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Como escolher as principais palavras-chave do seu negócio?

mulher mais velha pensativa em frente ao computador

Você sabe como escolher as principais palavras-chave para o seu negócio? Contar com os termos corretos é extremamente importante para você conseguir consolidar a sua marca em ambiente digital. Porém, a tarefa da escolha pode ser mais complicada do que parece.


No entanto, sabendo disso, nossa equipe elaborou um conteúdo para te auxiliar nesse processo de escolha. Além disso, outras informações importantes sobre palavras-chave também podem ser conferidas em nosso material. Venha conferir!


Entenda melhor o que são as palavras-chave


Antes de adentrarmos no assunto de fato, é importante entender o que são as palavras-chave, também chamadas de keywords. Basicamente, elas são os termos utilizados em motores de busca, como o Google, para se encontrar algo.


Quando se está procurando por uma agência de marketing, por exemplo, um usuário pesquisa por “agência de marketing”. Essas seriam as keywords utilizadas por uma empresa do ramo que pretende ser encontrada por seus potenciais clientes.


As palavras são as responsáveis por definir um empreendimento, além de o ajudar a ser encontrado por seus clientes. Além disso, também é importante para fazer com que textos específicos sejam encontrados por pessoas que tenham interesse nele.


Para encontrar esse texto na internet, por exemplo, você pesquisou por “escolher palavras-chave”, ou algum termo parecido. Utilizar os termos corretos faz com que você garanta a boa comunicação entre você e a sua audiência. 


Além disso, também garante que você será encontrado por sua audiência, afinal, eles precisam te encontrar de alguma forma. Um bom uso de palavras-chave vai fazer com que você ranqueie bem no Google, e, consequentemente, aumente a sua visibilidade.


Keywords de cauda longa podem ser mais interessantes


Um ponto que merece sua atenção quando falamos de keywords é que existem dois tipos principais: as de cauda curta e longa. As curtas são, basicamente, as mais pontuais, que são mais fáceis de serem ranqueadas no Google em um período de tempo determinado.


Quando um famoso morre, por exemplo, se você pesquisar por “fulano morto”, você encontrará uma grande quantidade de textos produzidos naquele mesmo dia. O problema é que as buscas deixam de acontecer em alguns dias.


Já no caso das palavras de cauda longa, estamos falando daqueles que, mesmo que não tenham um pique em determinado momento, sempre contam com uma certa quantidade de buscas. Um exemplo disso são as keywords “como fazer marketing digital”.


Ao escrever um artigo sobre isso, você tem a garantia de que sempre alguém estará pesquisando por esses termos. Essas palavras acabam sendo mais interessantes para alguns empreendimentos que buscam longevidade dentro da internet.


Isso porque, é mais interessante garantir que se terá um número x de visitas sempre sobre um tema, do que nenhuma. Concorrer por palavras de cauda curta, contra grandes portais de notícia, por uma atenção momentânea, não é interessante para o seu negócio.


Como escolher as principais palavras-chave do seu negócio?


Enfim, chegamos ao momento onde falamos sobre como escolher as principais palavras-chave do seu negócio. Como primeiro passo, vamos fazer a famosa chuva de ideias, ou brainstorm, para pensarmos na maior quantidade de termos possíveis.


Reúna o máximo de termos possíveis que podem ser utilizados para descrever sua empresa. Caso consiga, junte até 200 termos que se relacionam com o seu negócio, para ter uma visão mais ampla de como você pode ser encontrado.


Caso encontre dificuldades no momento de reunir as palavras-chave, você pode utilizar a ferramenta de Planejador de Palavras-chave. É uma ferramenta do Google Ads, que pode disponibilizar uma boa quantidade de termos ligados ao que foi pesquisado.


Porém, mesmo nessa situação, ainda é possível encontrar dificuldades em encontrar as palavras corretas. Nesse caso, pesquisar pelo nome do seu concorrente no mercado, e analisar os termos que aparecem, pois podem ser do seu proveito.


Ao conferir as que mais se encaixam com a descrição da sua empresa, já é possível conseguir selecionar as principais keywords desejadas. Porém, sempre é interessante também analisar o volume de buscas de cada termo.


É importante levar em consideração o número de pesquisas de um termo, porém, para posts de cauda longa, a “qualidade” dos termos também é interessante. Esse é o momento de saber pesar quais serão os melhores termos, equilibrando quantidade e qualidade.


Para te ajudar a tomar essa decisão, analisando números reais, vamos apresentar algumas ferramentas úteis sobre monitoramento de palavras-chave. A seguir, vamos falar sobre as principais disponíveis no mercado atual. Confira!


SEMrush


O SEMrush é uma plataforma paga, mas que traz informações valiosas sobre palavras-chave. Por meio dele, é possível verificar o número de buscas de determinadas keywords, trazendo resultados precisos e análises valiosas.


Além disso, por meio do site, é possível identificar seus principais concorrentes em relação às palavras-chave pesquisadas. Outro ponto de destaque é que o portal dá algumas sugestões de keywords parecidas, para você ter algumas sugestões.


Por meio do SEMrush ainda é possível visualizar o nível de dificuldade em ranquear com determinados termos, ferramenta muito interessante para todos. No fim, é um dos sites mais completos entre os disponíveis atualmente.


Keyword Tool


O Keyword Tool é um dos sites mais completos do mercado quando estamos falando sobre pesquisa de palavras-chave. Por meio dele, é possível visualizar uma série de opções de keywords para serem utilizadas relacionadas ao seu negócio.


O programa se diferencia por mostrar para você uma sugestão de termos de acordo com a sua localização geográfica. Além disso, boa parte das suas sugestões são de cauda longa, que, como dissemos, pode ser mais interessante para o seu empreendimento.


O único ponto para se ficar atento em relação à ferramenta é que, infelizmente, só é possível visualizar o volume de buscas na versão paga do site. Porém, ainda assim, para se ter ideias de palavras-chave, ainda é um poderoso aliado.


Google Trends


O Google Trends é um site que pode ser utilizado gratuitamente, e que mostra o volume de buscas por determinados termos no próprio Google. É possível visualizar o padrão de pesquisas pelos termos desejados no decorrer do tempo.


Por meio da ferramenta, é possível verificar quais são os termos que estão em alta, aqueles que são tendências no momento. Por essa razão, não é muito indicado para se fazer uma estimativa de quanto de tráfego o seu domínio na internet terá.


Porém, ainda assim, é possível verificar quais termos podem ser explorados para serem usados como as principais palavras-chave do seu negócio. Pode não contar com grandes funcionalidades, no entanto, ainda assim, pode ser muito útil.


Chegou o momento de produzir conteúdo


Após verificar todas as informações apresentadas até aqui, você já deve ter conseguido separar as principais palavras-chave para o seu negócio. Agora, só resta começar a produzir conteúdo utilizando os termos corretos para o seu empreendimento.


E para contar com especialistas ao seu lado, não se esqueça de assinar o nosso plano de produção de conteúdo. Conheça as nossas opções, escolha a melhor para o seu empreendimento, e comece a aumentar a sua presença digital no portal RedaWeb ou ainda por meio do número 0800 750 5564. Venha conferir!


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