Marketing Digital: saiba como construir uma carreira
Muitas pessoas estão se interessando em iniciar uma carreira no marketing digital, atraídas pelas boas oportunidades que estão surgindo na área. Em ascensão num mercado de trabalho retroativo, a cada ano mais empresas reservam uma boa fatia de investimento para o meio digital.
Aquecido com crescimento em médio prazo de novas oportunidades, o marketing digital possui diversas especialidades que requerem perfis diferentes de profissionais. Mas apesar da expansão, só aproveita as boas oportunidades quem souber construir uma carreira na área, baseada em muito estudo, informação e inovação.
Marketing digital, uma carreira de oportunidades
Para quem ainda não sabe que profissão seguir, a tendência é identificar as áreas com mais oportunidades e que mais se adequam ao seu interesse. O marketing digital é hoje uma das carreiras com mais chances de crescimento em curto e médio prazo, e que vai muito além da área de humanas.
Essas possibilidades vêm atraindo profissionais de outras áreas, que se identificam com a inovação tecnológica e os desafios inerentes ao marketing, assim como boas recompensas. Pela multiplicidade de especialidades que vão surgindo, a área vem buscando profissionais não só de publicidade e propaganda, marketing, jornalismo e administração, mas também de estatísticas, informática e alguns ramos da engenharia.
No Brasil, os investimentos em marketing digital passaram de R$ 15 bilhões em 2018, segundo a Digital AdSpend 2018 da IAB Brasil, e a perspectiva é de um aumento de 30% até o final de 2019. Esses valores demonstram uma queda no investimento de campanhas publicitárias em mídias tradicionais para um aumento significativo nos meios digitais.
Não são só grandes empresas utilizam o marketing digital, ele também abriu as portas das mídias para pequenos e microempreendedores. Com poucos recursos para investimento, muitos acreditavam que as estratégias não se encaixavam com seu tamanho, mas vêm descobrindo que o meio digital é extremamente favorável aos seus negócios.
O marketing digital surgiu junto com o crescimento da internet e da percepção empresarial para utilizar o espaço para os negócios. No princípio foram utilizadas muitas técnicas específicas do marketing tradicional, mas que foram encontrando um caminho diferenciado, com estratégias próprias.
No marketing tradicional, sempre foi preciso usar muita criatividade para driblar os altos investimentos em publicidade. As mídias pagas como anúncios em TV e jornais, mesmo com o máximo de rigor nas escolhas de localização e horário, ainda pecavam pela menor segmentação e mensuração pouco complexa. O marketing digital trouxe espaços gratuitos ou mais em conta para investimentos, uma segmentação que leva a informação diretamente para o público-alvo e a oportunidade de mensurar as campanhas no momento em que elas estão acontecendo, com a possibilidade de mudar caso existam algumas falhas.
Como se preparar para o Marketing Digital
A flexibilidade e versatilidade do marketing digital vêm encontrando novas possibilidades a cada dia, através de novas ferramentas e plataformas. Quem deseja trabalhar com o marketing digital precisa estar sempre conectado às tendências e atento às mudanças, além de ter como característica pessoal a curiosidade, boa comunicação, foco estratégico, capacidade de negociação, criatividade, inovação, além de uma característica multidisciplinar.
O campo é amplo e há diversas funções, que vão se renovando nas suas principais áreas, tais como mídias sociais, inbound marketing, SEO, e-commerce, marketing de relacionamento, produção de conteúdo, métricas, planejamento, marketing pessoal, user experience, endomarketing, mecanismos de pesquisa, marketing de afiliados, planejamento e muito mais.
Não existe fórmula mágica para se preparar para o marketing digital e, como toda carreira bem-sucedida, precisa de uma grande dose de estudo, experiência, sorte e networking. Cada etapa da construção da carreira de marketing requer um tipo diferente de comprometimento, mas se engana quem acredita que atingir cargos gerenciais torna desnecessário a troca com outros profissionais e a dedicação em se renovar.
Talvez esse seja um dos principais requisitos para um profissional de marketing: não se estagnar. Os melhores e mais bem-sucedidos profissionais na área são comprometidos no aprendizado e incansáveis sobre tudo o que podem aprender com as relações humanas, até para os mais tímidos.
Quem está iniciando, geralmente faz um pouco de tudo na área. Isso ajuda a conhecer bem as especializações e a escolher qual a mais adequada ao seu perfil. Os times de marketing tendem a ser bem reduzidos, exigindo um profissional com domínio de mais frentes de trabalho. Esse aparente acúmulo de trabalho pode ser uma grande vantagem para ganhar mais experiência nas estratégias e ações, assim como conhecer os termos usados na área como adwords, automação, canonical, snippet e muito mais.
O conforto para um profissional de marketing pode ser fatal para limitar seu desenvolvimento. Ele precisa ter sede de novas informações, curiosidade, buscar novos desafios para se manter vivo no jogo. Embora muitas ações de marketing precisam ser meticulosas e até seguir rotinas rígidas, o aprendizado nunca deve ser estagnado.
Além dos cursos de graduação que oferecem conhecimentos básicos e culturais sobre o marketing, com alicerces importantes para iniciar a carreira, há muitos cursos fora de universidades. Mas como todo tema bastante requisitado, a área de marketing possui muitas informações que nem sempre são úteis e podem desvirtuar o conhecimento. Uma rápida pesquisa no Google sobre marketing digital e uma lista grande surgirá, com as mais variadas mensagens. Especialmente para quem já tem um nível avançado numa área, a gama de material de qualidade é muito menor.
Ir a eventos, seminários, workshops são formatos de aprendizado que ajudam no network e causam uma imersão temporária com especialistas naquele ramo específico. Investir nesses e outros formatos de conhecimento, como cases de sucesso, podcasts, entrevistas e muito mais.
Cada energia gasta e tempo dedicado retorna para si mesmo e não para receber algo em troca de alguém. Quanto mais tempo de dedicação aos estudos, maiores serão as chances de ir longe na carreira. Isso não significa abandonar a vida pessoal para se entregar 100% ao trabalho, mas há uma fase de desenvolvimento da carreira em que os sacrifícios são necessários para atingir seus objetivos.
Uma carreira bem-sucedida no marketing digital não se constrói dentro de uma zona de conforto e isso talvez seja a grande rotina do profissional de marketing. Afinal, não é todo mundo que tem disposição para evoluir e se manter na dianteira das oportunidades.
O desejo de construir uma carreira de sucesso para o marketing digital pode ser o pontapé inicial, mas há muita estrada para desbravar. Em ascensão no mercado de trabalho, o marketing digital vem abrindo muitas oportunidades, nas mais diversas especialidades, para profissionais qualificados. Mais do que o desejo de crescer, é preciso nunca parar de aprender e a se manter conectado com a velocidade das novidades tecnológicas.
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