Blog Dicas essenciais para aperfeiçoar o conteúdo

Dicas essenciais para aperfeiçoar o conteúdo

Dicas essenciais para aperfeiçoar o conteúdo

Você já leu um texto feito para o seu blog e ficou com aquela sensação de que faltou alguma coisa? Trata-se de algo mais frequente do que se imagina. Na prática, há uma grande dificuldade em aperfeiçoar o conteúdo destinado a blogs ou qualquer outro tipo de site. Isso acontece devido a uma ampla diversidade de fatores, tão extensa quanto a própria Internet.

Se prestar bastante atenção, você concluirá que textos realmente extraordinários e inéditos são uma raridade. Seria impossível criar um conteúdo realmente interessante e capaz de conquistar o público-alvo desejado? Definitivamente, não!

No entanto, fica evidente que o desenvolvimento de determinadas habilidades é essencial para a criação de um texto envolvente. Assim, o seu negócio terá um conteúdo de alta qualidade e plenamente alinhado à estratégia da sua empresa.

Mas como chegar lá? Continue com a gente e descubra alguns segredos usados para aperfeiçoar o conteúdo do blog da sua empresa! 

Trabalhe apenas com redatores profissionais

Quem lida com redes elétricas são eletricistas, enquanto os arquitetos criam a interface das mais variadas edificações. Seguindo esse raciocínio, um amador não deveria ser o encarregado de elaborar o site da sua empresa. O mesmo cuidado deve se aplicar ao conteúdo do site.

Existem duas grandes razões para que alguém abandone um site ou blog: design desagradável e conteúdo mal escrito.

Quando o assunto é escrita, infelizmente existe um equívoco clássico, segundo o qual todo mundo sabe escrever. Se você, de fato, quiser um conteúdo que atraia mais visitantes ao blog, terá de repensar alguns conceitos. Tenha em mente que o “curioso” está bem longe de ser um profissional, independente da área de atuação.

Perceba que somente os redatores profissionais dominam a arte de criar um conteúdo cativante. São eles que fisgam a atenção do leitor desde o início, conduzindo-o suavemente até o fim da leitura. Com um único texto impecável, é possível que o leitor pule de um texto para outro.

Isso só acontece quando o conteúdo é concebido com atenção aos mínimos detalhes, conforme explicaremos na sequência. Só um redator profissional consegue entregar um excelente resultado e fazer com que você economize tempo e dinheiro.

Entregue um conteúdo que proporcione uma leitura fluida

Para entender melhor, imagine aquele texto no qual os trechos e parágrafos não dialogam entre si. Isso explica por que a coesão é um ponto decisivo para aperfeiçoar o conteúdo. Para isso, é fundamental que a pessoa entre a cadeira e o teclado demonstre um profundo conhecimento acerca de recursos coesivos.

Não se trata apenas de pesquisar uma lista de sinônimos em sites destinados a esse fim. A mera colocação de supostos sinônimos faz com que o texto ganhe aquele aspecto artificial. Às vezes, o processo de escrita é tão robótico que compromete completamente a fluidez da leitura. Sem as pontes necessárias, as pessoas simplesmente interrompem a leitura.

Sem dúvida, há uma variedade de motivos que levam um leitor a abandonar a leitura de um texto de blog. De qualquer forma, textos pessimamente estruturados aumentam bastante as chances de insucesso.

Priorize um determinado tipo de linguagem

Como você deve observar em sites, blogs e redes sociais, a linguagem de um mesmo texto pode assumir diferentes formatos. Espera-se, inclusive, que todos os artigos do seu blog assumam a mesma formatação linguística. Isso contribui muito no processo de identificação do público-alvo com o seu negócio.

Mas para tanto, você deve definir quem fará parte desse público-alvo. Um dos erros mais comuns dos empreendedores se resume em tentar conquistar todas as pessoas. Infelizmente, isso é impossível. Portanto, concentre-se em um grupo específico de clientes ideais — a criação de uma persona do negócio ajuda muito!  

Apresente pautas específicas para cada texto

Ocasionalmente, o problema de um texto exemplar não está ligado exclusivamente à qualidade do redator. Isso porque outro entrave à criação de um texto impecável é a especificidade das pautas. Para que o seu blog seja bem-sucedido, cada texto deve apresentar um objetivo bem determinado.

Então, esqueça o hábito de criar uma pauta genérica e distribuí-la para a elaboração de 10 textos, por exemplo. Cada pauta precisa conter palavras-chave específicas para aquele conteúdo. O mesmo vale para a criação de CTAs, os famosos call to action. É inconcebível mirar o sucesso com pautas que não definem qual será exatamente a chamada de ação para aquele conteúdo.

As pautas devem ser pensadas em conjunto com uma empresa de marketing de conteúdo especializada. Não há tantas opções para CTAs, mas a criatividade do autor conta muito na hora de produzir algo diferente e interessante.

Além disso, é imprescindível que haja apenas uma chamada de ação no fim do texto. Em outras palavras, evite publicar conteúdos com dois ou mais CTAs no mesmo lugar do texto. Isso confunde o leitor e diminui o poder de um CTA bem desenvolvido.

A intenção do CTA é incentivar o leitor a fazer algo na sequência, e não deixá-lo em dúvida. Caso seja consumido pela incerteza, ele tende a hesitar. Com isso, todo aquele esforço para levar o leitor até o fim do texto é em vão.

Por essas e outras razões, é necessário reservar um bom tempo para analisar as pautas cuidadosamente. Adote o hábito de ter uma pauta exclusiva para cada texto e se prepare para aprimorar a qualidade dos resultados.

Desenvolva títulos e intertítulos que realmente chamem a atenção do seu público

Os títulos, assim como os intertítulos, são igualmente imprescindíveis para aperfeiçoar o conteúdo do seu blog. Os redatores experientes realizam essa etapa do texto em questão de segundos. Vale notar que o fazem com plena otimização SEO. 

Títulos e intertítulos são peças primordiais na divulgação de qualquer conteúdo da web. Em boa parte das vezes, eles são os primeiros pontos de contato visual do leitor. Movido pela pressa e tempo reduzido, ele movimentará a barra de rolagem rapidamente. O objetivo é simples: confirmar se o texto contém aquilo que ele busca. Logo, os intertítulos fazem toda a diferença na hora de convencer alguém a iniciar uma leitura.

Experimente observar atentamente a vida em sociedade e perceberá que os textos estão presentes em todo lugar. Na última década, a expansão da Internet nos brindou com uma quantidade enorme de textos.

O grande problema é que todo esse volume não se reflete necessariamente em qualidade. Com todos os detalhes mencionados acima, você certamente conseguirá aperfeiçoar o conteúdo exibido no seu blog. Falta apenas selecionar uma agência de marketing de conteúdo experiente e pronta para se tornar uma parceira do seu negócio.

Quer mais dicas? Acesse o nosso site e surpreenda-se com a qualidade dos nossos resultados!

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