Blog Entenda a função de um profissional de marketing

Entenda a função de um profissional de marketing

profissional de marketing mostrando uma estratégia

De forma bastante resumida, dizemos que o profissional de marketing é aquele responsável por desenvolver as estratégias de vendas e comunicação de um empreendimento.


O seu papel é imprescindível para o posicionamento da empresa no mercado, já que envolve todo o tipo de interação com a audiência. Como resultado, o marketing contribui de modo direto para o retorno financeiro almejado pelos gestores.


Hoje, o marketing está ainda mais onipresente, devido ao desenvolvimento das ferramentas digitais nas últimas décadas. A presença online se tornou um grande cartão de visitas para firmas de todos os setores. Nesse sentido, o marketing digital é uma das áreas que mais gera empregos ultimamente. Ou seja, o profissional de marketing tem de estar sempre atento e preparado para lidar com o dinamismo da nossa era.


Caso você queira entender melhor as atribuições de um profissional de marketing, prossiga com a leitura do artigo.


Como se tornar um profissional de marketing? 


Primeiro, é valido salientar que o marketing é uma área bastante ampla e multidisciplinar. Sendo assim, quem atua nessa função pode se especializar em diversos assuntos para melhorar atender às demandas do mercado. Porém, as formações mais comuns são: Marketing, propriamente dito, mas também Publicidade, Administração, Comunicação Social em geral e outras correlatas.


No entanto, mesmo quem não tem uma graduação pode seguir uma carreira bem-sucedida em marketing. É claro que será preciso estudar muito para não ficar para trás, porém nada impede que você acumule o conhecimento na prática. Recomendamos ainda que o profissional aproveite os cursos livres sobre o tema.


Entre as áreas relacionadas ao marketing estão:


• Comunicação;

• Desenvolvimento de ação para redes sociais;

• Conteúdo e SEO;

• Vendas;

• Avaliação de mercado;

• Psicologia de consumo;

• Administração;

• Comportamento humano.

• Gestão de marcas e pessoas.


Apesar de longa, lista acima não é exaustiva. O trabalho em marketing envolve tarefas variadas e aprendizado permanente. Um analista de marketing então pode escolher uma dessas atividades para depois se especializar naquilo que lhe parecer mais útil. Dito isso, é essencial que ele tenha uma noção geral sobre cada setor, para se tornar um profissional mais completo. Em adição, há determinados conhecimentos que não técnicos e serão assimilados na prática.


E quais são as habilidades fundamentais para um profissional de marketing?


O profissional de marketing precisa ter uma série de habilidades que descreveremos a seguir. São elas que definem o perfil desse ofício:


• Comunicação:


Um dos principais papéis do marketing deve desenvolver boas vias comunicativas da marca com o público externo e da firma com o seu público interno.


• Trabalho em conjunto:


Como cabe profissional de marketing atuar como ponto de contato entre vários departamentos, é vital que ele saiba trabalhar em equipe.


• Criatividade:


Ao contrário do que muitos pensam, criatividade não é algo que só alguns indivíduos possuem. A habilidade de sugerir novas ideias e soluções pode ser aprimorada com a prática.


Desse modo, quem trabalha com marketing tem que se aprimorar nessa qualidade, já que a criatividade é central para a produção de materiais e campanhas eficazes. Afinal, entre as missões desse profissional está garantir que a marca se cative a atenção do público.


• Originalidade


Não é fácil produzir algo realmente original quando quase todos os setores estão extremamente concorridos. O conceito é bem amplo, mas, no caso do profissional de marketing, ele está alinhado com a necessidade de apresentar algo diferente para os clientes. Com os recursos disponíveis, a marca tem que sair do lugar comum para ser esquecida entre tanto material divulgado.


• Administração


No marketing, a administração está relacionada a gerir projetos distintos e a imagem também. Em algumas situações, pode incluir a gestão de pessoas.


• Análise de dados


Após criar as peças de marketing, o próximo passo é analisar os dados para entender quais estratégias estão funcionando e quais devem ser repensadas. O propósito é reproduzir o que trouxe retorno positivo e refazer o que ficou aquém do esperado. E, falando em dados, as ferramentas digitais farão parte do dia a dia do responsável pela comunicação de uma marca.


A relevância do marketing digital


Como mencionamos anteriormente, o marketing digital está ganhando cada vez mais espaço. Portanto, devemos dedicar um espaço especial para essa subdivisão do marketing que, ao que tudo indica, continuará em ascensão.


Mas afinal, por que a atividade em questão está tão valorizada?


A tecnologia obrigou quase todas as profissões a se adaptarem com rapidez, sob risco de ficarem obsoletas. E com o marketing não foi diferente. Os meios digitais tomaram conta da comunicação e não é à toa.


Basta observar como a presença digital ajuda as empresas a ganharem visibilidade e expandirem seus negócios. Por consequência, elas atingem um público bem mais amplo e conseguem fidelizar uma audiência na internet.


Além de viabilizar ações de marketing variadas com custos menores, a tecnologia garante uma segmentação eficiente para que a mensagem chegue às pessoas certas. Como consequência, o desempenho das companhias costuma ter resultados muito favoráveis.


Não é de se surpreender assim que as empresas estejam cada vez mais interessadas no marketing digital do que no convencional.


É pertinente destacar que a essência da atividade não se altera: o enfoque continua sendo nas pesquisas de mercado e na comunicação com a clientela. São as ferramentas que aceleram os processos e auxiliam na mensuração das estratégias.


O mercado para o profissional de marketing 


Há quem diga que o mercado para o profissional de marketing está saturado. Mas a verdade é que quem se capacita, encontra espaço nesse ofício, mesmo em um cenário concorrido.


Muitas pessoas se arriscam na comunicação de uma empresa sem terem nenhum conhecimento do assunto e acabam não atingindo os resultados esperados.


Outro fato que justifica o otimismo acerca do futuro da atividade é o já citado marketing digital. Cada vez mais, os meios digitais favorecem a criatividade e abrem portas para a divulgação dos negócios.


Um forte indício dessa movimentação é que mais de um terço dos diretores da área acreditam que o marketing online corresponderá a 75% do investimento em marketing nos próximos cinco anos. Nossa dica então é que você aprimore o seu conhecimento na comunicação online se quiser ser um profissional de marketing bem-sucedido.


Quem tem alguma formação ou estudo em marketing, pode atuar em lugares bem diversos. Há vagas de emprego em organizações privadas e públicas, além de ONGs e agências publicitárias. Isso porque quase todo o tipo de entidade precisa de uma pessoa ou equipe para cuidar da divulgação marca.


Se você chegou até aqui, esperamos que tenha compreendido a função de um profissional de marketing, bem como a sua importância para o desempenho de qualquer negócio.


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