Blog Conheça a importância de ter um blog para o site da empresa

Conheça a importância de ter um blog para o site da empresa

	Conheça a importância de ter um blog para o site da empresa

Ações de Marketing de Conteúdo são definitivamente excelentes estratégias para empresas de todos os setores. E uma das formas mais eficientes de utilizar esse tipo de recurso é por meio de sites e blogs para a divulgação e exposição do negócio.

Essas ferramentas são um canal de comunicação efetivo com clientes consolidados e aqueles em potencial. No entanto, muitos empresários acham que manter um site em funcionamento já está de bom tamanho e não percebem como um blog pode gerar resultados.

Na verdade, algumas pessoas leigas ainda veem os blogs como uma página pessoal utilizada como diário da internet. E até certo tempo essa era mesmo a realidade. Contudo, as coisas mudaram e, hoje, um blog é uma ferramenta certeira para o universo empresarial.

Esse canal é uma forma de deixar o público ainda mais informado sobre um determinado produto ou serviço e eles são grandes aliados na promoção de uma marca e nas vendas de todos os tipos.

Listamos aqui alguns fatores que mostram como é importante desenvolver um blog para o site da empresa. Acompanhe e já comece a pensar como será o seu.

Oferece ao público conteúdo relevante

Blogs empresariais são uma forma de disponibilizar aos usuários um conteúdo que fará diferença na vida deles. E isso é de extrema importância, já que o papel de uma empresa não é apenas vender, mas ser um diferencial para seu público.

Muitas vezes, seus clientes irão encontrar em sua página informações seguras que são importantes para eles e que de alguma maneira irão impactar suas vidas, trazendo uma nova visão ou despertando novos interesses.

Seguindo esse caminho, além de fidelizar seu cliente, você vai ganhar a confiança dele e ser uma de suas principais referências.

Faz a empresa ser vista como autoridade em seu ramo

Uma das grandes vantagens de ter um blog é poder mostrar para o público que sua empresa tem domínio sobre determinado assunto ou serviço. Isso gera autoridade para sua marca, o que ajuda não somente a aumentar as vendas, mas fazer com que sua empresa seja reconhecida.

Um blog com conteúdo de qualidade, informações relevantes e verdadeiras fará com que sua marca seja referência para o público e fonte de credibilidade.

Maior relevância para o Google

Sua empresa terá muito mais relevância para o Google e outros buscadores e, consequentemente, terá melhor desempenho no posicionamento dentro dessas plataformas, se você tiver um blog em funcionamento.

Acontece que, nesse caso, seu negócio terá mais páginas indexadas nos buscadores do que se tivesse apenas um site comum no ar. Além disso, a possibilidade de outros sites linkarem para sua página é maior e por essas e outras sua empresa receberá mais visitas, já que irá aparecer mais.

Promove o seu produto de uma forma natural

Com um blog, você pode mostrar para o público a importância do seu serviço ou produto sem ao menos precisar mencioná-lo. Ou seja, tudo é feito de forma agradável e natural e, de quebra, o cliente se mantém bem informado.

Para que isso aconteça, você deve gerar conteúdos sobre assuntos relacionados ao tipo de mercado que você atua ou produto ou serviço que vende, mostrando quais são as soluções que ele oferece e de que maneira isso ocorre.

Acessar aquele conteúdo vai gerar interesse no usuário pelo que está sendo explorado e certamente o desejo pela compra será despertado.

Convence os indecisos

O blog ajuda também a convencer os clientes indecisos pela compra. Muitas vezes, o que falta é apenas um pequeno incentivo, um esclarecimento de uma dúvida ou uma confirmação de que aquele será um bom negócio.

Como no blog é possível aprofundar mais os assuntos relacionados ao produto ou serviço da sua empresa, fica muito mais fácil convencer aqueles que estavam apenas pensando sobre a compra ou até planejando realizá-la posteriormente. 

Conteúdo permanente

Diferentemente do site, um blog pode ter resultados, mesmo se ficar muito tempo parado ou até parar de ser alimentado. Isso porque ele continua no ar, propagando as informações, mantendo os links externos e ganhando relevância junto aos buscadores.

Dessa forma, o tráfego vai continuar acontecendo e sua empresa se manterá sendo vista. Ainda assim, é muito importante que seu blog se mantenha atualizado para gerar muito mais engajamento e excelentes resultados.

Como criar conteúdo relevante para o meu blog?

Primeiro, você precisa pensar que todo o conteúdo do seu blog precisa atender às necessidades do seu público-alvo e isso não necessariamente significa que todos os assuntos precisam ser sobre o ramo de atuação de sua empresa.

Por exemplo, você pode ter uma empresa de cosméticos e, nesse caso, seu público-alvo são as mulheres. Diante disso, nada te impede de postar um conteúdo sobre alimentação saudável, já que, apesar de não se tratar do seu produto, o assunto continua sendo interessante para seu público.

Você pode, em um primeiro momento, achar que essa estratégia não é válida, mas essa situação representa bem o que falamos sobre ser referência e ter credibilidade. 

No final das contas, o mais importante é que você consiga conversar com o público para o qual você trabalha e não há obrigação nenhuma de falar sempre sobre os mesmos assuntos, desde que os demais temas sejam interessantes para ele.

E já que o público é o mais importante para o blog da sua empresa, é essencial que você conheça detalhes sobre ele para perceber que tipo de conteúdo lhe interessa. 

Para ter condições de chegar a essa conclusão, você pode fazer uma boa análise considerando: 

  • Faixa etária; 
  • Gênero; 
  • Ramo de atuação;
  • Local onde vive; 
  • Formação profissional; 
  • Costumes e hobbies; 
  • Etc.

Quando o conteúdo for voltado para o seu ramo de atuação, é essencial que ele seja esclarecedor e convincente e que agregue conhecimento.

Para a criação de conteúdo do seu blog, é muito importante que todo o material produzido seja original, para não ter problemas com plágios e perda de credibilidade. Além disso, as informações transmitidas devem ser legítimas e de fontes seguras.

Como você acompanhou, um blog no site da empresa é uma ferramenta muito eficiente e, sem dúvidas, fará toda a diferença nos resultados e desempenho da sua instituição, além de proporcionar conteúdo de qualidade para seus clientes e futuros clientes.

É importante destacar ainda que todas as formas de marketing digital são bem-vindas, considerando que o alcance do público é muito maior quando uma marca está presente na internet. Por isso, invista nessa estratégia e esteja pronto para o sucesso de sua marca.

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