Conheça 7 inspirações de marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma estratégia que pode ajudar uma empresa a alcançar seus objetivos. Aumentar o número de clientes e das vendas, fidelizar clientes e agregar valor à marca, bem como aos produtos e serviços, são alguns deles, por exemplo.
Hoje, pode-se dizer que o marketing de conteúdo é uma solução adotada por muitas empresas como uma estratégia de crescimento. Inclusive, um recente estudo apontou que as organizações estão investindo mais em marketing de conteúdo, por se tratar de uma solução que custa 62% a menos quando comparada com o marketing tradicional.
No entanto, para que o marketing de conteúdo ofereça os resultados almejados é essencial não apenas planejá-lo, mas também ter boas fontes de inspiração. Com isso em mente, preparamos este post com o objetivo de apresentar sete inspirações de marketing de conteúdo que você pode utilizar para potencializar sua estratégia. Veja!
1. Planejador de palavras-chave do Google
Para ter inspiração em sua estratégia de marketing de conteúdo ou, precisamente, na hora de produzir conteúdos, consulte o planejador de palavras-chave do Google. Apresenta-se como uma das principais ferramentas para afunilar ou lapidar ideias, visto que:
- Permite que descubra novas palavras-chave relacionadas ao tipo de assunto que deseja abordar em seu conteúdo. Também possibilita que descubra novas palavras-chave associadas ao seu campo de atuação profissional;
- Garante que consiga comparar tendências relativas a palavras-chave;
- Assegura que descubra o volume de busca no Google em relação às palavras-chave que deseja inserir em seu conteúdo.
Como se pode perceber, o planejador de palavras-chave do Google é um excelente recurso para que tenha inspiração para produzir conteúdos cada vez mais alinhados com as expectativas do seu cliente.
2. Pinterest
Outro espaço que pode servir de inspiração para criar uma boa estratégia de marketing de conteúdo é o Pinterest. Trata-se de uma rede social que permite aos seus usuários compartilhar diversos tipos de conteúdos que podem servir de inspiração para quem busca produzir posts de excelente qualidade e criativos.
O gestor de marketing de conteúdo pode pesquisar por palavras ou temáticas do seu interesse ou do interesse do negócio. Os resultados podem oferecer insights incríveis que podem tornar sua estratégia de conteúdo mais poderosa.
3. Quora
O Quora é mais uma rede social que vale a pena quando o objetivo é ter inspiração para produzir uma estratégia de marketing de conteúdo de sucesso.
É uma mídia social composta por inúmeras pessoas especializadas nos mais diversos assuntos, como em marketing digital, marketing de conteúdo, psicologia, educação, neurociência e outros. É uma rede que reúne pessoas que se colocam disponíveis para discutir os mais diversos assuntos, os quais podem fazer com que consiga produzir conteúdos relevantes, atuais e profundos.
Hoje, cumpre destacar que para que uma empresa consiga se destacar por meio do marketing de conteúdo é preciso que ela ofereça aos seus clientes e potenciais clientes conteúdos de alta qualidade e que agreguem valor às suas vidas ou em seus negócios.
Conteúdos de valor possuem algumas características que valem a pena conhecer:
- São feitos a partir de argumentos sólidos e fundamentados em pesquisas de mercado ou científicas;
- Adota uma linguagem neutra, na maioria das vezes, justamente para garantir que o leitor formule por conta própria sua ideia sobre um assunto;
- É bem estruturado, ou seja, as ideias são estruturadas de acordo com sua importância para o conteúdo. Normalmente, usa-se códigos HTMLs no conteúdo.
4. Hashtags
Também podemos destacar as hashtags como mais uma incrível fonte de inspiração para criar uma poderosa estratégia de marketing de conteúdo. As hashtags são palavras-chave ou expressões associadas a uma informação ou assunto, as quais são indexadas de forma explícita em uma determinada rede social, como no Instagram, por exemplo.
Por exemplo, ao utilizar a hashtag #marketingdeconteudo em uma publicação feita pela sua empresa no Instagram, essa postagem se reúne a diversas outras que têm relação com o mesmo assunto.
Assim como no caso do Quora e Pinterest, as hashtags podem oferecer ideias criativas ao gestor de marketing de conteúdo, bem como fazer com que acompanhe as tendências ou assuntos do momento. Com base nisso, ele pode orientar sua equipe a produzir conteúdos que tenham relação com as palavras-chave do momento e com a sua empresa.
5. Livros
Sem dúvida, os livros são sempre uma boa opção quando o objetivo é ter inspiração para produzir conteúdos de valor. Inclusive, recomenda-se que seja a fonte primária para produzir conteúdos capazes de resolver as dúvidas ou necessidades do cliente ou potencial consumidor.
Normalmente, os livros são criados com base em estudos realizados por pesquisadores vinculados a universidades ou centros de pesquisas. Por isso, são tão valorizados pela sociedade e, principalmente, pelo público mais seleto e exigente.
Os livros podem ser usados não apenas para planejar estratégias de marketing de conteúdo, mas também como inspiração para produzir conteúdos de alto valor. Vale dizer que quando os livros são citados em conteúdos, os posts podem ser ranqueados de forma mais fácil pelo Google, o que, certamente, é capaz de ampliar o alcance de sua marca.
6. Estudos ou pesquisas
Além dos livros, estudos ou pesquisas também são ótimas fontes de inspiração para criar uma boa estratégia de marketing de conteúdo. Assim como no caso dos livros, as pesquisas podem orientar o gestor de marketing de conteúdo a produzir campanhas assertivas e capazes de alcançar resultados melhores.
Contudo, é importante que o gestor de marketing de conteúdo se valha de instituições renomadas para produzir suas estratégias. No Brasil, existem várias organizações que produzem estudos que podem servir de apoio para criar uma boa estratégia de marketing de conteúdo, como estas:
- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE);
- Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA);
- Universidades públicas.
7. Tendências de mercado
Ficar de olho nas tendências do mercado é também uma ótima ideia para o gestor de marketing que deseja não apenas se manter atualizado em relação ao nicho de mercado que atua, mas também ter inspiração para produzir conteúdos atuais e de alto valor.
As tendências, de modo geral, despertam curiosidade em gestores de empresas, porque revelam, se pensar bem, o comportamento do mercado. Por exemplo, que tipos de tecnologias vêm sendo utilizadas pelas empresas ou quais são mais usadas ou serão utilizadas dentro de um ano.
É possível, como se pode verificar, se valer de diversas fontes de inspiração para produzir uma estratégia de marketing de conteúdo de sucesso. Agora que conhece algumas delas, não deixe de colocá-las em prática.
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