Blog Ensino à distância: o marketing digital pode captar mais alunos

Ensino à distância: o marketing digital pode captar mais alunos

Ensino à distância: o marketing digital pode captar mais alunos

Faça uma breve pesquisa entre seus familiares e amigos. Quantos deles estão em alguma plataforma digital e a visualizam constantemente ao longo do dia? Você, certamente, perceberá que boa parte deles não se isenta das redes e isso, caro leitor, é o que muitas organizações têm se dado conta.

A verdade é que as mídias sociais se tornaram algo extremamente comum no dia a dia das pessoas e, por esse motivo, cientes da quantidade de consumidores online, as empresas passaram a investir em diferentes estratégias de publicidade virtual e um exemplo disso está no Marketing Digital.

Isso porque este método aumenta, de maneira comprovada, o alcance e a visibilidade de um negócio, loja ou até mesmo instituição educacional, fazendo com que clientes em potencial possam desenvolver o interesse pela marca, pelos seus produtos e, claro, por seus serviços.

Diante deste cenário, inúmeras escolas e centros de Ensino à Distância passaram a utilizar cada vez mais as plataformas, compreendendo que esse conjunto de ações de marketing é capaz de atrair alunos, estabelecer uma boa relação com o consumidor e fazer com que o ambiente seja conhecido, bem divulgado e promovido digitalmente.

E você, será que também tem feito isso pela sua instituição? Caso não, está na hora de implementar essa ideia e investir em um novo formato de publicidade para o seu projeto educacional. Entenda e se surpreenda: 

Importância do Marketing Digital para os centros de ensino

Atualmente, os indivíduos estão se tornando mais “digitais”, isto é, estão migrando, de forma gradativa, para uma ou mais plataformas existentes no universo online. 

Por esse motivo, para as escolas e faculdades que querem atrair certo público, é importante que estas organizações também estejam bem posicionadas em tais ambientes, compreendendo que o fato de não estarem na internet é, praticamente, sinônimo de não serem conhecidas.

Isso se dá porque, para procurar instituições de ensino, as redes sociais e o Google são algumas das ferramentas mais utilizadas, em especial pelo comportamento institucionalizado na sociedade em que as pessoas costumam pesquisar informações sobre tudo, desde marcas e serviços até lugares para viajar, estudar ou comer.

Logo, diante de tal circunstância, investir em estratégias para tais ambientes fará com que a sua organização educacional possa ganhar destaque e, mais do que isso, atrair a atenção dos consumidores que estão em busca de serviços similares aos seus.

Assim, ao aplicar as estratégias certas, mais pessoas vão obter como resultado seu centro de educação, e ele ficará mais conhecido. Logo, se você estiver presente no universo virtual, vai gerar engajamento com seu público-alvo: os estudantes e seus respectivos pais.

Com isso, a internet auxiliará a criar relacionamentos extremamente duradouros com seus clientes, independente do seu segmento. E, mais do que isso, o Marketing Digital será a tática ideal para divulgar-se de forma efetiva e ainda garantir retornos para sua instituição, como mais visibilidade e maior captação de alunos.

Atraia mais alunos com essa estratégia

Anteriormente, quando o Marketing Digital ainda não era um elemento primordial e os métodos de ensino eram presenciais, os estudantes eram recrutados através de ferramentas típicas de publicidade, como folhetos de instituições, anúncios pagos em veículos e até mesmo outdoors. 

No entanto, com um ambiente cada vez mais competitivo, em que todos fazem mais do mesmo, usar a web a seu favor e contar com as mídias digitais foi uma maneira de trazer à tona um novo formato, que atraia mais alunos para iniciativas de EAD, seja mais econômico e, claro, mais eficaz.

Isso porque, ao comparar os gastos no ambiente online com outras estratégias de captação, o custo é extremamente vantajoso. 

Por esse motivo, qualquer instituição, mesmo a com baixos orçamentos, pode colocar a estratégia em prática, seja através de um simples login em uma rede social, investindo dinheiro em anúncios promovidos pelo Instagram ou Facebook e, até mesmo, solicitando o auxílio de uma empresa especializada no assunto. 

Aqui, o céu é o limite e tudo pode ser adequado à verba que está disponível para tal empreitada.

Mas, afinal, ademais das vantagens econômicas, como este método pode ajudar no recrutamento de possíveis alunos? É simples. 

Estratégias tradicionais de Marketing se concentram principalmente no recrutamento de estudantes, ao invés de focar retenção e rematrícula, que são os principais objetivos de qualquer instituição educacional. 

No entanto, o Marketing de Conteúdo aliado ao de relacionamento pode construir laços baseados em confiança e lealdade, que servem para diferenciar a empresa de seus concorrentes.

Além disso, com o uso das ferramentas digitais, é possível fazer uma análise do público-alvo para conhecer as necessidades de seus alunos atuais e futuros, fazendo com que as campanhas sejam direcionadas para estes indivíduos e com que sejam desenvolvidos serviços para atender a estas demandas.

Isso permitirá que alunos em potencial se matriculem, mesmo que seja para um curso experimental ou um módulo introdutório, e possam conhecer as vantagens de estarem atrelados à sua instituição, reconhecendo os benefícios e as oportunidades oferecidas em seu ambiente virtual.

Ademais, para aqueles que ainda estão hesitantes, o Marketing Digital é uma chance de demonstrar credibilidade e incentivar a inscrição. E mais! Essa é uma forma até mesmo de desmistificar o receio que alguns possuem sobre a educação longínqua, sanando as dúvidas de quem quer saber mais sobre os seus serviços.

Invista agora mesmo

Como já foi visto acima, o Marketing Digital pode trazer uma série de benefícios para a sua instituição educacional e isso é algo que deve ser explorado amplamente, seja através do Marketing de Conteúdo, da construção de um bom relacionamento com o consumidor, do compartilhamento de conhecimentos de valor e tantos outros métodos que fazem com que o cliente em potencial o enxergue como um expert no assunto.

Para centros de ensino, especialmente os à distância, que ainda são alvos de tantas dúvidas por parte dos estudantes, reforçar os seus esforços e as vantagens para o aluno, como a praticidade, a flexibilidade e a possibilidade de aprender com instrutores de qualquer lugar do mundo, é algo que pode ser difundido e que se tornará, inclusive, um verdadeiro diferencial diante de todos concorrentes do segmento escolar.

Por isso, não deixe de investir nesta estratégia e, mais do que isso, escolha uma empresa que possa auxiliá-lo neste processo. A RedaWeb é especialista no assunto, possui uma variada cartela de clientes que respaldam seu destaque no mercado e é a melhor opção para o seu negócio.

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