Entenda como o design pode ajudar no marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma ferramenta que possui, cada vez mais, uma importância fundamental para as empresas e profissionais que utilizam estratégias de marketing digital em busca de melhores resultados. Isso se deve muito ao fato de que um bom marketing de conteúdo, não só faz mais pela sua marca do que apenas a publicidade, mas também se torna uma fonte de informações oferecida para o público por meio de suas publicações em sites, blogs e páginas da internet.
Porém, mesmo que o marketing de conteúdo ofereça alguns dos melhores resultados possíveis para uma estratégia de marketing digital, é preciso sempre buscar maneiras de conseguir elevar ainda mais estes resultados. Isso significa que o seu conteúdo não pode se manter estagnado, pois começaria a se tornar apenas mais do mesmo, e poderia impedir sua empresa de chegar a resultados ainda melhores e obter maior destaque perante o seu público-alvo.
Uma das melhores maneiras de elevar a qualidade do seu marketing de conteúdo é investir em um bom design que possa agregar maior valor às suas publicações. Esse valor está muito ligado aos benefícios que um design bem trabalhado pode trazer para seu conteúdo, de modo que se destaque ainda mais dos demais conteúdos presentes na internet.
Um dos maiores benefícios que o design pode trazer para o seu marketing de conteúdo é a maior atratividade de suas publicações, pois estas se tornam diferenciadas dos conteúdos simples, que apenas possuem material escrito e sem atrativos visuais. Assim, o design pode tornar seu conteúdo mais atrativo e aumentar o seu alcance, de modo que mais pessoas se interessem em consumir o seu conteúdo.
Outra grande vantagem que o design traz para o seu marketing de conteúdo é a possibilidade de uma maior identificação de seu conteúdo, o que faz com que a sua marca seja reconhecida por mais pessoas. Isso faz com que haja uma facilidade maior em firmar sua marca perante seu público-alvo de forma muito positiva para que se tenham melhores resultados
Dessa forma, com esses e outros benefícios oferecidos pelo design ao seu marketing de conteúdo, é possível afirmar que a união entre esses dois pontos é a melhor maneira de conseguir resultados ainda mais positivos para a sua empresa. Assim, em vez de limitar os resultados de seu marketing, é possível alavancar esses números apenas com um trabalho de design que agregue valor ao seu marketing de conteúdo.
Como aliar ferramentas de design ao seu marketing de conteúdo
Confira, a seguir, algumas ferramentas de design que podem ser facilmente inseridas em seu conteúdo, de forma que se consiga chegar a resultados muito mais expressivos, com uma maior atração de público e reconhecimento de sua marca:
1 – Imagens
As imagens são as ferramentas de design mais fáceis de encaixar dentro de uma estratégia de marketing de conteúdo, pois as publicações dentro de um site ou blog podem ser facilmente ilustradas com algumas imagens relacionadas ao tema abordado.
O conteúdo fica mais facilmente compreensível, pois a ilustração das informações permite um consumo mais agradável de seu conteúdo. Assim, as pessoas se sentirão mais à vontade ao consumir seu conteúdo e poderão obter um melhor aproveitamento de suas informações, o que eleva ainda mais os resultados de sua estratégia de marketing de conteúdo.
2 – Infográficos
Uma das ferramentas mais importantes para conseguir aliar design e conteúdo no marketing digital são os infográficos, peças que unem informações com uma maior atratividade visual. Essa atratividade visual é gerada pelo uso de pequenas imagens e desenhos, além de cores que ajudem as pessoas a ver seu conteúdo com maior destaque.
Os infográficos, além de permitir a união entre design e conteúdo, ainda possuem uma série de outras vantagens, como a possibilidade de fácil compartilhamento. Com isso, há um potencial muito grande de que o infográfico se torne viral, ou seja, de o seu conteúdo ser altamente espalhado pela internet. Assim, ele pode ter um alcance ainda maior, pois sua empresa pode gerar um grande número de leads e ampliar seu leque de clientes.
3 – Ícones
Os ícones são pequenas imagens, que podem ser utilizadas para representar algum tipo de produto, serviço, ou transmitir alguma outra informação ao seu público. De maneira geral, os ícones são bastante utilizados nos infográficos, pois seu tamanho permite um bom desempenho sem utilizar um grande espaço em seu material.
No entanto, seu uso não se limita aos infográficos, e os ícones podem ser amplamente utilizados para que se tenha um design mais agradável visualmente ao seu público, o que significa que podem se encaixar perfeitamente em seu site ou blog. Assim, os ícones transformam uma plataforma rígida e pouco atrativa em um ambiente digital muito mais agradável visualmente, com a possibilidade de um melhor resultado de atração de pessoas.
4 – Vídeos
Uma das maneiras mais simples e mais eficazes de tornar seu conteúdo muito mais agradável visualmente ao público é a utilização de vídeos para transmitir as informações ao seu público-alvo. Os vídeos tornam muito mais agradável o consumo de conteúdo e permitem uma utilização muito ampla e variada de design, que podem ser modificados de acordo com o seu conteúdo e a forma como se deseja atingir o público.
Ao se utilizar os vídeos como forma de integrar design e conteúdo, ainda se ganha um importante diferencial de facilitar o consumo para qualquer pessoa e em diferentes situações do dia a dia. Ou seja, as pessoas podem consumir seu conteúdo enquanto vão para o trabalho, em seu horário de intervalo, ou mesmo quando realizam outras ações, de forma que sua marca passa a estar presente de uma maneira ainda mais constante no cotidiano de seus clientes.
5 – Gifs e animações
Os gifs e as animações são ferramentas um pouco mais complexas de serem produzidas para integrar design ao seu conteúdo, mas, em algumas ocasiões, podem ser muito benéficas para sua estratégia.
Dessa forma, se necessário, é importante dedicar algum tempo nas imagens animadas em vez das imagens estáticas, de forma que seu conteúdo se torne ainda mais atraente e possibilite alcançar melhores resultados para sua empresa.
No entanto, embora o design seja muito importante para obter esses resultados positivos, a qualidade do seu conteúdo ainda é essencial para que seu marketing de conteúdo possa ser realmente efetivo. Para contar sempre com o melhor conteúdo, entre em contato com a RedaWeb pelo site www.redaweb.com.br ou pelo telefone 0800 750 5564, e assine um dos diversos planos de produção de conteúdo disponíveis!