Como saber se o Adwords é uma vantagem ou desvantagem para sua empresa?
No mundo digital é muito comum que você encontre as empresas por meio da internet, utilizar o Google para pesquisas ficou tão conhecido que virou até verbo, você já deve ter ouvido algo como: “vou dar um google”, não é? Por isso, para o seu negócio se destacar, precisa estar no topo da página ou chamar a atenção de um possível leads por anúncio. Mas como fazer isso? Utilizando a ferramenta Google AdWords.
Provavelmente, se você possui uma empresa ou está prestes a abrir uma, devem restar algumas dúvidas. Por isso, confira abaixo as vantagens e desvantagens de utilizar a ferramenta Google AdWords para o seu negócio.
Algumas empresas nem sequer conhecem essa ferramenta, o que já faz com que a sua marca venha a ter mais destaque e seja um dos primeiros links que o seu público-alvo irá clicar quando visualizar. É bem possível que o seu futuro cliente esteja rolando o feed do Instagram e de repente se depare com um anúncio do seu negócio daquele produto/serviço que ele tanto queria!
Dessa forma, é essencial que você conheça melhor a ferramenta e como utilizá-la a favor da sua marca!
O que é Google AdWords?
Antes de saber melhor quais são as vantagens e desvantagens dessa ferramenta, primeiro é preciso conhecer sobre o que se trata.
Caso você ainda não conheça, o Google AdWords, conhecido atualmente como Google ADs, é uma ferramenta digital de publicidade criada, obviamente, pela empresa Google. Por meio desta plataforma, você pode criar anúncios para alcançar usuários interessados no seu produto ou serviço. Também é possível captar potenciais leads.
Você já deve ter navegado pelo Instagram e se deparado com um anúncio ou uma publicidade de, por exemplo, bichinhos de pelúcia, pois há alguns minutos você estava pesquisando sobre para comprar um de presente para a sua mãe.
O seu celular é inteligente o suficiente para saber que aquele produto te interessa naquele momento, então, se uma empresa vende bichinhos de pelúcia e utiliza a ferramenta Google ADs, há mais chance de essa marca se destacar para esse possível cliente ou, no caso do exemplo, você. Com certeza ele vai clicar no link, nem que seja só pra dar uma “olhadinha”.
Outros exemplos na vida cotidiana: se deparar com um anúncio no YouTube, no Facebook, em um blog ou até mesmo no próprio Google. Esses anúncios podem ter propósitos diferentes, mas eles têm algo em comum: todos foram criados pela ferramenta Google ADs.
Então, caso você queira que a sua marca se destaque dentre tantas outras no mercado, já sabe o que fazer!
Como funciona o Google AdWords?
Como o propósito deste artigo não é dizer com detalhes como funciona essa ferramenta, nem o que ela é, e sim apresentar suas vantagens e desvantagens para o seu negócio; será feito apenas uma breve apresentação de como a plataforma funciona.
- O primeiro passo é você, como anunciante, criar uma conta nesta plataforma online;
- Em seguida, você vai escolher e selecionar os produtos/serviços que a sua empresa pretende anunciar;
- Dessa forma, você vai criar os anúncios relevantes para a sua marca e com base nas palavras-chave selecionadas;
- Por meio da ferramenta, você já define orçamentos e também lances;
- Depois, é só ativar a campanha;
- E quando um possível cliente digitar uma palavra-chave ou similar pertencente a sua marca, o seu anúncio será exibido nos resultados (até mesmo por meio das redes sociais, como visto nos exemplos acima);
- Por fim, você pode gerenciar os seus anúncios, também por meio do Google AdWords. Você também pode conferir quanto a sua publicidade converteu, quanto foi gasto, quantas visualizações possui e várias outras estatísticas que irão te auxiliar no seu negócio.
Lembrando que o Google também utiliza alguns fatores para medir a qualidade dos anúncios com base no seu Ad Rank. Isto significa que não basta apenas pagar para ter os benefícios da plataforma, mas que a sua campanha realmente precisa ser boa.
O índice de qualidade é uma avaliação feita pelo próprio Google que dá uma nota para o seu anúncio de 0 a 10, levando em conta os critérios de: CTR; Relevância e Página de destino. Mas, esses detalhes, ficam para um próximo artigo.
Vantagens do Google AdWords
Agora que já foi visto o que é o Google AdWords e um pouco de como funciona, você e a sua empresa, vão finalmente conhecer algumas das vantagens dessa ferramenta!
- Resultados imediatos: quem faz parte do mundo digital sabe que nada se compara com um conteúdo de qualidade e SEO, isso realmente funciona! E ao longo dos meses, você verá bastante resultado;
- Flexibilidade: isso quer dizer que dependendo da época do ano ou até mesmo do seu calendário, você pode acrescentar anúncios especiais para alavancar ainda mais as suas vendas;
- Economia: anunciar por meio da internet sai mais em conta do que planejar grandes campanhas em mídias tradicionais e, dependendo, pode trazer resultados mais imediatos. Para uma empresa ou marca iniciante, pode ser a melhor forma de alavancar sem gastar tanto e ganhar credibilidade no mercado.
Desvantagens do Google AdWords
- Conhecimento prévio: caso você esteja com pressa, talvez essa não seja a melhor ferramenta para o seu negócio, desde que é preciso ter conhecimento prévio de SEO e marketing. Visto que, as palavras-chave devem ser utilizadas com critérios, pois se você usar palavras irrelevantes vai direcionar o tráfego errado para o seu site;
- Gasto: em relação ao tópico anterior, caso você não tenha conhecimento prévio do assunto, vai acabar gastando mais do que deveria e sem obter tantos resultados. Por isso, antes de começar a utilizar a plataforma, é preciso estudar o mercado, principalmente, como já dito, de SEO e marketing. Importante também ter uma equipe qualificada para assumir essas responsabilidades, na condição de a sua função passar a ser outra dentro da empresa.
Conclusão
Como pode ser observado e visto por meio deste conteúdo, as vantagens superam muito as desvantagens em utilizar o Google AdWords. Porém, sem auxílio e conhecimento necessário pode ficar mais difícil a sua trajetória com a plataforma. A melhor solução para esses casos? RedaWeb - Marketing de conteúdo para empresas que querem vender mais.
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