Entenda como funciona o engajamento
Toda iniciativa de Marketing depende de como seu público-alvo reage ao que você cria. Conhece a frase: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”, do clássico “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry? Ela tem bastante a ver com o engajamento. Explicaremos.
O Pequeno Príncipe nutriu um carinho muito especial por uma rosa. Então, a raposa disse que ele é responsável pelo que cativa e que “É o responsável pela rosa”. Isso significa que, se há afeto por um lado, há correspondência pelo outro.
Este livro ilustra, de forma bela e lúdica, um exemplo sobre engajamento: o tempo dedicado pelo Príncipe à rosa é uma lição sobre prudência com o próximo e querer compreendê-lo.
Engajamento é como você trabalha os laços emocionais entre empresa e público-alvo. É possível, através de várias iniciativas, entender o coração das audiências e, com isso, criar campanhas de Marketing cada vez mais acertadas e precisas, angariando mais leads e, consequentemente, a concretização de mais vendas de produtos ou serviços.
Como criar engajamento?
Uma estratégia fundamental para criar engajamento de forma natural é ter um vínculo emocional positivo sobre o que você faz. Afinal, tudo flui melhor se as coisas são feitas de bom grado.
Além disso, o departamento de Marketing precisa estar alinhado com a missão e com os valores da empresa para que a produção de conteúdo relevante seja compatível.
É preciso que sua empresa interaja com o público e que essa interação seja correspondida pelas audiências. A partir da resposta dos usuários, é possível traçar um perfil psicológico claro e, com isso, direcionar os esforços publicitários para a promoção de diversas iniciativas cativantes.
Redes sociais: use a língua do público
Qualquer estratégia de Marketing para criar engajamento seria inútil sem um trabalho pesado nas redes sociais. Cada produto possui um nicho específico de mercado, o qual tem características pessoais bastante características. Além disso, cada qual comunica-se através das redes sociais de formas bastante únicas.
É importante que iniciativas publicitárias falem a língua de suas audiências, o que cria um sentimento de autoridade e identificação sobre a marca, ao longo do tempo.
Veja qual tipo de publicações o público-alvo prefere publicar ou compartilhar: vídeos curtos e dinâmicos? Grave alguns para promover seus produtos ou serviços, seguindo uma linha semelhante. Gostam de postagens bastante curtas e diretas ao ponto? Siga a mesma receita.
Contudo, jamais deixe de criar uma identidade própria à sua produção de conteúdo. Não parece uma boa ideia simplesmente replicar a ideia dos outros de forma idêntica, ou você criará uma visão genérica sobre sua marca. Ela precisa transmitir algo diferente das demais.
Crie promoções ou enquetes para entender quais as necessidades mais urgentes. Pesquisas online sempre são uma excelente ideia para criar engajamento, uma vez que o público-alvo pode tomar a liberdade de publicar comentários a respeito de suas iniciativas e, com isso, criar um canal ainda mais próximo de comunicação entre empresa e seus leads.
Grandes marcas ao redor do mundo criam publicações promocionais sobre seus produtos e serviços e, na área de comentários destas publicações, esclarecem dúvidas e prestam suporte personalizado a seus clientes. A mensagem é clara: a empresa se preocupa com a satisfação de seus usuários e está disposta a resolver problemas rapidamente.
Qual rede social utilizar?
Depende. O Facebook, sem dúvidas, é a rede social mais utilizada no Brasil, com mais de 100 milhões de usuários cadastrados e ativos. O Instagram, por outro lado, possui mais ou menos metade dos usuários do Facebook. Entretanto, são duas redes sociais bastante diferentes.
O Facebook é mais versátil, sendo possível postar desde grandes artigos até anúncios por imagem ou vídeo, enquanto o Instagram possui apelo estritamente visual. Pode ser que seu produto ou serviço usufrua melhor de uma rede social específica para criar engajamento e vender melhor.
Por exemplo, lojas de departamento podem usufruir bastante de campanhas de Marketing no Instagram, devido ao seu apelo visual mais acentuado. No entanto, não significa que as campanhas não possam ser realizadas nas duas redes sociais.
O ideal, na verdade, é que toda iniciativa digital seja pulverizada, ainda que certas plataformas naturalmente apresentem resultados mais positivos do que outras para certos negócios.
Por outro lado, se você possui um escritório de advocacia e procura por leads qualificados, pode ser uma ótima ideia promover seu trabalho não só nas redes sociais mais populares, como também no LinkedIn, uma plataforma de comunicação focada no público empresarial.
Através dela, é possível realizar campanhas publicitárias bastante específicas, com filtros bastante segmentados, como por exemplo:
- Faixa etária;
- Geolocalização;
- Formação acadêmica;
- Etc.
O TikTok é um fenômeno ainda pouco explorado pelo mercado publicitário. Trata-se de uma plataforma de vídeos muito curtos, geralmente recheados de efeitos especiais e edições divertidas.
Ainda que seu público-alvo seja, pelo menos por enquanto, bastante segmentado, ou seja, entre 16 e 25 anos, empresas estão começando a invadir o aplicativo e publicar conteúdos relevantes a audiências mais maduras. É uma rede social que certamente não pode ser ignorada.
Clareza é fundamental
Muitos relacionamentos ficam saturados e terminam bruscamente por falhas de comunicação. Isso também vale para as relações construídas entre empresas e seus públicos-alvo.
Uma campanha publicitária com citações ofensivas ou infelizes pode custar verdadeiras fortunas à empresa. Além disso, restaurar uma imagem danificada é mais difícil que construir uma imagem positiva do zero.
Portanto, todo o cuidado é pouco quando o assunto é transmitir a mensagem de maneira clara e sem ruídos externos.
Textos publicitários devem ser escritos com maestria, respeitando as normas gramaticais e fazendo uso de técnicas de Search Engine Optimization (SEO).
Funciona da seguinte maneira: certas palavras-chave são mais comumente utilizadas pelos usuários em buscas específicas. Os redatores fazem uso dessas expressões ao longo dos textos, o que facilita o algoritmo dos mecanismos de busca a localizar e categorizar corretamente sua página na rede.
Com isso, sua página se torna mais fácil de localizar na Google ou no Bing, o que aumenta as chances de engajamento.
Educação faz toda a diferença
Cordialidade e gentileza fazem toda a diferença para criar um mundo melhor e tornar a mensagem ainda mais clara para o consumidor. É preciso fazer com que o público-alvo se sinta acolhido durante qualquer atendimento prestado pela sua equipe: seja pelo departamento de Marketing, em resposta a manifestações espontâneas, ou durante tratamento de problemas pela equipe de suporte.
Toda comunicação direta com as audiências é um mecanismo publicitário. Portanto, ensine sua equipe a ser sempre educada e cordial, ainda que nem sempre a recíproca seja verdadeira. Na maioria das vezes, os clientes simplesmente não estão num bom dia e precisam de um amparo positivo para resolver seus problemas e se sentir melhor.
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