Blog Design no marketing de conteúdo? Saiba a opinião dos especialistas

Design no marketing de conteúdo? Saiba a opinião dos especialistas

Design no marketing de conteúdo? Saiba a opinião dos especialistas

Quando se fala em conteúdo, é comum imaginar a publicação de textos em formato de artigos ou mais curtos em postagens de redes sociais, mas na verdade ele possui variadas características, capazes de informar ao leitor e manter a sua relevância. O design tem papel fundamental para o conteúdo, ao oferecer ao usuário mais opções de consumo digital e aumentar a geração de leads.

As multiplataformas aceleram a produção de conteúdos, que não são mais publicados de uma só forma, mas utilizam de todos os recursos disponíveis para se destacar diante da concorrência. Ao usar a internet, o usuário tem uma imensidade de sites, blogs e páginas e só as que possuem temas que lhe interessam e interação impactantes podem fazer com que ele pare por um momento a navegação.


A importância do design 

Sem design, é muito difícil para um texto conseguir chamar atenção dos usuários em poucos segundos. Inclusive, há usuários que focam mais nos locais com vídeos e imagens para depois se envolver com os textos.

A inclusão do design no marketing de conteúdo amplia as opções de informação como a inserção de infográficos, vídeos, imagens e e-books com amplos recursos. Mas, de nada adianta caprichar no interior do conteúdo se o site ou blog não são atraentes. Sem o design apropriado da plataforma, o usuário só terá acesso à informação se ele for indicado a ela e não atraído.

O mesmo ocorre com sites não responsivos, ou seja, que não são adaptados para os smartphones. Sem essa modificação, a página fica desconexa, perde links, fica desinteressante e de difícil navegação, fazendo com que a experiência do usuário não seja positiva. Há diversos canais de comunicação, com formatos e públicos diferenciados. Logo, é preciso chegar até ele da maneira adequada ao ambiente. Dessa forma, o conteúdo de uma página no Facebook não é o mesmo que de um blog corporativo, assim como há diferenças de linguagem importantes nas próprias redes sociais.

Assim como o conteúdo de texto deve ser, o design precisa estar adaptado à expectativa do usuário e não da empresa. É ele o destino das estratégias de marketing e quem irá pontuar onde e como serão as próximas etapas a serem realizadas, a densidade das conversas e a profundidade do que será abordado.


A palavra dos especialistas

Quem ainda acha que design não é relevante para o marketing de conteúdo perde de imediato essa ideia ao perceber o poder que ele representa nas suas estratégias e do quanto o cliente reage a ele. As conversões com infográficos, por exemplo, convertem cerca de 12 % mais do que as que não utilizam esse recurso, mas ainda há muitas dúvidas de quem está começando no marketing e ainda não tem noção ampla sobre o assunto.

De nada adianta escrever um texto longo, sobre um assunto importante, mas que não possui a qualidade no design. Se o cliente parar, ele logo perde o interesse e pode não mais voltar. Para ajudar a esclarecer a importância do design no marketing de conteúdo, identificamos a opinião de alguns especialistas para ajudar a entender melhor como e quando usá-lo.

Rob Wormley – Gerente da When I Work

Wormley identifica a importância do tempo para a criação de um design de alta qualidade tal como o conteúdo merece. Ele exemplifica o SEO, que não se restringe à análise de palavras-chave, mas a um trabalho complexo e que, muitas vezes, precisa ser lento. Mesmo que o conteúdo seja de um assunto que exija seriedade, o design pode torná-lo mais leve e fácil de digerir. Segundo ele, é preciso investir em design para reter a atenção do usuário e fazer com que ele fique o máximo possível no local.

Neil Patel – Referência em marketing digital, cofundador da Hello Bar, Crazy Egg e Kissmetrics

Neil Patel não vê o marketing de conteúdo sem a presença do design. Ele é fundamental para ampliar o tráfego e fazer com que a mensagem chegue de um modo de mais fácil assimilação. 

Joe Pulizzi – fundador da principal organização educacional de marketing de conteúdo - Content Marketing

Para Pulizzi, o conteúdo não se resume a apenas os textos, mas a um conjunto de experiências que não devem ser separadas, sob risco de impedir uma compreensão maior sobre o todo. Ele também exemplifica o design comparando-o com uma capa de revista que, quando é bem-feita e alinhada com a proposta, faz com que o leitor compre a revista para ler o conteúdo interno. Sem uma boa aparência externa do site ou blog, o usuário não entra.

Diego Cordovez

Para Diego Cordovez, a publicação de conteúdos relevantes que incluam o design podem ser estimuladas para o SEO com a inclusão de links ads. Mas, segundo o Cordovez, é preciso realizar um trabalho bem feito para surtir o efeito desejado. 

Maria Chizhikova – Analista da SEMrush

Maria Chizhikova observa as mudanças constantes do marketing digital, mas destaca a importância de se manter firme no mesmo propósito traçado anteriormente. Como é possível utilizar esse tipo de recurso, os conteúdos precisam conter argumentos que liguem ao entretenimento, a utilidades e mas também a tudo o que o universo web pode oferecer. 

Daniela Panteliades Pereira – Head da AppProva

É o ser humano quem tem a decisão de compra e grande parte desse mecanismo está presente em seu subconsciente. É preciso compreender como o cérebro funciona diante de um conteúdo, para perceber como ele assimila o conhecimento oferecido. Os conteúdos audiovisuais possuem um processamento 60 mil vezes maior que o textual, o que impulsiona de fato as criações de marketing como ocorre com os infográficos, webinars e vídeos. 

Ricardo Palma – Full-stack marketer da Resultados Digitais 

O design é o grande diferencial para a qualidade de conteúdo e ajudam a se destacar da concorrência que só vem aumentando a cada ano. O destaque vai para empresas que entregam valor a audiência e primam pela qualidade, através de todos os recursos que tem disponível. 

O design também é fundamental para os conteúdos mobiles, que hoje já são mais utilizados que os desktops. É fundamental que o usuário tenha uma experiência ainda melhor e mais dinâmica de acesso a web, oferecida pela habilidade do design.

O design é peça fundamental para a criação de conteúdos de qualidade. Seja inserido no layout da página ou como peça complementar dos textos, ele proporciona ao usuário um impacto visual capaz de atraí-lo e uma informação a mais. 

Precisa melhorar os conteúdos de seu site mas não sabe por onde começar? Conheça a RedaWeb! Somos uma agência especializada em marketing de conteúdo. Entre em contato pelo site ou ligue para 0800 750 5564 para conhecer nossos planos de produção de conteúdo!

Artigos relacionados.

Ver mais artigos
saiba-como-restaurar-os-rankings-perdidos-no-google tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-marketing-de-conteudo saiba-quais-sao-as-vantagens-do-marketing-em-videos
Whatsapp
Ligue grátis 0800 750 5564
Ligue grátis 0800 750 5564