Blog Estratégia e tática: conheça a principal diferença para o marketing digital

Estratégia e tática: conheça a principal diferença para o marketing digital

equipe montando estratégia e tática de marketing digital

O marketing digital é um setor que possui uma importância cada vez maior para todas as empresas e profissionais dos mais diferentes segmentos. Isso porque é por meio da internet que as pessoas conhecem cada vez mais empresas, marcas, produtos e serviços, de forma que os materiais utilizados nesta rede são mais efetivos do que os utilizados no marketing tradicional, por exemplo.


Porém, existem muitos pontos do marketing digital que ainda não são tão conhecidos, em alguns casos até mesmo por profissionais, o que pode fazer com que não se tenha um uso tão eficiente desta ferramenta. Entre estes pontos, podem ser destacadas as estratégias e táticas, as quais são muito confundidas na realização de trabalhos neste setor.


Embora estejam ligadas e possuam uma origem semelhante, as estratégias e táticas possuem diferenças fundamentais, as quais devem ser conhecidas para uma melhor utilização destes conceitos. Sem este conhecimento, pode haver confusão, e até mesmo a escolha errada de ações para o seu marketing digital, de forma que não sejam conseguidos os resultados esperados.


Saiba qual a principal diferença entre estratégia e tática


Com a informação de que estratégia e tática são conceitos diferentes, é possível avaliar e conhecer qual a diferença entre estes dois, que é de fundamental importância para o seu marketing digital.


Esta diferença está relacionada com o prazo de cada uma destas ações. Enquanto a estratégia é algo relacionado a um objetivo final e que demanda de muito mais tempo para ser atingido, a tática é algo muito mais imediato, e que pode ser bastante flexível para que se chegue a um resultado esperado.


Assim, a tática pode ser definida como parte de uma estratégia, uma vez que o seu objetivo final pode ter vários outros menores pelo seu caminho. Desta forma, embora tenham diferenças, estes são conceitos interligados, e sem os quais um bom marketing digital não pode existir.


Para que fique ainda mais claro, é possível imaginar estes conceitos como um caminho a ser seguido. Enquanto as táticas são um conjunto de ações, o conjunto de táticas é o que forma a sua estratégia completa, de forma que apenas com esta sequência é que você poderá ter um marketing digital mais completo e efetivo em longo prazo.


Exemplos práticos de táticas e estratégias no marketing digital


A melhor maneira de compreender na prática qual a diferença entre estratégias e táticas no marketing digital é por meio de exemplos que podem se adequar à sua realidade neste trabalho. Assim, confira a seguir alguns exemplos que demonstram as diferenças entre estes conceitos, de forma que você possa utilizá-los de uma forma ainda mais completa em sua rotina profissional:


Estratégia no marketing digital: uso de técnicas de SEO


As técnicas de SEO são um dos melhores exemplos de estratégias que podem ser utilizadas no marketing digital, uma vez que devem ser implementadas por todas as empresas que desejam melhorar os seus resultados na internet. Neste caso, este trabalho é algo que leva algum tempo para que tenha efeitos perceptíveis em seus números, seja de visitantes, ou mesmo de vendas online.


Isso porque as técnicas de SEO aumentam a sua relevância para o algoritmo de sites de busca, mas de uma forma gradual. Ou seja, quanto mais técnicas de SEO forem utilizadas ao longo do tempo, maior será a sua relevância e melhor o seu posicionamento em páginas de resultados de pesquisa.


Outro ponto que faz com que o SEO seja uma estratégia no marketing digital é o fato de que não pode ser alterada, de maneira que deve ser implementado sempre em seus conteúdos, pois o uso incorreto, ou interrompido destas técnicas podem comprometer o seu resultado. Assim, é um tipo de ação que não pode ser modificada ou retomada sem que seus resultados sejam afetados, o que é uma característica de estratégias no marketing digital.


Desta maneira, o que permite que se defina as técnicas de SEO como uma estratégia é o seu maior tempo de realização, o objetivo final, que é o melhor posicionamento em sites de busca, e a inexistência de uma flexibilização, pois é algo que deve ser colocado em prática e mantido até que seu objetivo seja alcançado.


Tática no marketing digital: uso de redes sociais


Diferentemente das estratégias, as táticas são muito mais flexíveis e permitem a percepção de resultados em um período muito menor, ou mesmo imediato, em casos de táticas mais pontuais. Assim, o uso de redes sociais para a implementação de suas ações de marketing é uma das principais táticas neste tipo de serviço.


De um modo geral, as redes sociais podem ser utilizadas no marketing digital de muitas maneiras diferentes. É possível realizar a divulgação de conteúdos, venda de produtos e serviços, interagir com o seu público, entre muitas outras opções disponíveis para o uso desta ferramenta.


Mais do que isso, a tática de utilização das redes sociais pode se adaptar a diferentes necessidades de sua empresa de acordo com o momento. Ou seja, caso haja a necessidade de alteração de sua tática, isso não é um problema com a utilização das redes sociais para a divulgação de seus conteúdos.


Além disso, a rede social como ferramenta de uma empresa, e de seu marketing digital, permite que se tenha um acompanhamento de resultados quase que imediatos, pois todas as suas ações nesta plataforma chamam a atenção do público de maneira instantânea. Diferentemente das estratégias, isso pode fazer com que se tenham resultados mais rápidos, de forma que cumpra objetivos pontuais, a fim de conseguir, no futuro chegar a um objetivo maior.


Agora que você conhece melhor as diferenças entre estratégias e táticas no marketing digital, passe a utilizar estes conceitos a seu favor, e tenha chances de um sucesso muito maior para as ações de sua empresa. Assim você poderá garantir um bom posicionamento de sua marca, aumentar o seu alcance, alavancar suas vendas, entre muitas outras possibilidades decorrentes do uso correto de táticas e estratégias.


No entanto, o sucesso de qualquer uma destas ações está diretamente ligada a um bom conteúdo oferecido em suas páginas na internet, seja em seu site ou nas redes sociais. Isso significa que, sem um bom conteúdo, que tenha qualidade e relevância, nenhuma estratégia ou tática poderá lhe oferecer todos os seus benefícios e vantagens.


Para garantir sempre o melhor conteúdo a seu público, entre em contato com a RedaWeb pelo site www.redaweb.com.br, ou pelo telefone 0800 750 5564, e conheça os nossos planos de produção de conteúdos disponíveis, para que possa escolher aquele que melhor se adéqua às necessidades de sua empresa, e que poderá beneficiar todas as suas táticas e estratégias de marketing digital!


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