Marketing digital: conheça as melhores ferramentas e formas de investimento
Sua marca pode ser grande ou pequena, não importa. O marketing digital é um investimento importante para qualquer empresa. Portanto, não há mais como ignorar os benefícios da internet.
Só para você ter um parâmetro, o Brasil está em 2º no ranking de países que mais passam tempo nas rede sociais. Ao total, são gastos, em média, 225 minutos. Contudo, existem inúmeras ferramentas e estratégias de investimento para potencializar a autoridade da sua marca no cenário digital. Por isso, decidimos criar este guia. Confira!
Marketing digital: conheça as melhores ferramentas e formas de investimento
Quando o assunto é marketing digital, há três pontos essenciais: (1) saber utilizar as ferramentas necessárias, (2) elaborar formas de investimento e (3) ter profissionais qualificados para gerenciar todos esses procedimentos.
Somente dessa forma os profissionais de marketing podem testar, criar e medir o desempenho de cada campanha de maneira rápida e eficaz. Portanto, é essencial estar a par das melhores ferramentas do marketing digital. São elas:
Ahrefs
O Ahrefs oferece uma ferramenta abrangente de SEO. Ele aumenta o tráfego do seu site através de pesquisas de backlinks, palavras-chave, concorrentes, entre outras informações valiosas.
Contudo, vale ressaltar que é essencial ter um especialista no assunto para saber como utilizar essas informações a favor do seu negócio. Só para você ter uma ideia, o Ahrefs têm mais de 150 milhões de palavras-chave.
A ferramenta ainda oferece análises competitivas detalhadas, além de identificar os principais problemas no conteúdo do seu site. Também permite que você veja quais páginas obtêm mais acesso e a quantidade do tráfego dos seus concorrentes, entre outros benefícios.
Yoast
Se você está relativamente inteirado no meio digital, provavelmente, esse nome soa familiar. O Yoast é um plugin gratuito fornecido pelo WordPress, contudo, dispõe de planos premium – os preços variam conforme os números de sites monitorados.
Se você está precisando otimizar o seu conteúdo, o Yoast é uma ótima escolha. Ele te auxilia a focar nas palavras-chave, a utilizar as URLs internas, entre outras opções. Além disso, ele é atualizado a cada duas semanas, conforme o algoritmo do Google.
SEMrush
O Google Analytics nem sempre é fácil de compreender, ainda mais se você não dispõe de um especialista na área. Dessa forma, informações valiosas acabam não sendo agregadas na sua estratégia de marketing digital.
É aí que o SEMrush entra como uma das ferramentas mais populares do marketing digital. Ele oferece ao usuário a oportunidade de analisar os resultados de pesquisas pagas e orgânicas. Sendo assim, você pode avaliar seu site e ainda pesquisar sobre seus concorrentes.
Canva
O marketing visual sempre foi um conceito importante dentro do marketing. Contudo, na era digital, essa relevância se tornou ainda mais clara.
Segundo pesquisas, 80% das pessoas se lembram do que veem e apenas 20% do que leem. Portanto, para ter sucesso no marketing digital é preciso ter um bom estímulo visual.
O Canva permite que os usuários elaborem diversas peças gráficas incríveis de forma simples. No pacote gratuito, por exemplo, você tem acesso a 1 GB de armazenamento para imagens e recursos e a mais de 8.000 templates. Contudo, existem planos pagos que contemplam outras necessidades.
A melhor parte é que a ferramenta disponibiliza uma plataforma simples e intuitiva. Além disso, os preços não são tão salgados.
Google Analytics
O Google Analytics não poderia ficar de fora dessa lista, afinal, essa é uma das ferramentas de análise mais populares do mundo.
A ferramenta é totalmente gratuita e fornece relatórios sobre informações dos usuários, por exemplo, de onde eles vêm, quais canais de marketing geram mais conversões para seu site, entre outros dados relevantes.
BuzzSumo
Se você deseja aprender mais sobre seu público-alvo, essa é a ferramenta ideal. O BuzzSumo oferece quais tipos de conteúdo têm melhor performance conforme a palavra-chave elencada. Além disso, essa é uma ótima forma de analisar sua concorrência.
Marketing digital: principais tendências de investimento para 2020
Agora que você conhece as melhores ferramenta do marketing digital, é preciso saber em quais canais utilizá-las e como elaborar sua estratégia.
Marketing de conteúdo
Não é segredo que o marketing de conteúdo é o coração de toda estratégia de marketing. Ele é o primeiro passo para traçar uma estratégia bem-sucedida. Por isso, cada vez mais as empresas contratam agências especializadas neste tipo de conteúdo, visando ampliar sua relevância no cenário digital.
Vale ressaltar que os consumidores estão expostos a milhares de conteúdos por dia, ou seja, produzir um conteúdo mediano não basta. É preciso ter autenticidade e estabelecer um padrão elevado de informações relevantes. Somente dessa forma é possível criar uma experiência única entre o usuário e a marca.
SEO
O SEO sofre mudanças constantes e evolui a cada dia. Portanto, para acompanhar as atualizações do algoritmo do Google, é preciso contar com profissionais antenados e qualificados para analisar cada questão.
As novas tendências de otimização devem ser implementadas o mais rápido possível, já que o algoritmo do Google aprende com os usuários e executa suas inovações em pesquisas cada vez mais específicas.
Além disso, o SEO está ampliando para outras plataformas. Por exemplo, a pesquisa de voz. De acordo com o próprio Google, 41% dos adultos e 55% adolescentes utilizam a pesquisa por voz todos os dias.
Saber adaptar seu conteúdo as essas mudanças, portanto, é fundamental para o seu negócio.
Conteúdo longo
Muitas pessoas acreditam que o conteúdo rápido é o grande segredo da era digital. Entretanto, pesquisas recentes apontam ao contrário. Por exemplo, postagens com 3.000 palavras atraem mais tráfego do que postagens menores.
O conteúdo longo permite que o usuário se aprofunde no tópico desejado. Além disso, o texto permite mais espaço para segmentar as palavras-chave, o que reflete diretamente no ranqueamento do seu site.
Um estudo do Search Engine Journal revelou que o conteúdo mais longo recebe em torno de 77% mais backlinks. O que é essencial para potencializar o tráfego orgânico. Já a Small Biz Trends confirma que 56% dos blogueiros geram um ROI maior quando o conteúdo é longo.
Veja os principais benefícios do conteúdo longo:
- Diminuição da taxa de rejeição;
- Alta classificação no Google;
- Backlinks e compartilhamentos nas redes sociais;
- Tráfego atemporal para o seu blog e/ou site.
Apesar de o cenário ofertar diversas possibilidades, um conteúdo longo sem qualidade pode acarretar no oposto. Se os usuários não consideram úteis as informações descritas no artigo, possivelmente, partem para outro site. O que aumenta a sua taxa de rejeição e diminui sua classificação no Google.
Para não cair nessa e em outras armadilhas, é importante escolher uma empresa qualificada com credibilidade e experiência no mercado. Aqui na RedaWeb nós oferecemos diversos planos personalizados, desenvolvidos de acordo com as necessidades do seu negócio.
Se você deseja alavancar seu negócio, entre contato com a nossa equipe através do site ou ligue para nós por meio do telefone 0800 750 5564 para assinar um plano de produção de conteúdo.