Como o SEO pode te colocar na primeira página do Google?
O SEO é a estratégia que promete te colocar na primeira página do Google, onde tudo acontece. Mas por que é importante saber sobre isso?
Ao redor do mundo são realizadas cerca de 100 bilhões de pesquisas no Google, e aproximadamente 90% das intenções de compra se iniciam quando um usuário busca por um produto ou serviço na plataforma.
Com isso em mente, separamos esse material exclusivo para que você saiba tudo sobre o tema e como essa estratégia pode te colocar no ranking de resultados, junto com as marcas mais relevantes do mercado. Confira!
O que é exatamente o SEO?
O Search Engine Optimization pode ser definido como uma estratégia que tem como objetivo te colocar na primeira página do Google, de preferência, nos primeiros resultados, ou na área que recebe a maior parte dos cliques de usuários.
Não existe uma receita e nem um manual de SEO, uma vez que é uma estratégia que varia diariamente, assim como os critérios de rankeamento. No entanto, os pontos mais importantes para quem deseja entrar nessa área estão relacionados a:
- Layout do site;
- Tempo de carregamento;
- Conteúdo, entre outros.
Para deixar claro, é melhor explicar primeiro como o Google funciona.
Como o Google classifica as páginas?
É um fato que todas as empresas de tecnologia voltadas a serviços na internet desejam que os usuários tenham a melhor experiência para que voltem sempre. O objetivo do Google é que o usuário consiga encontrar exatamente o que está procurando.
Isso significa compreender como ele se comporta na internet, quais são as páginas mais relevantes dentro de cada tópico, qual é o tempo que essas informações levam para carregar, considerando que as pessoas já não querem esperar nem um segundo.
A classificação leva em conta uma infinidade de fatores que atribuem notas, e assim as páginas se tornam um ranking. Normalmente a primeira página é a que possui o termo usado na busca colocado em um bom contexto, carrega rapidamente, e faz sentido para o usuário.
Quem faz isso são os algoritmos, ou inteligências artificiais que estão analisando os movimentos da internet de maneira ininterrupta.
Quando alguém posta uma página na internet, ela costuma entrar para os resultados automaticamente. Se isso não acontece, é preciso cadastrá-la.
Como estar na primeira página?
Saiba que o Google está analisando todas as páginas online. A diferença entre os primeiros e os últimos, é que os mais relevantes sabem disso e utilizam estratégias para alcançar esses locais de destaque. Aqui, apresentaremos os principais pilares do SEO.
Palavras-chave relevantes
Assim como na construção de um prédio, todos os pilares são igualmente importantes para o SEO. Dessa maneira, podemos definir as palavras-chave como as fundações que irão sustentar esses pilares.
São os termos que sintetizam a ideia principal de um conteúdo. Quando você digita algo na barra de buscas, automaticamente os termos soltos se tornam palavras-chave, e o Google tenta encontrar as melhores páginas que fazem sentido para aquele contexto.
Os conteúdos que têm essas palavras, são os primeiros a serem encontrados. Elas estão em textos, títulos de imagens, alt tags, links, menus, enfim, em praticamente tudo o que circula na internet.
Escolher as palavras-chave relevantes para o seu nicho é o mesmo que descobrir os termos mais importantes para as pessoas que você deseja atingir. Isso pode ser feito através das próprias plataformas auxiliares do Google para marketeiros.
Link Building
Outro aspecto fundamental do SEO é a relevância e a autoridade da página. Apesar de os algoritmos compreenderem o contexto, são incapazes de ler a importância que o domínio tem na rede.
Dessa maneira, eles utilizam como referência o link building, ou a quantidade de páginas, sites que usam o seu conteúdo como inspiração, e que colocam o link da sua página como fonte.
Isso demonstra que, para um grupo de pessoas, o que o seu site fornece é importante. As páginas mais citadas, normalmente, são as que estão nos primeiros lugares.
Tempo de carregamento
Há muita desinformação e contradição quanto a esse tema na internet, portanto, se convencionou que o tempo ideal de carregamento de uma página é de 2 segundos. Para o Google, 3 segundos é o limite máximo para que uma página seja indexada, ou aceita para estar em algum lugar nos resultados.
Isso acontece porque as pessoas não querem esperar o conteúdo carregar para consumir. Portanto, os algoritmos retiram pontos quando o domínio é pesado, cheio de imagens complexas, vídeos longos, ou muita informação que o faz levar mais tempo para estar disponível.
Para o SEO, imagens precisam ser comprimidas, vídeos possuem players mais leves, e até mesmo o código-fonte da página importa se ele estiver atrapalhando os resultados.
Experiência do Usuário
A User Experience é outro pilar primordial para um bom posicionamento na primeira página do Google. Se o usuário acessa o domínio mas rapidamente sai, você perde pontos. Se ele entra e passa horas, é um bom indicativo.
A experiência do usuário não está tão relacionada a aspectos técnicos, mas ao modo como a sua audiência se relaciona com o conteúdo. De nada adianta ele seguir todos os critérios apresentados aqui, se o usuário não tem interesse em consumi-lo.
Um layout limpo, um sitemap bem desenhado e menus intuitivos são uma maneira de atrair o leitor, e uma linkagem interna eficiente pode provocá-lo a passar ainda mais tempo navegando entre as páginas.
Marketing de conteúdo para a primeira página
Se apresentamos os pilares anteriormente, podemos definir o marketing de conteúdo como a preparação do terreno onde ocorrerá a construção. Saiba que contexto é fundamental para que o Google leve o seu domínio a sério.
O marketing de conteúdo se preocupa em entregar valor para o usuário através de textos, vídeos, infográficos e outras mídias, ao mesmo tempo que é onde se concentram as palavras-chave, que podem se tornar âncoras para os links.
São esses conteúdos, também, que têm o poder de prender o usuário na sua página, dando mais pontos para o SEO.
Relevância e autoridade
O marketing de conteúdo entrega ao público uma parte da sua autoridade em determinado nicho. Se é um material bem produzido e significativo, poderá ser usado por outros criadores de conteúdo como uma base, e ao ser referenciado, gera pontos para a sua página.
Cuidado com títulos
Saiba que um título é uma das partes fundamentais para o SEO. São eles que chamam a atenção do usuário, mas apenas um conteúdo de qualidade pode prendê-lo.
SEO é sobre isso! É sobre atrair a atenção dos usuários como uma figura de autoridade, por estar entre os primeiros, e prender a sua atenção como alguém relevante para o mercado.
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