Estratégias de mobile marketing para melhorar o seu site
É notável que, nos dias de hoje, o número de usuários de smartphones tem superado consideravelmente o de desktops. O hábito de andar, comer, trabalhar e estudar com um aparelho desse nas mãos tem sido intensificado a cada dia por conta das novas atualizações tecnológicas e pela agilidade que o cotidiano passou a exigir por conta disso.
Só para se ter uma pequena noção da dimensão do uso do mobile no Brasil, mais de 72 milhões de brasileiros usam diariamente seus smartphones para acessar a Internet. E as ações realizadas são diversas, desde pesquisar sobre algum tema ou alguma dúvida pontual no navegador, como a maioria dos estudantes faz atualmente, até para adquirir produtos totalmente online.
As compras realizadas através de dispositivos móveis correspondem a cerca de 14,3% de todos os pedidos nas empresas, e esse número com certeza irá crescer nos próximos anos. Com isso, podemos afirmar que o uso do desktop tem diminuído consideravelmente, dando espaço para o mobile para diferentes finalidades.
No meio dessa nova onda tecnológica, que avança a cada instante, as empresas, independentemente do setor e do porte, se viram obrigadas a modernizar seus processos e modos de alcançar o público. Quando falamos de empresas que comercializam produtos e serviços, o mobile se tornou um método prático e rápido para divulgação e conversão de leads em compradores. Com isso, as vendas aumentam e a empresa ganha destaque através de mais uma plataforma. Acompanhe o texto abaixo para saber mais.
O que é Mobile Marketing?
Para que as empresas consigam de fato atingir esse público mobile de maneira eficaz para seus negócios, o mobile marketing surgiu e vem crescendo exponencialmente. Assim, podemos definir o mobile marketing como um conjunto de estratégias de marketing que visa, por meio das características e funcionalidades de dispositivos móveis, interagir com clientes e leads e influenciá-los.
Em tese, as campanhas de marketing digital são segmentadas para os usuários mobile, adequando-as a esse público, à plataforma utilizada e às demandas dos mesmos. O intuito é que esses usuários, que na maioria das vezes necessitam de agilidade, tenham em mãos informações sobre a empresa, sobre promoções, acesso a compras, formas de pesquisa sobre determinados produtos ou serviços, além de outros tipos de funções que podem destacar a sua empresa.
Apesar de ser uma forma bastante aceita para divulgação, o mobile marketing deve seguir uma estratégia bem pensada, estudada e pautada de acordo com o público-alvo e com a persona do seu negócio nesse ambiente, sem que pareça invasivo e meramente vendível. É preciso adequar as abordagens, o conteúdo, o direcionamento e o público que receberá as campanhas de mobile marketing para gerar uma espécie de aproximação com seus clientes.
Principais vantagens do mobile marketing
Uma das principais vantagens do mobile marketing é o alcance do público de forma segmentada por geolocalização. Através desse recurso que está presente nos celulares a empresa consegue encontrar e chegar até os clientes que possuam as características de interesse pelo seu produto e que podem realmente ser leads convertidos futuramente em seu site.
Assim, a sua empresa consegue anunciar alguma promoção ou novidade somente para as pessoas que moram no local e no entorno da loja, por exemplo, aumentando as chances de vendas nas lojas físicas.
Já para os e-commerce a segmentação via mobile também funciona. Se você quer vender algum produto ou serviço que será útil para alguma comemoração local, por exemplo, é possível segmentar o envio de propagandas e comunicados para o público da região, tendo assim mais aderência e procura pelo seu site.
Além disso, se a empresa aposta na presença em aplicativos como Facebook, Instagram, Twitter, entre outras redes sociais, a construção de um relacionamento mais próximo com seu consumidor é muito mais intensificada. O mobile marketing para essas plataformas é efetiva tanto para o direcionamento para vendas, como para a divulgação de conteúdos das empresas e atendimento direto ao cliente. Com isso, a procura pelo próprio site da empresa também aumentará por meio de Call-To-Action (CTA) nas publicações desses outros meios.
Levando isso em consideração, a comunicação também é aprimorada, já que as pessoas utilizam os dispositivos mobile a todo instante. Assim, é possível que a empresa atenda uma demanda pontual de algum cliente, apenas respondendo mensagens por meio dessas plataformas de relacionamento, como o chat no site e nas redes sociais, por exemplo.
Em decorrência, a imagem da empresa é melhorada e a confiabilidade também. Os clientes já firmados passam a indicar os seus serviços para conhecidos e a rede de clientes se expande consideravelmente através de simples clicks.
Estratégias importantes
Existem muitas estratégias de mobile marketing que podem ser colocadas em prática para atingir corretamente o público-alvo do seu negócio e para melhorar o tráfego no seu site. Dentre as principais estão:
- Site amigável: esse é um dos requisitos principais para melhorar o seu site e atingir o público mobile. Um site amigável é adaptado para dispositivo móvel, ou seja, os menus e conteúdos estão bem apresentados para os usuários, se encaixando perfeitamente na página de acordo com o dispositivo usado. Sem isso, o usuário pode abrir o seu site, se interessar por algum produto e não conseguir clicar no botão de comprar, por exemplo.
- Conteúdo adaptável: da mesma forma que o layout e o posicionamento dos menus e conteúdos deve ser amigável, o conteúdo em si também deve ser. Isso porque um leitor mobile não dispõe de diversas abas para pesquisa ou tempo de sobra para leituras muito extensas. Por isso, otimize ao máximo o conteúdo de forma que ele leia de forma fácil e rápida a mensagem que a empresa deseja passar. Aposte em bons títulos para chamar a atenção e para “prender” o usuário no seu site.
- Anúncios mobile: anúncios em apps mobile têm uma performance duas vezes melhor do que anúncios em websites. Por isso, invista em anúncios mobile que podem ser inseridos no seu site ou em outros canais. Identifique seu público-alvo e insira anúncios que podem ser úteis para o público selecionado.
- Mensagem de texto: através da geolocalização do celular, sua empresa pode enviar promoções ou comunicados via SMS para clientes específicos, de modo que estas mensagens incluam algum link para o seu site ou para o e-commerce da sua loja. Assim, as chances de ele clicar e ser direcionado para uma possível compra são grandes.
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