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Conheça 8 vantagens de investir em marketing de conteúdo

mulher nova pensativa tomando seu café enquanto trabalho no seu computador

A era do marketing de conteúdo chegou – e para ficar. Se há alguns anos esse ainda era um termo pouco conhecido ou desacreditado por alguns, definitivamente agora ele está, literalmente, na boca de todos nós. 


Vamos conhecer mais sobre o marketing de conteúdo?


Basicamente o marketing de conteúdo pode ser resumido como uma estratégia em que as empresas atraem e conquistam seu público-alvo por meio de conteúdo relevante e de qualidade. Os principais canais utilizados para esse fim são e-mail marketing, posts nas mais conhecidas redes sociais (Instagram, Facebook e LinkedIn, por exemplo), e-books, vídeos, post-blogs, vídeos, newsletters e assim por diante.


Já deu para ver que tem bastante coisa, certo? 


A forma pela qual os canais e formatos de conteúdo se multiplicam fazem com que o marketing de conteúdo cresça de maneira cada vez mais expressiva, afinal, ele representa uma oportunidade para que empresas de qualquer porte ou segmento do mercado ganhem visibilidade. 


E assim, mesmo que sem querer, parece que já começamos a expor os benefícios do marketing de conteúdo, não é mesmo? Então bora lá falar sobre eles? 


As 8 principais vantagens de investir em marketing de conteúdo  


1. Visibilidade para a sua marca 


A internet é o único lugar em que empresas do pequeno, médio e grande porte são vistas como “iguais”. Isso porque uma empresa que se posiciona e conquista seu público-alvo por meio de conteúdo de qualidade não precisa se preocupar se tem 10 ou 1000 colaboradores; e nem se todos atuam em modelo remoto ou em uma sede gigante em plena Av. Paulista. 


Basicamente isso acontece porque ao compartilhar informações reais e de alta relevância você consegue atrair indivíduos que, efetivamente, se tornarão clientes – ou até potenciais embaixadores da sua marca. 


Tudo isso com uma fórmula simples: conteúdo que atrai e educa o mercado. Aposte nisso! 


2. Autoridade


Quando você resolve os problemas dos seus potenciais clientes e tira a dúvida dos leitores por meio de conteúdos relevantes e informativos, sua marca também começa a ser lembrada quando alguma instrução é necessária. 


O que isso significa? Que ela se torna uma referência em seu segmento de atuação, ou seja, uma fonte de pesquisa confiável para qualquer assunto relacionado a ele.  


Nada mal, não é mesmo? 


3. Gera “brand awareness” para sua marca


O brand awareness nada mais é do que reconhecimento para sua marca. 


Entendendo melhor, pode ser que em um primeiro momento um leitor seu não seja um potencial comprador. Mas está tudo bem: quando ele precisar de um serviço ou produto que você oferece, pode ter certeza de que ele vai se lembrar de todas as vezes que você o ajudou, priorizando sua marca em detrimento de outras do segmento. 


4. Mais tráfego para o seu site


Sua empresa tem um site? Então aí está mais um motivo para você investir em marketing de conteúdo. 


De acordo com a mais recente Content Trends, uma importante métrica de tendências para conteúdo a nível mundial, 87% dos indivíduos usa o Google para se informar. Uma enorme fatia da população, não é mesmo? 


A criação de conteúdo de qualidade é o melhor (se não o único) método para que o seu site fique em uma boa colocação nas respostas do Google, onde ele poderá ser encontrado por seu público-alvo. 


Fique sabendo que as empresas que investem em marketing de conteúdo têm aproximadamente 2,3 vezes mais visitas do que quem não investe. Se a produção é constante, acima de 12 conteúdos por mês (algo como 3 vezes por semana) a média sobe mais ainda, passando para 4,2 mais visitas. 


E aí? Esperando o que para investir nessa tendência tão forte? 


5. Menos invasivo


O marketing de conteúdo, diferente da publicidade tradicional, estimula que as pessoas a procurem em um primeiro momento e não o contrário, como acontece na televisão, no rádio, jornais ou no cinema. O marketing tradicional, ainda que traga bons resultados, é invasivo: ele interrompe o dia a dia da pessoa com sua propaganda.


Por outro lado, o marketing de conteúdo está lá para ser acessado no momento em que o indivíduo sentir a necessidade ou estímulo necessário para tal. É diferente de interromper a novela para mostrar um conteúdo, mas faz com que você efetivamente dialogue com alguém que pesquisou aquilo por livre e espontânea vontade. 


6. Gera leads – e vendas, por consequência


É claro que esse benefício do marketing de conteúdo não poderia ficar de fora – afinal, toda empresa quer aumentar suas vendas, certo? 


Se você tem um site e ele já recebe visitas isso é muito bom, mas é necessário descobrir mais sobre essas pessoas para que as vendas efetivamente sejam geradas.


É por isso que o marketing de conteúdo está sempre tão preocupado em disponibilizar formulários e CTAs em seus materiais, já que é por meio deles que se capta o contato (geralmente telefone e e-mail) daqueles que estão mais curiosos e/ou interessados na sua marca, produtos e serviços oferecidos. 


É exatamente nesse momento em que as pessoas se tornam leads – e em seguida, se tornarão também potenciais clientes para a sua marca. 


7. Diminuição do CAC por cliente


O CAC, ou seja, o Custo de Aquisição de Clientes promete diminuir de maneira drástica quando você começar a investir em marketing de conteúdo. A métrica, como seu próprio nome já nos dá a entender, revela qual é o valor investido em vendas/marketing para conseguir um cliente novo.


Ao investir em marketing de conteúdo, você fortaleza e “mune” o time de vendas com materiais que diminuem o processo da venda e, consequentemente, também o seu preço. Isso porque esse conteúdo tira as dúvidas dos seus clientes – e muitos, inclusive, já chegam ao vendedor com a ideia certa do que precisam. 


8. Engajamento para a sua marca


Por fim, mas definitivamente não menos importante: o investimento em marketing de conteúdo também estimula o melhor engajamento com a sua marca. 


Isso porque ao conhecer e confiar na mesma, a tendência é de que essas pessoas que consomem o seu conteúdo comecem a construir um relacionamento mais próximo, engajando nas redes sociais, participando dos momentos da marca e, também, defendendo-a e recomendando-a (no famoso boca a boca) para os demais. 


Você não perde por esperar, hein? 


Deixe seu planejamento de marketing de conteúdo com quem entende do assunto! 


Ao longo deste artigo você foi apresentado(a) aos 8 principais motivos pelos quais você deve começar a investir em marketing de conteúdo o quanto antes. Para contar com a ajuda de quem efetivamente entende do assunto nessa jornada, não hesite em conhecer mais sobre a  RedaWeb, uma agência especializada em marketing de conteúdo para empresas de todos os portes ou segmentos do mercado com algo em comum: aumentar a visibilidade e, principalmente, suas vendas. 


Sendo assim, esse pode ser o sinal que você estava esperando para começar a conquistar novos clientes criando conteúdo relevante e de alta qualidade em seu blog, site ou redes sociais. Para conhecer os planos disponíveis é só acessar o  nosso site  ou, se preferir, ligando gratuitamente para nós pelo 0800 750 5564. 


A hora é agora! Quem vem com a gente? 


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