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Contratar redator freelancer para produzir conteúdo

mulher mexendo no computador

Com o avanço da tecnologia e a ascensão das compras on-line, diversas profissões passaram por modificações, incluindo aquelas que estão inseridas no ramo da comunicação, como o redator ou redatora. 


Conhecido por ser o responsável pelos textos, esse profissional é a referência quando o assunto está focado nas produções de materiais e na divulgação da marca por meio de conteúdos – podem ser em texto, vídeo ou áudio. 


É fato que a maioria dos profissionais que trabalham na área acabam tendo alguma formação relacionada com o jornalismo, a publicidade, letras ou até mesmo com o marketing, mas há quem atue nesse segmento mesmo tendo outras formações. 


Isso porque a redação para a web vai além da facilidade com as palavras. O segredo é saber transformar as ideias em escrita; saber o que escrever, para quem redigir e o que deve ser levado em consideração no momento de pensar e de definir as pautas que serão veiculadas. 


Cada um desses detalhes conta para conseguir alcançar o objetivo, e aqueles que são profissionais saberão exatamente o que deve ser feito pela sua empresa, colocando em evidência aquilo que a concorrência não oferece. 


Por isso, nesse conteúdo vamos abordar os temas centrais que devem ser avaliados antes de contratar um redator freelancer, incluindo os seguintes tópicos: 


  • Por que contratar um redator?
  • Os custos de um redator freelancer
  • Como contratar um redator freelancer?
  • Redator freelance: melhores opções para pequenas, médias e grandes empresas
  • Onde encontrar redatores qualificados? 
  • Os prós de contratar redator freelancer
  • O que você precisa saber antes de contratar?
  • Vale a pena ter um redator Freelancer?
  • Quais os riscos de contratar um redator 
  • Como gerenciar redatores freelancer?


Confira o conteúdo até o final e saiba como contar com o auxílio de um redator no seu negócio!


Saiba por que contratar um redator


Essa deve ser a primeira pergunta que você está se fazendo, não é mesmo? Afinal, por que devo contratar uma pessoa que vai apenas escrever? Acredite, muitos pensam dessa forma, abandonando um diferencial competitivo. 


Isso porque a forma como as pessoas consomem mudou nos últimos anos. Agora, não basta ter um bom produto, é essencial apresentar esse item para as pessoas, elencando todas as vantagens e motivos que justificam a compra. 


Se antigamente era comum que os consumidores comprassem ao passar por uma vitrine, o mesmo continua acontecendo no mundo digital. Entretanto, na internet a visibilidade pode ser maior para aqueles que investem na produção de conteúdo.


Portanto, não basta ter um bom material e um preço adequado. É essencial encontrar pessoas que possam transmitir os diferenciais da sua marca por meio das palavras, encantando aqueles que buscam por uma solução e que desejam comprar. 


Acredite: as pessoas estão dispostas a gastar e consumir cada vez mais. O segredo está em descobrir a forma correta de manter um relacionamento com aqueles que querem manter uma proximidade com a sua empresa. 


E nesse ponto tão importante da atração e da venda é que entra o papel do redator freelancer ou redatora freelancer. O profissional será responsável por compreender quais são os anseios do seu público, transformando as dúvidas em conteúdos valiosos. 


Mais do que um vídeo de faz sucesso nas redes sociais, muitos estão em busca de algo que possa sanar dúvidas, adicionando mais informações sobre o produto, como deve ser utilizado e quais são os benefícios de realizar essa compra. 


Todos esses pontos são fundamentais para quem está do outro lado da tela e o redator (a) é a melhor pessoa para ir em busca do que realmente interessa para o cliente. 


Depois de ter uma estratégia de conteúdo traçada, será mais fácil observar os pontos positivos dessa alternativa, conquistando novos clientes e assumindo um papel de autoridade na internet. 


Afinal, quem não quer ver a marca sendo reconhecida pelos consumidores, aparecendo nas principais plataformas de vendas como um exemplo de sucesso? Não duvide do poder do texto e o quanto esse mecanismo pode ser valioso na atualidade!


Os custos de um redator freelancer


Quando o assunto é custo, é importante ter em mente que diversas questões podem influenciar em um valor definido. A experiência do profissional, o tempo de atuação e o conhecimento no assunto, por exemplo, são questões que precisam ser pensadas. 


Sendo assim, aqueles que já atuam na área por mais anos acabam cobrando um preço maior por texto, justificado pelo conhecimento. No caso de quem ainda está começando, esse valor pode ser diferente. Entretanto, é importante levar em consideração se o indivíduo conseguirá entregar um texto de qualidade, com todas as informações que a sua empresa precisa. 


É bom ter em mente que um trabalho bem executado pode minimizar as chances de erro, contribuindo com a agilidade do conteúdo. Auxiliar na definição dos assuntos e até mesmo na abordagem dos materiais também são diferenciais desses profissionais. 


Mais do que produzir um simples texto, os redatores conseguem pensar e avaliar quais são as demandas mais importantes da sua organização e quais são os assuntos de interesse para o público que você deseja encontrar


Então, leve em consideração o que pode ser mais atrativo nesse momento, pensando no trabalho que será executado e nos ganhos futuros.


Como contratar um redator freelancer?




Além da quantia que deve ser paga, é importante conferir alguns dos modelos de contratação mais comuns para contar com um redator freelancer. 


Como o nome já diz, esse profissional não estará dentro da sua organização e não conta como um funcionário fixo. Por isso, além de escrever para a sua empresa, é bem provável que ele tenha outros projetos. 


Por ser um freelancer, esse profissional não precisa de horário fixo e não deve comprovar a atuação por determinadas horas, como acontece com aqueles que atuam com carteira de trabalho assinada. 


As horas só devem ser justificadas nos casos em que o contrato é feito com base no tempo que o indivíduo leva para produzir cada material. 


Confira agora algumas maneiras de contratação dos freelancers:


Busca nas redes sociais


Esse é um canal muito comum para encontrar esse tipo de profissional. Com diversas ofertas e oportunidades, muitas pessoas acabam usando as redes sociais para apresentar o currículo e as qualificações. 


É fato que muitas empresas acabam contratando esse tipo de profissional. Entretanto, é importante ter o cuidado na seleção para não escolher uma pessoa que não tem compatibilidade com a sua empresa!


Como a negociação será feita entre a sua empresa e a pessoa, é válido estar atento aos possíveis golpes que podem acontecer. Sendo assim, algumas organizações podem ser lesadas quando o assunto é pagar por um conteúdo que nunca foi entregue ou por um que não foi feito da maneira certa. 


Procura nos sites de trabalhos


Assim como as redes sociais, também existem diversos sites que são especializados nessa busca por profissionais que podem oferecer determinados serviços. Essa demanda é ainda mais comum nos casos em que a atuação é de um profissional que trabalha com comunicação - produção de texto, artes e vídeos. 


Assim como no primeiro caso, o cuidado deve estar focado na entrega do serviço, no tempo estipulado e nos valores que serão pagos. Você não sabe quem é a outra pessoa e na maioria dos casos terá um acesso dificultado, ou seja, uma conversa direta que deve ser feita pela própria plataforma. 


Sendo assim, pode acontecer de pagar um determinado valor por um serviço que não será do seu agrado e que pode não contribuir com o crescimento da sua empresa. 

 

Serviço de uma agência especializada


Diferentemente das opções acima, nesse caso o seu contato deve ser feito com uma agência, responsável por oferecer todo o suporte que você precisa. Com profissionais capacitados e preparados para te atender, a empresa pode oferecer um conteúdo de qualidade, com especialistas que produzem conteúdos focados na sua necessidade. 


Ao optar por uma agência, é possível escolher se esse time será responsável por definir os temas de cada texto ou se essa definição será feita com o seu time interno. 


Com os assuntos em mãos, toda a responsabilidade de encontrar profissionais e garantir a entrega do conteúdo fica com a agência. 


Vale destacar que na maioria dos casos já existe um time de redatores preparados para atender a sua demanda, pessoas que passaram por um teste para poder escrever por essa agência. 


Sem precisar do contato direto, nesse caso basta oferecer as informações que são solicitadas e aguardar o recebimento de cada conteúdo! Lembrando que nos casos em que a entrega não foi como o esperado, é possível solicitar alterações no texto e até mesmo na abordagem que foi usada no material. 


Redator freelance: melhores opções para pequenas, médias e grandes empresas


É fato que a escolha do formato de contratação e até mesmo a experiência que será exigida do profissional podem variar de acordo com o tamanho da empresa e dos objetivos que devem ser alcançados com esse trabalho. 


No caso das empresas que ainda estão começando e não sabem o que deve ser feito nem o que levar em consideração durante a solicitação desse trabalho, uma alternativa é contar com o serviço das agências. 


Isso porque essa escolha pode ser a mais segura, sendo uma garantia de que o trabalho será feito, sem problemas com os redatores escolhidos. 


Como essa é uma das primeiras experiências com a contratação desse tipo de trabalho, muitas empresas podem se frustrar com a contratação por fora - seja por escolher um profissional que não estava preparado para o serviço ou por receber materiais que não condizem com o esperado. 


Por isso, ao contar com uma equipe preparada, o seu trabalho será menor, já que a única missão é oferecer as informações importantes para produzir o conteúdo. 


No caso das grandes empresas, muitas ainda continuam contando com uma agência, seja pela facilidade ou até mesmo pela economia. Isso porque uma equipe interna pode custar muito mais, já que será preciso contar com diversos profissionais para assumir essa demanda. 


Uma outra opção é contratar um profissional responsável por conteúdo e que ficará com a missão de montar uma equipe própria de redatores. Portanto, é preciso ter em mente que todos os problemas na produção de conteúdo vão impactar diretamente o resultado da empresa. Sendo assim, a dor de cabeça pode ser maior nesse tipo de atuação. 


Onde encontrar redatores freelancers qualificados? 


A busca por esses profissionais pode ser um desafio, mas existem algumas dicas que podem facilitar esse processo. 


Como mencionado no início do conteúdo, as pessoas que atuam nessa área precisam ter afinidade com as palavras e a aptidão para escrever. Não adianta pensar que uma simples frase será suficiente para entregar o que o público deseja consumir. 


Da mesma forma, é importante ter em mente que a cópia de conteúdo que já foi publicado pode ser enquadrado como plágio, ação que é considerada crime, afinal, ninguém tem o direito de copiar algo que foi feito por outra pessoa. Propriedade intelectual e direito autoral são protegidos por lei.


Todos esses quesitos são importantes e devem ser levados em consideração antes de optar por um profissional. Por isso, tenha sempre em mente que:


  • A busca por um redator é um processo sério e deve ser feito em canais de segurança;
  • A sua empresa deve avaliar como é a escrita do profissional e se a linguagem está compatível com a marca;
  • Solicite um portfólio ou o link de alguns conteúdos que já foram publicados; 
  • Se necessário, solicite a produção de um novo conteúdo para avaliar o grau de conhecimento do redator (a);
  • Avalie todas as funções que serão responsabilidade do profissional e leve em consideração o valor que deve ser pago pelo serviço; 
  • Nos casos em que a contratação será feita diretamente, é importante pensar que todo o contato será feito com o profissional, que precisa das informações para a produção dos materiais.


Os prós de contratar redator freelancer




Quando pensamos nas vantagens que existem com a contratação desse profissional, é válido pensar em quantas ações podem ser modificadas com a atuação de alguém que fica responsável por transmitir em palavras as ações da organização. 


Desde que as compras pela internet passaram a ser uma ação comum para os brasileiros, muitas empresas encontram dificuldade nessa comunicação, sem saber o que deve ser divulgado ou qual é a melhor forma de contato com cada pessoa. 


Mais do que a ausência digital, é possível que as pessoas deixem de comprar o que você está oferecendo por não encontrar nada que comprove a credibilidade ou que exemplifique quais são os materiais oferecidos. 


O trabalho de um redator precisa estar alinhado com os desejos da empresa e com os objetivos que serão alcançados com essa parceria. Por isso, alguns dos prós são: 


  • Autoridade na internet, oferecendo conteúdo de relevância;
  • Marca reconhecida pela presença digital;
  • Facilidade para conversar com o público;
  • Aumento nas vendas;
  • Nutrição dos leads;
  • Educação do mercado;
  • Divulgação de materiais importantes e que podem contribuir com o desenvolvimento do mercado.


Esses são alguns dos benefícios que podem ser percebidos com a contratação de um redator freelancer.


O que você precisa saber antes de contratar um?


Antes mesmo de fazer uma seleção ou de procurar por uma agência que possa entregar os materiais, existem alguns pontos que devem ser avaliados. 


O primeiro é o entendimento sobre o que é um redator e qual é a atuação do profissional. O especialista é responsável por produzir conteúdos. Toda a parte de marketing e de estratégia não deve ser responsabilidade dele. 


Essas ações devem ser feitas por outra pessoa, que podem ou não estar inserida na sua organização. Dependendo do conhecimento do redator, é possível que ele faça esse trabalho, porém, o valor pago deve acompanhar essa entrega. 


A arte e as edições em materiais gráficos também devem ser feitas por outra pessoa, já que o redator (a) fica responsável pelo conteúdo! É claro que alguns freelancers acabam tendo o conhecimento necessário para oferecer mais de um serviço. 


Por isso, avalie diretamente com o profissional quais são as funções que ele pode exercer e qual será o valor pago por cada uma. 


A modalidade de trabalho e de pagamento também deve ser definida diretamente com o profissional, levando em consideração os demais trabalhos e como vocês pensam em tocar esse novo projeto. 


Vale a pena ter um redator Freelancer?


Além da comunicação com o público e a entrega de conteúdos de qualidade, contar com um redator freelancer é a garantia de evidência da sua marca!


Algumas empresas acreditam que qualquer pessoa pode atuar nessa função, decisão que pode custar caro, impactando todo o funcionamento da equipe.


Como esses profissionais já atuam no mercado, é fato que já conhecem o que podem ou não dar certo no seu negócio. Eles sabem como o texto deve ser construído, quais pontos levar em consideração e como deve ser a linguagem da internet. 


Essas questões são importantes para garantir um bom conteúdo e fugir do plágio, ação que pode comprometer a imagem do seu negócio.


Quais os riscos de contratar um redator freelancer?




Se a seleção não for feita de maneira adequada, a sua empresa pode sofrer com a ausência das entregas e até mesmo com a qualidade de um trabalho que não foi pensado de acordo com as características da marca. 


Em algumas situações, é possível que exista uma dificuldade em acessar esse profissional, questão que podem impactar o serviço e também o relacionamento com a pessoa que estão produzindo os conteúdos, 


Sendo assim, pensar em uma seleção adequada é a garantia de que você não vai ficar na mão, ou seja, que o planejamento será seguido de acordo com o que foi estipulado, levando em consideração todos os pontos de análise e quais serão os diferenciais nessa abordagem do conteúdo. 


É importante ter mente que os redatores são profissionais que escrevem para diversas marcas e que podem contribuir com o crescimento da sua empresa. Entretanto, para essa ser uma parceria de sucesso, é fundamental ter em mente quais são as obrigações de cada uma das partes, o que levar em consideração no momento da contratação e como será feito o acompanhamento ou aprovação desse trabalho. 


O segredo está em escolher um profissional que seja compatível com a sua marca, que tenha interesse pelo segmento e que possam oferecer com conteúdo aprofundado, com as informações que os consumidores procuram. Afinal, após acessar esse material, fica mais fácil conseguir uma nova venda, não é mesmo?


Como gerenciar redatores freelancer? 


Quando o assunto é o gerenciamento, é importante pensar na maneira como essa contratação foi feita. Nos casos em que a empresa prefere contar com o serviço de uma agência, por exemplo, todo o gerenciamento fica na responsabilidade da agência. Sendo assim, a organização já recebe o conteúdo finalizado, pronto para ser publicado. 


Não há muitos problemas nessa opção, já que a escolha pelo profissional, o tempo de entrega e o gerenciamento do trabalho são responsabilidade de outras pessoas. 


Entretanto, quando essa contratação é feita de forma direta, é importante ter em mente que você deverá estar próximo ao profissional. Isso porque todas as dúvidas sobre a organização deverão ser respondidas por você, oferecendo os materiais base para que o profissional possa fazer um bom trabalho. 


Como os freelancers não precisam comprovar a entrada e saída de trabalho, uma boa alternativa pode ser manter um período de atuação, ou seja, combinar com o profissional que em determinados dias ele precisa estar disponível para atender algumas demandas da empresa ou até mesmo para conversar sobre as entregas que foram feitas anteriormente. 


Essa gestão demanda tempo e planejamento, afinal, é essencial ter em mente que o trabalho do outro depende da maneira como será construída essa relação e todas as informações que serão repassadas.


Em alguns casos, a empresa pode optar por ter uma pessoa focada no atendimento ao redator, acompanhando esse trabalho de perto e todas as dúvidas que podem surgir no caminho. 


Independentemente do modelo de contratação, é fato que a escolha por um profissional ou agência capacitado será fundamental para melhorar as vendas da sua empresa, colocando o seu produto ou serviço em evidência no mercado. 


Junto com estratégia, definição de público e autoridade, os consumidores vão compreender que a sua organização é referência! 


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