Blog Dicas para produzir conteúdos incríveis de diferentes temas

Dicas para produzir conteúdos incríveis de diferentes temas

Dicas para produzir conteúdos incríveis de diferentes temas

Hoje, não há dúvidas do valor do marketing de conteúdo para elevar o nome da marca e gerar leads. Após um planejamento minucioso, em que é definida a persona e os canais de distribuição do conteúdo, é hora de escolher os temas que serão abordados e os tipos de conteúdos a serem criados.

É um verdadeiro desafio para o Content Manager criar pautas originais para produzir conteúdos incríveis de diferentes temas. Cada um deles deve ser matador e incentivar o engajamento do seu público, pelas informações importantes e úteis que oferece. Em geral, a maior parte dos conteúdos são textos, mas é possível usar outros formatos como complemento ou mesmo publicação principal, de infográficos, vídeos, imagens, webinar entre outros. 

 

8 dicas para começar agora mesmo

Não basta gostar de escrever, é preciso ter técnicas específicas para trabalhar com conteúdos para a web. Além de não cometer erros de gramática, como é esperado de um bom texto, é preciso realizar uma boa pesquisa em mídias idôneas que garanta a qualidade da fonte, ter uma linguagem adequada ao ambiente e à persona, saber abordar os temas propostos e selecionar pautas que possam ser bem desenvolvidas para gerar impacto e relevância. 

O conteúdo precisa tornar o trabalho visível na web, especialmente se destacando nos sites de buscas, para atrair o interesse do público-alvo da marca. As pessoas são seduzidas pelos temas propostos, as chamadas, os títulos, o design e os conteúdos complementares, e podem desenvolver uma relação com a empresa, até chegar à realização da compra. 

Em muitos casos, o redator acredita estar escrevendo algo interessante e que possa causar impacto na web, mas na prática está bem longe do foco. E é essa a questão que diferencia alguém que sabe escrever de um redator especializado em marketing digital, a falta de direcionamento para o canal de comunicação onde será publicado e para quem lerá o texto. 

O marketing de conteúdo, para ser bem-sucedido, deve ser encarado com a seriedade que propõe. Não é qualquer texto que pode ser publicado e é preciso uma atenção totalmente voltada para que ele seja construído com o máximo de informações e qualidade possível, seguindo o planejamento realizado e as regras pontuais para seu desenvolvimento. 

Há momentos em que as ideias parecem terem fugido da mente. Essa sensação é comum para todos que escrevem profissionalmente, mas não deve ser encarada como um fantasma assustador e sim parte do processo de criação. Criar um produto de qualidade não é fácil, mas ele está cercado de ferramentas que ajudam a sair da estagnação e produzir conteúdos incríveis, de diferentes temas. 

Para ajudar a produzir os desejados conteúdos, separamos dicas para produzi-los sem cair na estagnação e no marasmo. Elas podem fazer toda diferença na sua produção:

1 - Conheça bem sua persona

Um conteúdo nunca é produzido a esmo, para qualquer tipo de leitor. Ao contrário, a proposta do marketing de conteúdo é exatamente oferecer conteúdos para pessoas específicas, pré-determinadas de acordo com o perfil de cliente ideal da marca. A persona, como é chamado o personagem desenvolvido a partir de informações de clientes reais e almejados, possui características, desejos, rotinas, hobbies e interesses que devem ser seguidos na hora de escrever. 

Pesquisar antes sobre a persona, ajudará a saber como será direcionado o conteúdo, a linguagem utilizada, os quesitos mais importantes a serem abordados no tema e os complementos que podem ser mais impactantes, tornando o desenvolvimento muito mais simples e fácil do que parece. 

2 - Crie um roteiro 

Antes de começar o texto, elabore um roteiro sobre os assuntos que serão abordados. Isso ajuda a fazer as ideias fluírem e se organizar para não deixar de incluir nada que seja importante. Ele serve de base para a criação, uma espécie de mapa do que é relevante e de como se desenvolverá a história a ser contada e o que pode ser incluído para ajudar a enriquecê-lo. 

3 - O título é muito importante

O título é a primeira informação sobre conteúdo, que o leitor terá acesso, por isso um bom título pode atrair o leitor e estimular a leitura do restante do conteúdo. Ele não precisa ser o primeiro item a ser escrito e pode até surgir uma ideia melhor e mais impactante, após todo o texto ser preparado. 

4 - Escolha sempre a objetividade como base

Sem dúvida escrever um texto objetivo é o melhor caminho para produzir um conteúdo interessante. Mesmo que ele esteja publicado em um blog e possa ser um texto mais longo, o leitor busca informações rápidas, que vão direto ao que é necessário ser dito. 

Para facilitar a leitura use subtítulos, parágrafos mais curtos e que por si só sejam uma explicação independente. Esse recurso facilita que o leitor possa ter um entendimento do assunto, independente de onde ele começar a leitura, e acabe se interessando em consumir todo o material. 

5 - Identifique referências sobre o assunto a ser abordado

Antes de começar a escrever a pauta, faça uma pesquisa sobre o que ela irá abordar e identifique publicações que possam ajudar a alimentar as ideias e criar um conteúdo novo, mais rico em informação. Ao iniciar a construção de um conteúdo, não basta ter um tema e escrever sobre ele, é fundamental a pesquisa de outros sites importantes da área, saber o que especialistas falam sobre o assunto e então, começar a desenvolver o texto. 

Só assim, será possível criar um conteúdo de relevância, que sirva de referências não só para seu público, mas também para o mercado como um todo. 

6 - Capriche na revisão

É comum e humano errar na grafia, digitação, concordância ou gramática quando se está escrevendo um texto. A rapidez das ideias e a distração são os principais motivos para que essas situações aconteçam, mas levar esse material bruto diretamente para o canal de distribuição pode ser um tiro no pé. 

É preciso reler o texto algumas vezes depois de pronto, exatamente para observar esses possíveis erros. Antes de começar a revisão, use materiais de apoio como dicionários e gramáticas para tirar as dúvidas. 

7 - Tenha sempre prazos

Deixar a entrega do conteúdo “para um dia” é o mesmo que estimular que ele vá para a gaveta. Tudo no marketing de conteúdo precisa de prazos, datas para entrega, revisão e publicação, seguindo um calendário rígido e necessário. Publicações eventuais, sem padrões, ajudam a dispersar a audiência, que fica desinteressada por uma empresa que não tem controle sobre seus conteúdos.

8 - A prática leva à perfeição

Parece uma frase feita, mas é uma grande verdade: há atividades que quanto mais se pratica, melhor será o resultado final. Isso inclui atividades esportivas e a produção de textos. A prática de redação ajuda ao exercício da mente, ao desenvolvimento de palavras e ao ritmo adequado, com mais experiência sobre o que funciona ou não para publicações na web. 

Criar conteúdos incríveis não é uma tarefa fácil, principalmente quando todos eles devem manter um alto-padrão de qualidade. É preciso muito talento em escrever e foco, mas sem dúvida, há algumas atitudes que ajudam muito a sair da mesmice e apresentar um produto de grande qualidade sempre. 

E para contar com conteúdos incríveis acesse o site da RedaWeb e conheça nossos planos de produção de conteúdo ou fale com a gente pelo 0800 750 5564.

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