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Guia básico sobre marketing digital

empresário com tablet e vários ícones que representam marketing digital

Estar na internet não é mais um diferencial, mas um pré-requisito para toda empresa que deseja se tornar uma autoridade no mercado. As redes sociais mudaram o mundo dos negócios, e é preciso estar atento a essa realidade e outras tendências.


O marketing digital tornou-se uma palavra-chave ao longo da pandemia, e é sobre ele que preparamos um guia básico para quem precisa se posicionar. Confira!


O que é Marketing Digital?

Pode parecer óbvio, mas o marketing digital possui muitas formas de abordagem que transcendem o próprio conceito de marketing. Além da divulgação, promoção e publicidade online, ele constitui uma metodologia de coleta de dados.


Se no passado o marketing tradicional era pensado para atingir o maior número possível de pessoas, hoje o digital é focado em nichos específicos. Com os dados coletados, além de segmentar as campanhas, muitas empresas se dedicam a criar produtos específicos para a sua audiência.


Note que o marketing digital pode ser aplicado para se tornar relevante no mercado, mas também para entender profundamente os desejos e necessidades do seu cliente, tornando ainda mais simples o processo da venda e do engajamento.


Como o marketing digital se divide?

Podemos propor uma estrutura que divide o marketing digital em três grandes campos:



No final das contas, os três podem ser encarados como uma estratégia única, mas cada um com a sua devida metodologia.


As mídias sociais são as campanhas realizadas nas redes sociais, como Instagram, TikTok, YouTube e tantas outras. O marketing de buscas nasceu com o SEO, mas compreende a construção de links, direcionamento de navegação, compartilhamentos e outros.


Como base dessa pirâmide, temos o marketing de conteúdo. Ele funciona como um cimento para esses dois tijolos. O conteúdo é o que é entregue nas redes sociais, mas também o veículo que carrega links e referências, enquanto entrega valor ao leitor.


Para começar no marketing digital, é muito simples. Porém, quanto mais profissionais forem as suas estratégias, melhores tendem a ser os resultados.


Estude o seu nicho de atuação

Para entrar no mercado digital é preciso ter o máximo de clareza possível sobre quem é o seu público-alvo.


Antes de qualquer estratégia, tenha em mente que o mercado mudou muito nos últimos anos. Hoje em dia nenhuma empresa vende para todo mundo, e nem todo mundo do seu nicho é seu concorrente.


O consumidor está buscando soluções cada vez mais personalizadas para os seus problemas específicos. Dessa maneira, investigar o seu nicho é uma maneira de compreender o que está faltando nas outras empresas e que a sua pode ser uma autoridade.


Isso significa entender quem é o público-alvo com o máximo de profundidade. Estatísticas demográficas já não significam tanto. As questões são mais específicas:


  • O que o indivíduo faz aos finais de semana?
  • Onde gosta de comer?
  • Como passam as horas de lazer?
  • Quanto gasta com a família, com ele e com os amigos?
  • Quando se sente insatisfeito ao visitar uma empresa?


Essas questões subjetivas serão o seu maior guia daqui para frente.


Estude sobre tráfego e conversão

Existem dois pilares que sustentam estratégias de sucesso: tráfego e conversão. De nada adianta converter todos que entram em contato se poucas pessoas o fazem, e nem atrair uma multidão que não compra.


O equilíbrio entre esses dois conceitos está relacionado à capacidade de ter um alto alcance com conteúdos mais genéricos e populares, mas de aprofundar e passar autoridade com matérias mais densas e específicas.


O exagero de qualquer um deles pode acabar com qualquer campanha de marketing, não importa qual seja a marca ou empresa por trás.


Defina a sua persona

Já falamos bastante em público-alvo e a persona que aprofundamos anteriormente. Tratamos em tópicos separados, pois esse conceito é fundamental.


A persona é um personagem que só existe na cabeça dos estrategistas de marketing, que traduz um misto entre o cliente ideal e o cliente fidelizado da sua marca. A única maneira de acertar o tom de voz, é colocando uma pessoa na cabeça e conversando com ela em todos os conteúdos.


A linguagem e o ritmo das redes sociais é diferente de um vídeo longo ou de um blog post, assim como as pessoas que consomem esses materiais são diferentes. Porém, muitas empresas cometem o erro de tentar conversar com todas essas pessoas ao mesmo tempo e acabam não criando uma identidade própria.


Em cada plataforma parece que uma marca diferente está falando. A persona funciona como a coluna de um indivíduo que representa a sua marca. 


Essa coluna é responsável por movimentar o corpo entre os espaços. Essa persona é responsável por movimentar a marca entre as mídias.


Defina seus principais meios de comunicação

É fundamental ter uma estratégia para cada mídia digital, mas sabemos que na vida real nem todas as empresas têm tempo ou recursos para cuidar de tantos espaços diferentes.


Dessa forma, é preciso compreender a mídia mais importante para a sua audiência e dedicar uma atenção mais exclusiva para ela. Isso não significa abandonar as outras, mas dedicar mais esforços às mais importantes.


O marketing digital é muito mais sobre priorizar tarefas do que tentar estar em todos os lugares a qualquer custo.


Apesar de o ritmo de circulação das informações ser cada vez mais rápido, o público não abre mão da qualidade dos conteúdos que consome.


Crie uma cultura de métricas

É difícil criar um guia de marketing digital que sobreviva ao tempo. A cada dia novas tecnologias são criadas e precisam ser compreendidas para se tornarem ferramentas nesse campo.


No fundo, empresas de sucesso no mundo digital são aquelas capazes de compreender os dados e tomar decisões estratégicas com base neles. Acima falamos sobre o marketing digital transcender o próprio marketing, e isso é verdade.


Com a tecnologia é possível rastrear a origem e o destino de cada usuário que acessa as suas páginas. É isso que ajuda a compreender os seus gostos e <em>hobbies</em>.


Da mesma maneira, as métricas servem para entender se os esforços do marketing digital estão surtindo efeitos, ou se é necessário um reposicionamento para gerar resultados relevantes.


Invista em Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo continua sendo a principal estratégia, afinal, todas as outras dependem de algum tipo de conteúdo para fazerem sentido.


A RedaWeb é uma plataforma que pode ajudá-lo a criar conteúdos de alta qualidade para persuadir e converter a sua audiência.


Materiais que agregam valor ao cliente de maneira honesta têm maiores chances de viralizarem e atraírem uma base maior e mais fiel de leitores.


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