Blog 9 dicas essenciais para redatores

9 dicas essenciais para redatores

9 dicas essenciais para redatores

Você, redator, com certeza está sempre buscando formas de melhorar seu trabalho e deixar seus textos mais claros e repletos de conteúdo relevante, certo? Para te ajudar a conquistar esse objetivo, separamos algumas dicas essenciais para que você dê aquele “up” no seu processo de escrita.

Na verdade, escrever bem e de forma atrativa não exige absolutamente nada que você não possa fazer, por isso, a dica essencial é sempre aprenda e treine, constantemente. É esse processo que faz com que seus textos fiquem cada dia melhores.

Analise suas fraquezas e potencialidades

Se você é redator, certamente é porque tem facilidade com a escrita. Mas é muito importante determinar o que exatamente dentro do processo de escrita é mais fácil para você: Criar? Planejar? Produzir? Revisar?

Não se esqueça de que o processo de escrever um texto envolve várias etapas e é fundamental você saber classificar sua qualidade em cada uma delas.

Da mesma forma, é preciso que você olhe para seu processo de produção e reconheça nele o que é mais difícil para você. O que te causa certo desconforto na hora de fazer? Em qual das etapas do texto você gasta mais tempo? Qual delas faz com que você empenhe mais esforço mental? Essas respostas já te darão um bom referencial de análise.

As potencialidades precisam ser lapidadas e as fraquezas aprimoradas. Não foque apenas nas situações que te trazem dificuldade, pois isso pode gerar desânimo.

Busque cursos

Há muitas plataformas que disponibilizam cursos gratuitos e pagos na área da escrita. Com base na análise que você fez no primeiro item, será mais fácil saber qual escolher.

Também é bastante interessante você analisar o mercado de trabalho para redatores e ver quais habilidades estão sendo mais requisitadas. 

Procure manter uma rotina de estudos e atualização, pois a área da escrita e, principalmente, do marketing digital, passa sempre por mudanças e você precisa estar de olho nelas.

Leia. Muito!

Uma das dicas essenciais para redatores que podemos dar é a respeito da importância e da necessidade da leitura.

Não são poucos os estudos que apontam o quanto a leitura é benéfica, principalmente enquanto forma de desenvolvimento cerebral, mas também em relação à criatividade, elemento fundamental para quem precisa escrever sobre vários assuntos todos os dias.

A leitura é o principal fornecedor de informações e repertórios que podem até mesmo serem usados nos seus textos ou como um ponto de partida para pesquisas.

Estabeleça alguns minutos por dia reservados exclusivamente à leitura. Leia livros, artigos e demais materiais de áreas variadas e veja o resultado no seu dia a dia de trabalho.

Aprenda sobre redação para a web

Escrever para o mundo digital é muito diferente de escrever um romance, por exemplo. Por terem propósitos diversos, a forma e a estrutura do texto também mudam e você precisa ter isso bem claro.

Textos para a web podem ter o objetivo final de vender, informar etc., e há estratégias textuais específicas que precisam ser aplicadas no processo de escritura. Esteja atento a isso.

Se você tem dúvidas a respeito desse tema, um bom curso online será capaz de fornecer todas as informações necessárias.

Analise as críticas e os pedidos de revisão

Fez um texto e ele foi devolvido com um pedido de revisão? Não tome isso como uma ofensa pessoal. Analise com cuidado qual foi a crítica feita.

Muitas vezes, as críticas a um texto têm como razão principal o próprio briefing fornecido pelo cliente, que pode não ter sido claro ou completo o bastante, mas pode ser também que seu texto não esteja de acordo com o esperado.

Preste atenção na crítica que foi feita, tente tirar o melhor proveito das sugestões de melhoria, pois essa postura certamente fará com que seu trabalho tenha maiores resultados.

Defina áreas de atuação

Precisamos reconhecer: ninguém é bom em tudo e ninguém sabe sobre tudo.

Outra dica essencial para os redatores é selecionar uma área de atuação. Veja quais assuntos você domina mais, sobre quais escreve com mais facilidade e destreza, e especialize-se cada vez mais nestes segmentos.

Mesmo que você atue em uma plataforma que oferece textos de várias áreas, ainda é possível aplicar um critério de seleção.

Quando escrevemos sobre algo que não temos o menor conhecimento, as chances de o texto ser raso e superficial aumentam.

Tenha um local e um horário de trabalho

Muitos redatores, principalmente aqueles que são freelancers, trabalham em home office, o que é ótimo devido à liberdade que essa forma de trabalho traz, mas que de igual modo pode ser uma grande armadilha.

Defina horários de trabalho. É claro que eles podem variar de acordo com alguma necessidade específica, mas essa deve ser a exceção e não a regra. Sobretudo, leve seu horário de trabalho a sério como se você estivesse normalmente em uma empresa. 

Para organizar o seu horário de trabalho, é ideal que você observe em quais períodos do dia você é mais produtivo. Reserve esses momentos para a escrita.

Estabeleça um local para poder redigir em que haja boa iluminação, ventilação e o conforto que você precisa.

Plágio nem pensar

Você é um profissional e profissionais não admitem plágios. Isso é desonesto e afeta sua imagem e seu trabalho como um todo.

Consultar materiais sobre o assunto e analisar a forma como outros redatores escrevem é uma atitude excelente e que só te trará benefícios, mas o plágio nunca é bem-vindo.

Caso você tenha em mãos a redação de um texto que se revelou muito mais complexo durante o processo de escrita do que parecia, é infinitamente mais digno conversar com o cliente sobre o assunto e esclarecer a situação.

Valorize-se!

Se você é um profissional dedicado, organizado, esforçado e atualizado, é mais do que natural se valorizar e valorizar o seu trabalho.

Com isso, não queremos dizer que você deve cobrar valores exorbitantes por seus textos, mas sim que há propostas que não podem ser aceitas, pois são vergonhosas e acabam diminuindo a atividade de toda uma classe.

Reflita sempre sobre suas qualificações e sobre o processo de pesquisa e produção de cada uma das ofertas que você receber. Só assim você conseguirá saber se a proposta é cabível ou não.

Formular um valor mínimo por hora trabalhada e saber quanto tempo em média você leva para produzir um determinado texto são informações que ajudam muito a saber quando a proposta de trabalho é válida ou não.

Considere também sua formação e experiência na área. Esses também são fatores que influenciam o valor final.

Aqui na nossa página, publicamos constantemente dicas essenciais para redatores. Fique conosco e leia outros artigos disponíveis em nosso site. Se quiser se tornar um redator freelancer da RedaWeb, entre em contato conosco!

Artigos relacionados.

Ver mais artigos
inbound-x-outbound-saiba-quais-sao-as-vantagens-de-desvantagens-de-cada-estrategia saiba-como-restaurar-os-rankings-perdidos-no-google tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-marketing-de-conteudo
Whatsapp
Ligue grátis 0800 750 5564
Ligue grátis 0800 750 5564