsletter ou entrar em contato com a equipe de vendas da empresa.


Exemplo simples de automatização de processos

A automatização dos processos está frequente em nossa vida em quase todos os momentos, mas muitas vezes nem percebemos.

Um exemplo simples do processo é quando vamos comprar algum produto na loja. Chegando lá, interessamo-nos por algum modelo, e então o vendedor faz uma busca, seja pelo tablet, celular ou computador, conferindo se há estoque, prazos, e todas as configurações necessárias.

Esse é um exemplo clássico da automatização, pois sem ela, o vendedor teria que ir até o estoque, deixando o cliente “de lado”, procurar o produto para saber se tem e buscar mais informações.

Portanto, essa é uma experiência mais vantajosa para o cliente e para a empresa, dá menos trabalho ao vendedor e atinge uma maior satisfação, facilita o controle do estoque e o gerenciamento das comissões de vendas, inclusive.


Procure uma empresa especializada!

Para melhorar a sua campanha de captação automatizando processos de marketing na sua empresa, procure por uma empresa especializada e com a competência que irá melhorar o gerenciamento, controle e a relação com o cliente.

A RedaWeb tem a experiência e competência que a sua empresa precisa, melhorando o seu conteúdo e ajudando em todos os processos necessários para que atraia mais clientes. Acesse o nosso site ou ligue para nós no número 0800 750 5564 caso queira assinar algum plano ou precise de mais informações.


Artigos relacionados.

Ver mais artigos
marketing-viral-entenda-essa-nova-estrategia marketing-de-precisao-estrategia-pode-melhorar-o-relacionamento-com-o-cliente a-importancia-do-publico-idoso-para-a-sua-empresa
Whatsapp
Ligue grátis 0800 750 5564
Ligue grátis 0800 750 5564