8 maneiras de entender os resultados de sua empresa com webinars
Os diversos formatos de conteúdo são poderosas ferramentas para atrair e converter leads, quando utilizados de forma correta e no momento adequado. O webinar é um dos que mais vem se destacando pelo seu custo-benefício, flexibilidade, capacidade em atingir os objetivos do marketing de conteúdo e pela alta captação de leads.
O “Web Based Seminar”, cuja abreviação é webinar, pode ser associado a um seminário ou videoconferência transmitida ao vivo pela internet, que compartilha conteúdos para pessoas interessadas naquele assunto. Como os usuários tendem a valorizar conteúdos audiovisuais, por serem mais dinâmicos e objetivos, a audiência do webinar tende a aumentar e ser ainda mais útil para trazer resultados para a empresa.
Por que criar um webinar como conteúdo matador
Utilizar o webinar hoje, após um conjunto de ações interligadas, pode trazer um grande sucesso para as estratégias de marketing de conteúdo, inclusive abreviando o caminho do lead rumo aos resultados positivos para a empresa. O problema é que muitas empresas desconhecem esse formato de conteúdo e não sabem o quanto ele pode ser útil para alavancar suas vendas.
É uma solução diferente dos conteúdos mais comuns, como os textos, vídeos e imagens, utilizados em etapas mais avançadas do funil de vendas. Seu objetivo é levar uma informação mais ampla e objetiva para o lead, que o impulsione a tomar decisões favoráveis à marca. Ele também é informativo, precisa ter um material de alta relevância e pensado em todos os detalhes para atrair o seu público-alvo e fazer com que ele não se disperse durante a programação.
As redes sociais são os principais canais de comunicação do webinar, que hoje estão desenvolvendo ferramentas mais aprimoradas para esse serviço. As transmissões ao vivo apresentam uma excelente procura e quanto mais interessante ela for, mais atraente ela se torna às pessoas desejadas.
Produzido em formato de vídeo, é preciso uma boa câmera para reproduzir a imagem ao vivo. Assim como também ter uma ótima navegação, que impeça interrupções e quedas durante a transmissão. O webinar ficou muito conhecido entre cursos preparatórios, em que professores dão uma aula divertida e dinâmica, para que o aluno possa tirar dúvidas em casa sobre o material, cuja repercussão é sempre muito alta e interativa.
A transmissão do webinar é agendada e divulgada para seu público-alvo, com sugestões técnicas para melhorar a execução do vídeo e das melhores plataformas para serem acessadas. Desta forma, o usuário pode ter uma melhor experiência e aproveitar plenamente sua participação.
Os resultados do webinar podem ser aproveitados para outros conteúdos posteriores, como postagens em redes sociais, criação de e-books, vídeos, e-mail marketing e muito mais, em diferentes etapas do funil de vendas.
Como usar métricas para o webinar?
Os profissionais de marketing acreditam que apenas o ROI (“Retorno Sobre Investimento”, em português) é o único método de mensuração possível para um webinar. Mas há outros métodos excelentes que englobam uma avaliação sobre o formato e o conteúdo como um todo, que serve para identificar falhas e fazer correções devidas.
Assim como todos os métodos do marketing digital, a mensuração é um dos maiores benefícios e auxilia integralmente a manter um alto padrão das ações, em prol dos resultados desejados. Ao identificar o que pode ser melhorado para ampliar a participação da audiência, o engajamento pode aumentar muito mais do que o esperado.
Para ajudar a ampliar a mensuração do webinar e entender melhor os resultados de sua empresa, listamos 8 métodos de avaliação, divididos nos objetivos desejados:
1 - Visualização do conteúdo gravado
Quem não pode assistir o webinar ao vivo, pode usufruir do conteúdo através da publicação do seu link de gravação, que também pode ser enviado por e-mail marketing. Essa mensuração avalia a repercussão desse link, de quantas pessoas estão assistindo o webinar após sua passagem ao vivo.
2 - Conversão em inscrições
Ao divulgar dia e hora do webinar e promover o link de inscrições, é preciso acompanhar os usuários que estão indo até a página e desistem no caminho, e os que efetivam o registro. Caso seja alta a desistência na página, é preciso reavaliar o que está acontecendo naquele ambiente, como excesso de perguntas, dificuldade em adicionar dados, poucas informações sobre o assunto a ser abordado e o próprio design.
3 - Avaliação das inscrições
Ao visualizar a quantidade de inscritos para o webinar, é possível identificar a receptividade de itens como o tema proposto, se foi assertivo ao público-alvo e se a divulgação foi feita adequadamente. Se o número foi baixo, é preciso reavaliar urgente essas situações para tomar medidas imediatas.
4 - Presença
Avaliar o nível de participação do usuário durante o webinar ao vivo é muito importante para identificar o seu interesse sobre o assunto e a forma como ele está sendo processado. É preciso identificar o número de inscritos e dos que assistiram, para ver a porcentagem das desistências e as estratégias usadas após o usuário ter feito inscrição.
5 - Pós webinar
O que acontece com o lead após participar do webinar? Ele pode se dispersar e desistir de conhecer mais sobre o produto até adquiri-lo ou pode manter seu interesse e acelerar a compra. Esse público deve ser tratado de forma diferenciada, por já ter tido uma ação pontal de marketing e precisar de estratégias mais personalizadas para que possa trazer os resultados almejados.
6 - Identificação
Durante a apresentação do webinar, o público mostra vários níveis de interesse, que repercutem em outras ações posteriores. Algumas pessoas fazem downloads de e-books, enquanto outros já mostram interesse em efetivar a compra. A participação do público ajuda a criar um próximo tema de webinar, de acordo com as sugestões oferecidas.
7 - Mídias Sociais
Quando o link gravado do webinar é publicado nas redes sociais, é preciso identificar o envolvimento dos usuários com suas curtidas, comentários e compartilhamentos.
8 - Vendas efetivadas
O pós webinar pode apresentar a resposta do público sobre ele, e sua mensuração avalia quais ações foram tomadas a partir deste conteúdo. O lead pode até ter tido outras experiências posteriores até efetivar a compra, mas pode ter tido essas iniciativas após a participação no webinar. A forma mais prática de identificar isso é analisando cada participante e o caminho que ele seguiu.
O webinar é um conteúdo rico e excelente para ser utilizado nas fases mais avançadas do funil de vendas, com ótimas respostas de conversão. Saiba como mensurar as ações de webinar e extrair os melhores resultados, através das dicas da RedaWeb. Conheça nossos planos de marketing de conteúdo ligando para 0800 750 5564.