Blog Dicas para não cair em armadilhas de Black Friday no Instagram

Dicas para não cair em armadilhas de Black Friday no Instagram

Celular com as escrita black friday na tela

O Instagram é uma plataforma que está sempre inovando e trazendo novas ferramentas. Se antes já era possível comprar pela rede social, com o Instagram Shopping, um novo recurso de compra, ficou ainda mais fácil procurar por produtos.


Unindo essa praticidade com a Black Friday, o brasileiro vê a possibilidade de encontrar diversos produtos com valores acessíveis enquanto rola o feed.


A Black Friday é uma grande oportunidade de fazer aquelas compras de fim de ano com grandes descontos. Porém, não podemos nos deixar enganar: aqui, a data traz não apenas promoções, como também uma série de armadilhas que lhe angariaram o apelido de Black Fraude.


Mas nem tudo são esquemas: é possível, sim, encontrar preços baixos e fazer compras vantajosas para o seu bolso. Para que isso ocorra sem nenhuma surpresa desagradável, separamos 6 dicas para que você desvie das armadilhas da data no Instagram.


Continue lendo para saber mais.


Como surgiu a Black Friday?


A Black Friday nasceu nos Estados Unidos. Depois do Dia de Ação de Graças, as lojas vendiam mais, impulsionadas pelas compras de Natal — e pelos grandes descontos — e saíam do vermelho.


Embora não tenhamos um Dia de Ação de Graças no Brasil,  o mercado se aproveitou da data americana e adotou a Black Friday.


Mas aqui, a data também ganhou o apelido de Black Fraude: "tudo pela metade do dobro", dizem. Sem contar inúmeros links falsos com o intuito de roubar seus dados — no lugar de uma boa compra, adquira uma boa dor de cabeça.


Para te ajudar a aproveitar essa data sem cair em nenhum esquema, separamos 6 dicas infalíveis. Vamos a elas:


1. Use e abuse de sites de comparação de preço


Os sites de comparação de preço são grandes aliados para evitar as armadilhas da Black Friday. Isso porque permitem que você verifique o histórico de preços de um produto.


Com frequência, algumas lojas aumentam os preços próximo a Black Friday e, na data, os preços simplesmente voltam a ser como sempre foram. Você compra acreditando estar obtendo um desconto quando, na verdade, está "tudo pela metade do dobro" ou até mesmo mais caro.


Ao verificar os preços nos sites de comparação, é possível perceber a artimanha e não ser enganado.


Além disso, esses sites permitem verificar os melhores preços, garantindo que você irá comprar o produto que deseja pelo preço mais baixo.


Se você viu um anúncio de Black Friday no Instagram, compare o preço antes de comprar na empolgação.


2. Veja se o perfil é verificado pelo Instagram


Sabe quando você está rolando o feed, passa uma promoção e seu pensamento é "esse preço é bom demais para ser verdade"? Então, talvez não seja, mesmo. Durante a Black Friday, com frequência surgem promoções realmente imperdíveis. Todo tipo de produto, de panelas a eletrodomésticos, a valores inacreditavelmente baixos, muitas vezes sob o nome de lojas conhecidas.


Não se garanta no nome das lojas. Alguns esquemas envolvem até mesmo criar perfis muito parecidos com os perfis originais de lojas conhecidas. É a mesma foto de perfil, com um nome ligeiramente diferente do original, com alguns caracteres a mais ou a menos.


Uma vez que você clique no link de compra, é redirecionado para uma página com a mesma logomarca e identidade visual, até mesmo a foto do produto que de fato é vendido na loja original.


A dica é prestar muita atenção ao perfil. É um perfil verificado?


O Instagram oferece um selo azul de verificação para indicar que a conta pertence mesmo à loja original. É uma forma de garantir que você está mesmo no perfil daquela loja.


3. Pense antes de comprar


A terceira dica é sobre planejamento. Muitas pessoas simplesmente não resistem a uma boa promoção. Isso significa que há uma grande chance de que comprem por impulso.


Se o produto que está prestes a comprar vale a pena ou não, só cabe a você decidir. Nosso conselho é que você se pergunte se está comprando porque realmente quer o produto ou exclusivamente por conta da promoção.


A Black Friday é realmente uma oportunidade excelente de encontrar melhores preços no mercado e grandes descontos naquele produto que estamos namorando há muito tempo.


Mas também oferece o risco de nos seduzir a ponto de estourarmos o orçamento de fim de ano, afetando nossa saúde financeira. É muito fácil se distrair no Instagram e acabar comprando demais.


A dica para não cair na armadilha de comprar mais do que pode é se planejar.


4. Verifique se a compra oferece cashback


Você já ouviu falar de cashback? Não? E se disséssemos que você pode comprar o produto que tanto deseja e ainda ter parte do seu dinheiro de volta?


O cashback é um programa de recompensa utilizado no Brasil desde 2017. Você pode receber até 50% do valor investido no produto de volta, conforme o valor determinado pela loja.


Segundo o <a href="https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/cat%c3%a1logo_abfintechs_full4.pdf">Sebrae</a>, há cerca de 6,4 milhões de estabelecimentos cadastrados em programas de cashback no país.

 

Verificar se a compra no Instagram oferece cashback também é uma forma de fazer compras vantajosas nesta data.


5. Verifique o frete do produto


Outra situação comum na Black Friday é encontrar produtos a preços imperdíveis, mas com fretes tão caros que muitas vezes ultrapassam o valor da mercadoria.


Nesse caso, sua compra pode deixar de ser vantajosa e, em comparação, talvez seja mais vantajoso comprar por um valor mais caro com um frete mais baixo.


6) Pesquisar, pesquisar, pesquisar


Não tem como fugir. A dica de ouro é pesquisar sempre.


A Black Friday tem forte influência no comportamento de compra do brasileiro. A intenção de compra sobe 2,5% ao mês de setembro até o fim do ano.


Há uma série de fatores que motivam esse resultado, como o 13º e mais vagas de emprego abertas para as vendas de fim de ano, deixando as pessoas com mais dinheiro disponível. Depois de um ano inteiro de trabalho, quem não se sente merecedor de uma compra?


A data é vantajosa para o consumidor porque há muitas lojas querendo chamar sua atenção, então há uma grande quantidade de ofertas e preços baixos no Instagram, além de ser um grande conforto comprar enquanto usa a rede social.

 

E aí, gostou das nossas dicas?


Imagine ter conteúdos como esse no seu site?!


Se você deseja aumentar o tráfego da sua página, atrair clientes para os seus produtos e serviços ou conseguir mais seguidores nas redes sociais, a produção de textos envolventes, relevantes e exclusivos é uma estratégia para impulsionar seu crescimento.


O texto que você acaba de ler é um produto RedaWeb, uma Agência de Conteúdo com equipe própria de redatores e especialistas com o melhor custo-benefício do mercado.


Se você deseja conquistar novos clientes publicando conteúdo de alta qualidade no seu site, blog ou redes sociais, cadastre-se e solicite um dos nossos planos ou ligue 0800 750 5564.


Artigos relacionados.

Ver mais artigos
tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-marketing-digital dicas-para-adaptar-o-seu-conteudo-para-as-redes-sociais saiba-como-fazer-a-analise-de-dados-das-suas-redes-sociais
Whatsapp
Ligue grátis 0800 750 5564
Ligue grátis 0800 750 5564