E-mail marketing pode ser uma salvação na hora de conquistar clientes
Um dos maiores desafios do marketing digital é usar estratégias que sejam eficientes. Ou seja, com um ótimo equilíbrio entre bom preço e alto potencial de conversão. Dentro desses objetivos, o e-mail marketing pode ser uma grande salvação. Confira o post e entenda como ele pode ajudar a conquistar clientes.
Por que o e-mail marketing pode ajudar a conquistar clientes?
O e-mail é vantajoso porque checá-lo faz parte do comportamento do público. O usuário pode fazer isso pelo smartphone, computador, iPad e praticamente qualquer outro dispositivo. Checar o e-mail é um hábito, seja por razões profissionais ou pessoais, o que significa que você é quase sempre visto e suas vantagens são potencializadas.
Criar conteúdo personalizado
Uma das maiores vantagens do e-mail marketing, e que faz com que ele seja bem eficiente, é a possibilidade de criar conteúdo personalizado. Por exemplo, é uma prática simples - mas eficiente - ter o nome do cliente no assunto do e-mail.
Mais do que isso, o próprio conteúdo do e-mail pode ser personalizado, independentemente de você estar enviando ofertas, conteúdo ou fazendo um contato com um lead valioso. O maior desafio do marketing é trazer contexto e valor para a comunicação, e o e-mail marketing é um canal direto para o seu cliente.
Por conta de tudo acima, o e-mail marketing é uma forma de gerar valor constante para o público. Mesmo que ele não faça uma compra, você ainda pode cultivar sua relação com a marca. É uma forma de reforçar seu branding.
Receber informação
Por outro lado, o e-mail é uma via de mão dupla, o que significa que você também consegue receber informações. Um caminho é fazer isso diretamente. Você pode enviar pesquisas de satisfação, como o NPS, para saber como o público se sente em relação a sua marca e seus produtos.
Também pode fazer isso indiretamente. Ou seja, analisar o comportamento do consumidor para saber o que mais interessa a ele. Qual é o tipo de e-mail que ele mais abre? Qual é o produto que mais gera vendas? Qual é a comunicação que mais traz leads?
Necessariamente toda ação de e-mail marketing precisa ser opt in. Apenas isso já é um ótimo sinal de que quem aceitou receber seus e-mails, tem pelo menos algum interesse no que você tem a dizer. É bem diferente de anúncios mais gerais, por exemplo, que podem impactar qualquer pessoa.
Se adapta a praticamente qualquer estratégia
Outra vantagem do e-mail marketing é ser bem versátil. Basicamente, essa ferramenta pode se adequar a praticamente qualquer estratégia. Por exemplo, você pode trabalhar uma estratégia de conteúdo para melhorar seu SEO. Para complementar isso, você pode enviar os melhores conteúdos para os clientes, de modo a gerar tráfego para o site ou blog. Além disso, a audiência já engaja com a sua marca por receber algo valioso.
Dentro de uma estratégia de inbound mais robusta, o e-mail marketing tem um papel crucial para o sucesso da metodologia. Esse é o principal método pelo qual um lead é nutrido, até que ele se torne um SQL. É uma forma de filtrar os leads ruins dos mais eficientes, poupando tempo do seu time de vendas.
O e-mail marketing permite atuar em certas situações para aumentar as vendas. Por exemplo, se o cliente abandonou o carrinho em um e-commerce pode receber um e-mail lembrando-o da compra, oferecendo um desconto ou frete grátis. Além disso, você pode fazer uma oferta baseada no histórico de compras ou apresentar um lançamento para clientes que mostraram interesse em determinado tipo de produto.
Por fim, o e-mail marketing também é um canal para autopromoção Esse sempre é um processo complicado, pois o público não quer necessariamente ouvir isso. Mas, sem fazê-lo você não vende. As campanhas de e-mail marketing podem abordar esse assunto, com moderação, e garantir que os clientes pelo menos sabem das novidades.
É rápido
Se você trabalha em uma agência de marketing ou no departamento de marketing para uma grande empresa, sabe como o dia a dia é corrido. Podem ser gastos semanas e meses nas ações mais complexas. Porém, o mercado muda diariamente, o que significa que em certos casos é preciso ser rápido. Por exemplo, imagine se o concorrente está planejando ou lançando um produto igual ao seu.
Com o e-mail marketing você tem a possibilidade de fazer uma resposta praticamente imediata. Além de não ser uma campanha trabalhosa, você ainda pode garantir que os clientes recebam no momento certo.
Além da velocidade, existem outras características do e-mail marketing que o torna eficiente do ponto de vista do custo-benefício. Primeiramente, é um canal que naturalmente tem uma estrutura mais simples. Normalmente, você só precisa de um copywriter e um designer, ou contratar um serviço terceirizado, para criar o conteúdo.
Automatizar ações e custo benefício
É claro que todas essas vantagens acima têm seu preço: tempo. Esse também é um dos benefícios do e-mail marketing. Na prática, existem ferramentas de automação que ajudam a segmentar e enviar os e-mails de acordo com os gatilhos que você decide. Seria pouco realista esperar que sua equipe enviasse e-mails para centenas ou milhares de clientes manualmente. Ou seja, você precisa de relativamente pouco para começar e pode fazer isso praticamente imediatamente.
Outra vantagem em relação ao preço é que você consegue alcançar uma audiência global, ou com tanto alcance quanto queira. Tem um cliente no Rio Grande do Sul, um em São Paulo e um na Amazônia? Com um e-mail você consegue alcançar todos eles sem nenhum esforço.
Como usar o e-mail marketing para conquistar clientes?
Para ter sucesso com o e-mail marketing é preciso tomar alguns cuidados. Primeiro, é crucial ter uma ferramenta para lidar com essas atividades. Afinal, a automação é uma das maiores vantagens e diversas das ações não podem ser feitas sem ela.
Além disso, é preciso considerar o papel que o e-mail marketing tem na estratégia como um todo. Como vimos, essa é uma ferramenta versátil, mas é preciso ter foco para explorá-la ao seu máximo potencial.
Por fim, também é preciso entender que o conteúdo é rei O e-mail não é uma ferramenta das mais complexas, como um vídeo, o que significa que você precisa ter ofertas e argumentos cativantes. É importante trazer bons argumentos e ser bem direto, já que o público não necessariamente quer passar muito tempo lendo o e-mail. Além disso, é preciso de um assunto que vai chamar a atenção do usuário e um CTA que o convença a seguir o próximo passo.
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