Dicas para organizar uma estratégia de conteúdo em 30 minutos
O tempo é um dos recursos mais valiosos que possuímos. Ele não volta e não pode ser avançado. O que nos resta é apenas aproveitá-lo da maneira mais eficiente possível e aprender a gerenciá-lo cada vez mais. Quem trabalha com produção de conteúdo sabe muito bem que a informação precisa ser relevante e criada no tempo certo.
Passar horas trancado em uma sala de reunião fazendo o planejamento perfeito pode fazer seu negócio perder uma oportunidade importante, que pode não ocorrer novamente. Por isso, preparamos esse texto com 6 dicas para organizar uma estratégia de conteúdo em 30 minutos, que facilitarão sua rotina e renderão bons resultados para o seu negócio.
1 – Separe um momento para planejar
O planejamento pode parecer uma etapa trabalhosa, mas ao colocar em prática tudo que foi definido nele, você perceberá o quão valioso ele pode ser. Dedique um tempo para colocar todas as suas ideias no papel e faça isso de maneira intuitiva. Depois, comece a organizar as ações que devem ser executadas com seus respectivos responsáveis e prazos de entrega. Em seguida, ordene a informação de uma maneira lógica, que seja de fácil entendimento para todos que irão utilizá-la.
Uma boa maneira de organizar uma estratégia de conteúdo é criar um cronograma e dividi-lo com sua equipe antes de finalizá-lo. As pessoas que fazem parte do seu negócio são ótimas fontes de inspiração e de consulta sobre sua empresa. Elas podem deter conhecimentos valiosos sobre o produto e sobre o cliente, e isso pode contribuir para agilizar e melhorar seu planejamento.
2 – Documente sua estratégia de conteúdo
Depois de realizar todo o esqueleto do seu planejamento, chegou a hora de documentar tudo. Essa etapa economiza muito tempo nas futuras criações, pois você já terá um modelo para ser seguido. Além disso, será possível rever as ações que não alcançaram o resultado esperado e modificá-las no próximo planejamento. Você também terá informação suficiente sobre os conteúdos que fazem sucesso com sua audiência e poderá replicá-los.
No entanto, alguns dados sempre devem ser revistos e adequados às tendências de mercado. A tecnologia impôs outro ritmo para os produtores de conteúdos, e é sempre bom estar antenado ao que está ocorrendo e fazendo sucesso entre os consumidores.
Tenha organizado os documentos com as informações das suas personas. Isso também pode ser adequado conforme você acumule mais conhecimentos sobre seu público-alvo. É sempre bom ter a memória daquilo que já foi praticado.
Conhecer seu público facilita o trabalho da sua equipe de redatores e torna seu conteúdo mais assertivo. Esse conhecimento também diminuirá o tempo investido na hora de decidir quais conteúdos devem ser produzidos.
Não deixe de ter um arquivo de seus cronogramas de conteúdo, pois eles podem servir de base na hora de planejar uma nova tática e auxiliar nas tomadas de decisões sobre os rumos do planejamento. Essas consultas podem poupar muito tempo e servir de base para novos projetos.
3 – Pesquise conteúdos relevantes
Ter referência do que está sendo praticado em mercados semelhantes ao seu pode diminuir muito o tempo de organização de estratégia de conteúdo. Pesquise quem são os líderes do seu nicho e consuma os conteúdos mais relevantes que encontrar. Nesse mesmo sentido, busque referências de outros países, pois muitas vezes o que vira tendência aqui no Brasil já ocorreu no exterior muito antes.
Treine seu olhar para entender o que seus concorrentes fazem de legal e que pode servir para conversar com seu público. Nesse exercício, tenha sempre em mente a importância de estar atualizado sem perder a sua voz e as características primordiais que te fazem ser reconhecido no seu ramo.
Não é recomendável fazer tudo o que as outras empresas praticam e acabar perdendo a personalidade, mas é fundamental saber os caminhos que o mercado percorre. A partir disso, deixe sua mente trabalhar. É muito mais fácil pensar em novas ideias quando possuímos bagagens de informações para se basear.
4 – Crie um calendário editorial consistente
Uma boa estratégia de conteúdo conta com um cronograma completo, que prevê quais ações devem ser executadas, por quem e até quando. Esse cronograma pode dar origem a um calendário editorial. Isso permite uma visão geral do conteúdo que precisa ser criado e pode diminuir as chances de furos e de imprevistos que atrapalhem as postagens.
Ao finalizar seu planejamento, utilize-o para criar seu calendário editorial e seja fiel a sua execução.
5 – Use a tecnologia a seu favor
Hoje, há vários softwares disponíveis para auxiliar pessoas e empresas a organizarem melhor suas agendas, otimizando o tempo e estruturando as tarefas. Cogite a possibilidade de organizar a estratégia de conteúdo com o auxílio da tecnologia.
Muitas partes da criação são repetitivas e não precisam necessariamente de uma mente pensante organizando-as. Dedique um tempo do seu dia conhecendo mais como esses softwares podem facilitar seu trabalho e passe adotá-los na hora de organizar seu planejamento. Essa dica requer um tempo fora daquele que deve ser estabelecido para a organização de uma estratégia de conteúdo, mas ela possibilitará uma futura economia de tempo.
6 – Conheça o processo de planejar a estratégia
Saber quais são as atividades que precisam ser executadas facilita no processo de planejamento estratégico. Listamos os passos fundamentais para que você possa criar o esqueleto do seu programa:
- Planejar os conteúdos que devem ser criados;
- Realizar pesquisa sobre os assuntos;
- Criar os respectivos conteúdos;
- Enviar os conteúdos para revisão;
- Enviar os conteúdos para o editor;
- Publicar;
- Divulgar com auxílio das redes sociais.
Com base nesse esqueleto, crie seu cronograma e delegue as funções para sua equipe. Lembre-se de estipular prazos reais que possam ser alcançados e não mexa no planejamento, a não ser que seja realmente necessário.
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Para negócios que terceirizam a criação de seus conteúdos, é de extrema importância encontrar uma empresa que possua profissionais qualificados e que entendam sobre as dores e necessidades de quem vai consumir os textos. Prefira terceirizar a criação de conteúdo do topo do funil para os profissionais que não fazem parte da sua equipe. Esses textos são mais genéricos e servem para iniciar uma conversa com seu público-alvo.
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