Blog Como postagens em blog podem alavancar as vendas de minha empresa?

Como postagens em blog podem alavancar as vendas de minha empresa?

Como postagens em blog podem alavancar as vendas
Já pensou em gerar leads de forma orgânica sem precisar investir muito em publicidade? Confira neste post da RedaWeb como um simples blog pode representar um aumento no faturamento de sua empresa...

Os blogs corporativos são cada vez mais comuns. As empresas estão investindo nesse canal de comunicação, que na maioria das vezes aparece vinculado ao seu site, porque ele é uma das melhores plataformas para a prática de marketing de conteúdo. No entanto, alguns empreendedores permanecem um pouco relutantes em relação a isso, afinal, manter um blog pode demandar investimentos de tempo e dinheiro, e nem sempre fica muito claro como ele pode ajudar a alavancar as vendas.

Pensando nisso, a seguir você vai ver como as postagens no seu blog são capazes de aumentar as suas vendas e, consequentemente, o faturamento da sua empresa.

Credibilidade


Basta fazer uma pesquisa rápida sobre estatísticas na área de marketing digital para ver que a maior parte do público consumidor atual tem procurado saber mais sobre os produtos e serviços antes de adquiri-los, dando preferência para as marcas e fornecedores que compartilham conteúdos informativos.

Mas por que esse comportamento do consumidor tem sido cada vez mais comum?
O consumidor moderno entende que uma empresa que se dispõe a compartilhar informações e orientar seus clientes existentes ou em potencial está demonstrando que entende daquele assunto e que o seu nicho de mercado é a sua especialidade. O leitor assimila que a empresa é uma autoridade em relação ao produto ou serviço em questão, ficando na frente de seus concorrentes quando houver a tomada da decisão de compra.

E se o cliente confia mais, as chances de o cliente se tornar um consumidor recorrente aumentam exponencialmente.

Dicas para as postagens do blog

Para que você tenha uma estratégia eficiente nas postagens do blog, alguns requisitos devem ser seguidos:

  • Publique informação relevante. Não pode parecer que o post é um mero anúncio publicitário disfarçado de conteúdo;
  • Dados, estatísticas e pesquisas de fontes confiáveis sempre são bem-vindos para corroborar aquilo que você está dizendo. Mas não se esqueça jamais de citar essas fontes;
  • Opiniões de especialistas comprovam a confiabilidade do post. Portanto, sempre que possível, busque profissionais que entendem do tema tratado no post;
  • Postagens frequentes: um dos fatores que faz com que um leitor pare de acompanhar um blog é a sensação de “abandono”, quando a página fica semanas sem novidades. Crie um calendário de atualizações e respeite-o;
  • Acompanhe de perto os comentários dos leitores. Ao publicar uma postagem interessante em que fique claro que você entende do assunto (como é a intenção), é bem possível que as pessoas utilizem o campo de comentários para tirar dúvidas. Responda rapidamente e seja bastante didático e atencioso.

Melhoria do tráfego para o site


Esse aspecto é válido especialmente para as empresas que trabalham com vendas online ou possuem alguma forma de captar leads através de seu site, mas também merece atenção das que vendem apenas em lojas físicas. Quando você tem um blog, os textos publicados irão aparecer nos resultados dos buscadores, como o Google por exemplo. Vamos supor que o assunto tratado no blog seja 'decoração'; quando alguém fizer pesquisas que incluam o tema decoração no Google, é desejável que o seu blog apareça como um dos resultados para o internauta, de preferência já na primeira página do buscador, para levar mais visitantes para o seu blog.

Mesmo que o visitante não tenha buscado sobre um tema específico relacionado a sua empresa, ele estará visitando o seu blog e com as chamadas para ação (CTAs*) específicas, você poderá converter esse mero visitante em um lead qualificado para ser trabalhado e poder gerar uma venda. É importante você tratar de temas relacionados ao seu negócio mas sempre aprofundando em nichos específicos, para que a quantidade e a diversidade de visitantes seja grande.

Pesquisas comprovam que as buscas orgânicas (os links gratuitos que aparecem nos resultados de busca) atraem grande tráfego e mais da metade dos internautas limitam-se a visitar os resultados de somente os dez primeiros links que aparecem na primeira página. Se o usuário entra no seu blog, ele deve encontrar um link para o seu site (ou um CTA específico) de forma fácil e rápida. Caso ele goste do conteúdo, as chances de acessar o seu site principal para procurar mais informações sobre sua empresa ou seu produto/serviço são grandes.

E é justamente nesse momento que o post no blog ajuda você a aumentar a sua taxa de conversão e geração de leads. O cliente em potencial chega até o seu site porque estava fazendo uma pesquisa de conteúdo na internet, mas uma vez que ele conheça a empresa, pode se interessar pelo que você oferece.

Mas é claro que para isso acontecer, o seu blog precisa estar bem posicionado nos buscadores, especialmente no próprio Google, que é o mais utilizado aqui no Brasil. Portanto, invista nas técnicas de otimização (SEO*):

Técnicas SEO para os posts do blog


  • Conteúdo continua sendo Rei. Um conteúdo de qualidade e original é extremamente importante para conseguir ficar no topo do Google;
  • Emprego de palavras-chave nos títulos e no conteúdo dos textos (sempre utilizadas de forma natural);
  • Domínio próprio. Evite criar blogs no Wix, Blogger ou Wordpress (estamos falando do site e não da ferramenta de gestão de conteúdo, que é uma ótima plataforma para você usar no seu blog);
  • A URL do seu post deve descrever exatamente o que trata o post e ser única em todo o domínio
  • Seu blog deve ser fácil de navegar, com links e estrutura simples
  • Uso de ferramentas de análise como o Google Analytics para mensurar quais os posts mais visitados e otimizar os que estão com poucas visitas;
  • Definição da conversão (O que busco? captar email? telefone? vender direto?);
  • Design e a experiência do usuário no blog são importantes;
  • Uso de imagens próprias e não as encontradas na internet. Use sempre nomes de arquivos únicos e atributos “alt” da imagem curtos e descritivos;
  • Velocidade do site é importante, escolha uma hospedagem profissional;

Essas são apenas algumas estratégias de SEO. Mas a principal dica com relação ao SEO é: Faça um site/blog para o visitante, satisfaça os anseios do seu usuário e pense sempre no seu visitante em primeiro lugar.

Captura de clientes


Existem algumas formas de transformar o leitor do seu blog em um cliente em potencial. Uma das mais utilizadas e que pode trazer bons resultados quando é bem aplicada, é capturar o e-mail da pessoa. Ao incluir esse e-mail em sua lista de contatos (ou leads), será mais uma pessoa para você trabalhar com estratégias de 'nutrição de leads', enviando promoções, novidades e conteúdo, no formato de e-mail marketing.

De preferência, prepare algum conteúdo para enviar para esse lead assim que ele cadastrar o seu e-mail. Se puder ser algo atrativo, como um cupom de desconto para a compra de algum produto, melhor ainda! É uma forma diferente de atrair a atenção daquele visitante como consumidor.

Quando você enviar e-mail marketing, não se esqueça de dar sempre a opção de o destinatário continuar recebendo as suas mensagens ou não. Se a pessoa sentir que a empresa está sendo inconveniente, lotando a sua caixa de entrada com vários conteúdos que não lhe interessam, a imagem da marca pode ficar bastante desgastada.

Oferta de produtos


Divulgar produtos nos posts é a estratégia mais simples para alavancar as vendas por meio das publicações. Mas não quer dizer que seja a mais certeira. Como já foi mencionado anteriormente, o leitor não pode sentir que aquele conteúdo, na verdade, é um anúncio publicitário disfarçado.

Você pode divulgar um produto seu no blog, mas desde que isso não se torne um hábito em que todas as postagens giram em torno de um bem a ser vendido. Deve ser algo bem esporádico. Além disso, essa divulgação precisa ser sutil e jamais ocupar a maior parte do post.

Vale ressaltar ainda que a informação e o produto devem ter uma ligação bastante clara, para que essa divulgação seja oportuna. Se você vende pela internet, insira o link para que a pessoa possa comprar caso seja do interesse dela.

Conte sempre com a RedaWeb para traçar uma estratégia eficaz de postagens em seu blog, tanto com as sugestões de pautas, quanto na criação e publicação do seu conteúdo. Cadastre-se agora em nossa plataforma e confira tudo o que podemos oferecer para sua empresa!


Significados:
*CTA vem do inglês 'Call to action', que significa 'chamada para uma ação'. São links ou funções que são incluídas em uma página que levam os visitantes a realizar uma ação. Exemplo de CTA: botão 'comprar' junto com o produto que leva ao carrinho de compras.

*SEO vem do inglês 'Search Engine Optimization', que significa 'otimização para mecanismos de busca'. São técnicas e estratégias para melhorar o posicionamento de seu site/blog nos resultados de busca que aparecem no Google quando um usuário digita um termo de pesquisa (palavra-chave). Quanto maior for o ranking do site (primeiras posições), mais tráfego será gerado.

Artigos relacionados.

Ver mais artigos
entenda-a-importancia-do-inbound-marketing-para-cada-tipo-de-empresa dicas-de-livros-para-aumentar-o-seu-conhecimento-sobre-inbound-marketing ferramentas-essenciais-para-o-seu-inbound-marketing
Whatsapp
Ligue grátis 0800 750 5564
Ligue grátis 0800 750 5564