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Dicas de marketing digital para academias

Dicas de marketing digital para academias

Com um número cada vez maior de academias abrindo e oferecendo benefícios aos clientes, ter uma estratégia de marketing digital eficaz é fundamental para destacar o seu negócio dos demais e, assim, conseguir o sucesso tão esperado. 

Como você já deve saber, nos dias de hoje, a internet é uma grande aliada de muitas empresas, dos mais diferentes tamanhos e segmentos – e isso não pode ser diferente no caso das academias, é claro. 

Embora as pessoas estejam se preocupando mais em ter um estilo de vida saudável, não significa que apenas oferecer serviços de qualidade seja o suficiente, principalmente levando em consideração o tamanho da concorrência. 

Com base nessas informações, o que está esperando para começar a investir em marketing digital para academias? Tenha sempre em mente que boas estratégias podem realmente fazer a diferença. 

O melhor de tudo é que ao longo deste conteúdo separamos algumas dicas incríveis de marketing digital para academias. Acompanhe elas com bastante atenção. Vamos lá? 

Marketing digital para academias

Antes de qualquer coisa, é importante deixar claro que o trabalho de marketing digital para o seu negócio precisa ser contínuo para trazer os resultados esperados. É exatamente por isso que o mais indicado é contar com profissionais especializados no assunto no momento de desenvolver as ações específicas para a sua academia. 

Apesar disso, é fundamental que você também conheça um pouco mais a respeito do assunto, entendendo a importância que ele possui. Nesse sentido, confira as dicas que preparamos logo abaixo. 

1. Desenvolva uma persona

Em primeiro lugar, antes de planejar qualquer estratégia é necessário conhecer o seu público-alvo e, com isso, criar uma persona. De forma resumida, a persona nada mais é do que um personagem fictício que irá representar o aluno ideal da sua academia. 

Sendo assim, saber para quem você está vendendo é realmente essencial. Quais são as necessidades desse público? Quais são suas principais características? No momento de criar a persona é necessário responder essas e muitas outras questões, bem como considerar os objetivos e as metas da academia. 

2. Entenda a jornada de compra

Depois de conhecer o seu público e de criar uma persona, é preciso também o caminho pelo qual os seus alunos percorrem antes de contratar um determinado serviço da sua academia. Normalmente, essa jornada de compra se divide em três fases distintas: conhecimento, consideração e decisão. 

Vale ressaltar que em cada uma dessas fases é necessário tratar o consumidor de uma maneira diferente. Na primeira, por exemplo, ele está em busca de mais informações a respeito de um determinado problema que sentiu. Já na segunda, ele já conseguiu identificar exatamente qual é esse problema e por isso quer entender como é possível resolvê-lo. Na terceira e última, por sua vez, ele vai em busca de uma solução e sabe que a sua empresa pode oferecer aquilo que ele precisa. 

No geral, o ideal é que as estratégias de marketing digital para academias sejam definidas tendo como base a jornada de compra e a fase onde cada possível cliente se encontra. 

3. Crie um blog

Outra dica importante e que faz toda a diferença é criar um blog para a sua academia. Afinal de contas, esse é um excelente espaço para ser encontrado por grande parte do seu público, que está constantemente pesquisando por informações sobre como ter uma vida mais saudável, analisando as vantagens de fazer academia, procurando opiniões de especialistas, e assim por diante. 

Então, uma das melhores formas de ser encontrado por esse público é desenvolvendo um blog para a sua academia. Isso porque é exatamente nesse espaço em que é possível publicar conteúdos relevantes, novidades e até mesmo ofertas do seu negócio.

Além disso, é através do blog também que possíveis cliente poderão achar a sua empresa quando pesquisarem por determinados assuntos no Google, por exemplo. 

4. Invista no marketing de conteúdo

Diretamente relacionado à dica anterior, para tornar o seu blog mais atrativo e fazer com que ele fique bem posicionado nas principais páginas de busca, invista no marketing de conteúdo

Caso ainda não saiba, por meio de conteúdos de qualidade e relevantes para sua persona sua academia conseguirá atrair, relacionar-se, converter e fidelizar clientes. 

No entanto, esses conteúdos precisam resolver os problemas dos seus consumidores e mostrar que a sua academia realmente entende daquilo que está falando, tornando-se uma autoridade no assunto. 

Ao contrário do que muitos pensam, marketing de conteúdo não envolve apenas textos. Na verdade, existem diversas possibilidades, como a criação de vídeos, infográficos, imagens, entre várias outras opções. 

Apenas não se esqueça de ir trabalhando os conteúdos de acordo com cada estágio do funil de vendas, certo? O ideal é produzir alguns mais abertos, outros mais específicos e também conteúdos voltados exclusivamente para a conversão de leads. 

5. Não se esqueça das redes sociais

Para finalizar, simplesmente não tem como falar de marketing digital para academias sem citar como dica a presença nas redes sociais, não é mesmo? Atualmente, elas são os melhores canais para se aproximar de potenciais clientes, e desenvolver um bom relacionamento com eles. 

Mas, então, em quais redes sociais criar um perfil para a academia? Bom, isso depende diretamente do perfil da sua persona e de onde ela está presente. Viu só como é muito importante criar a persona antes de qualquer coisa? 

Normalmente, quando o assunto é o mercado fitness, as principais redes sociais são: Instagram, Facebook e YouTube. De qualquer forma, tudo depende do seu negócio em específico. 

Quanto ao uso, fique sabendo que as redes devem ser utilizadas para a publicação de conteúdos, conversar com os consumidores, tirar dúvidas, explicar mais sobre o funcionamento da academia, entre outras opções. 

Conseguiu entender a importância do marketing digital para academias e perceber como esse universo é muito mais amplo e envolve bem mais coisas do que você imaginava? 

O recomendável, portanto, é não pular etapa e seguir tudo à risca, a fim de conseguir os objetivos que você tanto espera. Ao fazer tudo da forma correta, tenha certeza de que resultados positivos irão aparecer, mesmo que seja a médio e longo prazo. 

Para isso, não deixe de contar com uma equipe de especialistas que realmente entendem do assunto no momento de definir e de colocar em prática as melhores estratégias de marketing digital para a sua academia. 

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